Sistema de monitorização e controlo de energia no âmbito de smart parks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Eduardo Jorge Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16316
Resumo: Atualmente ao nível das infraestruturas e soluções de carregamento de veículos elétricos é necessário desenvolver medidas que permitam a integração destes veículos no parque automóvel nacional e a criação de um conjunto de infraestruturas, que proporcionem o acesso ao carregamento elétrico. Todavia, estão a ser realizadas e desenvolvidas soluções técnicas para perfazer essas necessidades. O objetivo principal desta dissertação é de identificar as soluções técnicas de carregamento de veículos elétricos para um parque privado, propondo não só a soluções técnica, mas também o desenvolvimento de uma aplicação para a monitorização e o controlo do parque e uma aplicação móvel desenvolvida em sistema Android para poder entender quais os melhores parâmetros a serem definidos. Devido à sustentabilidade e estabilidade da rede elétrica e do impacto nesta do parque automóvel elétrico, foram exploradas temáticas como a designação vehicle to grid e a designação vehicle to vehicle. Contudo, para ambas a filosofia de carregamento ainda não existe legislação sobre os aspetos técnicos. Com o intuito de compreender os equipamentos necessários e ligações a implementar elaborou-se uma especificação uma instalação, que proporciona todos os métodos de carga enunciados e o desenvolvimento de aplicações de monitorização e controlo, com o objetivo de tornar a estação num sistema eficiente e automático, dotada de um sistema de monitorização inteligente, que avalia a disponibilidade de carga que é possível abastecer os veículos tendo em consideração o consumo de energia do edifício.
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spelling Sistema de monitorização e controlo de energia no âmbito de smart parksCarregamentoVeículo ElétricoMonitorizaçãoPosto de carregamentoV2VSoCLoadElectric VehicleMonitoringCharging stationAtualmente ao nível das infraestruturas e soluções de carregamento de veículos elétricos é necessário desenvolver medidas que permitam a integração destes veículos no parque automóvel nacional e a criação de um conjunto de infraestruturas, que proporcionem o acesso ao carregamento elétrico. Todavia, estão a ser realizadas e desenvolvidas soluções técnicas para perfazer essas necessidades. O objetivo principal desta dissertação é de identificar as soluções técnicas de carregamento de veículos elétricos para um parque privado, propondo não só a soluções técnica, mas também o desenvolvimento de uma aplicação para a monitorização e o controlo do parque e uma aplicação móvel desenvolvida em sistema Android para poder entender quais os melhores parâmetros a serem definidos. Devido à sustentabilidade e estabilidade da rede elétrica e do impacto nesta do parque automóvel elétrico, foram exploradas temáticas como a designação vehicle to grid e a designação vehicle to vehicle. Contudo, para ambas a filosofia de carregamento ainda não existe legislação sobre os aspetos técnicos. Com o intuito de compreender os equipamentos necessários e ligações a implementar elaborou-se uma especificação uma instalação, que proporciona todos os métodos de carga enunciados e o desenvolvimento de aplicações de monitorização e controlo, com o objetivo de tornar a estação num sistema eficiente e automático, dotada de um sistema de monitorização inteligente, que avalia a disponibilidade de carga que é possível abastecer os veículos tendo em consideração o consumo de energia do edifício.Currently at the level of infrastructures and charging solutions for electric vehicles it is necessary to develop measures that allow the integration of these vehicles in the national car park and the creation of a set of infrastructures, which provide access to electric charging. However, technical solutions are being carried out and developed to fulfill these needs. The main objective of this dissertation is to identify the technical solutions for charging electric vehicles for a private park, proposing not only technical solutions, but also the development of an application for the monitoring and control of the park and a mobile application developed in a system Android in order to understand the best parameters to be defined. Due to the sustainability and stability of the electric grid and the impact on the electric car fleet, themes such as the designation vehicle to grid and the designation vehicle to vehicle were explored. However, for both the charging philosophy there is still no legislation on technical aspects. In order to understand the necessary equipment and connections to be implemented, an installation specification was elaborated, which provides all the mentioned loading methods and the development of monitoring and control applications, with the objective of turning the station into an efficient and automatic system. , equipped with an intelligent monitoring system, which assesses the availability of cargo that can be supplied to the vehicles taking into account the energy consumption of the building.Castro, Rui Paulo Ramos deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Eduardo Jorge Ferreira2020-10-02T08:53:57Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16316TID:202522601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:00.475856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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