A importância das cores na comunicação publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Johanna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35304
Resumo: As cores são um elemento indispensável na vida dos seres humanos, uma vez que estão presentes no nosso dia a dia. Enquanto meio de comunicação não-verbal, as cores são capazes de transmitir informações, significados, ideias e valores. As cores são utilizadas para captar a atenção do espetador; A publicidade, ao criar uma certa necessidade, pretende aumentar as vendas e valorizar as marcas, produtos, serviços ou instituições. As cores têm um grande poder de sugestão por atuarem diretamente na sensibilidade do consumidor ampliando as sensações e impressões. Depois das leituras e pesquisas de informação o estudo decorreu com base em questionários realizados online para obter a opinião dos inquiridos e as suas reações sobre a Importância das Cores na Comunicação Publicitária. Fez-se uma comparação colocando as pessoas a visualizar e analisar anúncios publicitários a preto e branco e depois os mesmos anúncios a cores, tentando perceber até que ponto a cor pode ou não influenciar as mensagens transmitidas. As questões que foram integradas no questionário tentaram perceber se as cores provocam ou não as mesmas emoções ou sensações idênticas. Assim, a presente dissertação ao investigar a relação da cor com a publicidade, constitui uma orientação para se obter um maior conhecimento e aprofundamento desta área, concluindo-se que a cor na publicidade influencia as reações emocionais, a cor torna os anúncios publicitários mais agradáveis, ajuda na leitura e na memorização dos anúncios e dos produtos e tem a capacidade de captar a atenção do comprador.
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