Efectividade do programa de primeira ajuda em saúde mental na literacia em saúde mental àcerca da ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ângela Cristina Dionísio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=SrGOY6Pt
Resumo: Os jovens que ingressam no ensino superior vivenciam uma transição importante nas suas vidas. Esta etapa pode ser particularmente difícil, devido a todas as transformações que acarreta. O estudante do ensino superior, enquanto jovem adulto em processo de desenvolvimento, encontra-se mais propenso a situações de mal-estar psicológico e a vivenciar a ansiedade, que pode agudizar-se com o processo de entrada no ensino superior. A maioria destes jovens têm que enfrentar uma série de situações próprias do meio académico, como as exigências académicas, entre outras, causadoras de stress e ansiedade. Quando a ansiedade começa a ser sentida de modo exagerado, pode tornar-se patológica e condicionar a vida do estudante. Nesse sentido, o programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental (PSSM) constitui se como uma ferramenta educacional extremamente importante, pois permite capacitar os jovens para lidar com problemas relacionados com a saúde mental e daqueles que os rodeiam. Este estudo teve como objetivo central avaliar a efetividade do programa de PASM na literacia em saúde mental acerca da ansiedade dos estudantes do 1º ano do curso de licenciatura em Enfermagem. Foi utilizado um desenho pré-experimental, com grupo único e avaliação pré e pós intervenção. A intervenção teve a duração de 9 horas, sendo o programa aplicado a uma amostra de 188 estudantes com uma média de idades de 18,6 anos (DP=2,0 anos). O instrumento de colheita de dados utilizado foi o QuALiSMental. Os resultados mostraram que o programa é efetivo no aumento da capacidade de reconhecimento da ansiedade de modo a promover e facilitar a procura de ajuda, no aumento dos conhecimentos e competências para prestar apoio e dar a primeira ajuda a outros, na intenção da procura de ajuda em saúde mental, no aumento da confiança para prestar ajuda e na diminuição de crenças negativas sobre as pessoas com diagnóstico de doença mental e as doenças mentais.
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