A importância das cores na comunicação publicitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/35304 |
Resumo: | As cores são um elemento indispensável na vida dos seres humanos, uma vez que estão presentes no nosso dia a dia. Enquanto meio de comunicação não-verbal, as cores são capazes de transmitir informações, significados, ideias e valores. As cores são utilizadas para captar a atenção do espetador; A publicidade, ao criar uma certa necessidade, pretende aumentar as vendas e valorizar as marcas, produtos, serviços ou instituições. As cores têm um grande poder de sugestão por atuarem diretamente na sensibilidade do consumidor ampliando as sensações e impressões. Depois das leituras e pesquisas de informação o estudo decorreu com base em questionários realizados online para obter a opinião dos inquiridos e as suas reações sobre a Importância das Cores na Comunicação Publicitária. Fez-se uma comparação colocando as pessoas a visualizar e analisar anúncios publicitários a preto e branco e depois os mesmos anúncios a cores, tentando perceber até que ponto a cor pode ou não influenciar as mensagens transmitidas. As questões que foram integradas no questionário tentaram perceber se as cores provocam ou não as mesmas emoções ou sensações idênticas. Assim, a presente dissertação ao investigar a relação da cor com a publicidade, constitui uma orientação para se obter um maior conhecimento e aprofundamento desta área, concluindo-se que a cor na publicidade influencia as reações emocionais, a cor torna os anúncios publicitários mais agradáveis, ajuda na leitura e na memorização dos anúncios e dos produtos e tem a capacidade de captar a atenção do comprador. |
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A importância das cores na comunicação publicitáriaPublicidadeComunicaçãoCorEmoçõesAs cores são um elemento indispensável na vida dos seres humanos, uma vez que estão presentes no nosso dia a dia. Enquanto meio de comunicação não-verbal, as cores são capazes de transmitir informações, significados, ideias e valores. As cores são utilizadas para captar a atenção do espetador; A publicidade, ao criar uma certa necessidade, pretende aumentar as vendas e valorizar as marcas, produtos, serviços ou instituições. As cores têm um grande poder de sugestão por atuarem diretamente na sensibilidade do consumidor ampliando as sensações e impressões. Depois das leituras e pesquisas de informação o estudo decorreu com base em questionários realizados online para obter a opinião dos inquiridos e as suas reações sobre a Importância das Cores na Comunicação Publicitária. Fez-se uma comparação colocando as pessoas a visualizar e analisar anúncios publicitários a preto e branco e depois os mesmos anúncios a cores, tentando perceber até que ponto a cor pode ou não influenciar as mensagens transmitidas. As questões que foram integradas no questionário tentaram perceber se as cores provocam ou não as mesmas emoções ou sensações idênticas. Assim, a presente dissertação ao investigar a relação da cor com a publicidade, constitui uma orientação para se obter um maior conhecimento e aprofundamento desta área, concluindo-se que a cor na publicidade influencia as reações emocionais, a cor torna os anúncios publicitários mais agradáveis, ajuda na leitura e na memorização dos anúncios e dos produtos e tem a capacidade de captar a atenção do comprador.Colours are an indispensable element in the life of human beings since they are present in our daily lives. As a non-verbal means of communication, colours are capable of transmitting information, meanings, ideas and values. Colors are used to attract the viewer's attention; Advertising, by creating a certain need, aims to increase sales and enhance brands, products, services or institutions. Colours have a great power of suggestion as they act directly on the consumer's sensitivity, expanding the power of sensations and impressions. After reading and researching the information, the study was carried out through an online questionnaire to obtain the opinion of respondents and their reactions on the Importance of Colors in Advertising Communication. A comparison was made by placing people viewing and analyzing advertisements in black and white and then the same color ads. trying to understand the extent to which colour may or may not influence the transmitted messages. The questions that were included in the questionnaire, have tried to understand whether or not colours provoke the same emotions or identical sensations. Thus, this dissertation, when investigating the relationship between color and advertising, constitutes a guideline to obtain greater knowledge and deepening of this area, concluding that color in advertising influences emotional reactions, colour makes advertising more pleasant, helps reading and memorizing ads and products and has the ability to catch the buyer's attention.Pinheiro, Maria CristinaRepositório ComumRibeiro, Johanna2021-02-09T15:08:53Z2020-12-01T00:00:00Z2020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35304202628019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:32.469322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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