Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachão, Diogo Filipe Busca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45488
Resumo: Nos dias de hoje, com o agravamento das alterações climáticas, torna-se indispensável criar estratégias para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa. Uma das medidas com forte impacto na minimização dessas emissões foi o desenvolvimento dos veículos movidos a energia elétrica, principalmente se esta for produzida maioritariamente a partir de energias renováveis. Portugal, entre outros países, procura incentivar a aquisição de veículos elétricos, criando assim estratégias que incentivem os utilizadores a optarem por este tipo de transporte. As vendas de veículos elétricos têm registado um forte crescimento de ano para ano, registando-se um aumento muito significativo de veículos elétricos no parque automóvel português. Para que esta procura crescente se continue a verificar, torna-se imprescindível satisfazer as necessidades dos seus utilizadores, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento deste tipo de veículos. A introdução dos vários tipos de postos de carregamento nos diagramas de carga e o aumento da potência localizada em pontos fragilizados da rede elétrica, tem-se apresentado como um desafio presente para os operadores das redes de distribuição de energia elétrica do nosso país. Com este trabalho, pretende-se estudar quais os principais impactos relacionados com o carregamento de veículos elétricos nas redes de Baixa Tensão e possíveis estratégias para solucionar esse problema. Devido à complexidade deste estudo e à variedade de situações existentes em Portugal, decidiu-se aplicá-lo à vila de Sesimbra. A razão desta escolha deve-se, principalmente, ao facto de Sesimbra ser uma vila histórica e com grande procura turística, acarretando assim uma maior dificuldade na instalação de postos de carregamento. Assim sendo, irão ser estudados os impactos nos diagramas de carga atuais dos postos de transformação existentes na vila, causados pelo incremento de carregadores na rede elétrica existente. Para isso irão ser utilizados dados reais da potência ativa dos postos de transformação, bem como o registo da energia consumida durante a utilização de postos de carregamento existentes, permitindo assim a construção dos vários cenários de carregamento.
id RCAP_e8f3ed7bc1fe6d162d4c89245ea033b5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensãoVeículos ElétricosCarregadoresDiagramas de CargaPosto de TransformaçãoElectric VehiclesChargersCharging DiagramsTransformer StationNos dias de hoje, com o agravamento das alterações climáticas, torna-se indispensável criar estratégias para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa. Uma das medidas com forte impacto na minimização dessas emissões foi o desenvolvimento dos veículos movidos a energia elétrica, principalmente se esta for produzida maioritariamente a partir de energias renováveis. Portugal, entre outros países, procura incentivar a aquisição de veículos elétricos, criando assim estratégias que incentivem os utilizadores a optarem por este tipo de transporte. As vendas de veículos elétricos têm registado um forte crescimento de ano para ano, registando-se um aumento muito significativo de veículos elétricos no parque automóvel português. Para que esta procura crescente se continue a verificar, torna-se imprescindível satisfazer as necessidades dos seus utilizadores, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento deste tipo de veículos. A introdução dos vários tipos de postos de carregamento nos diagramas de carga e o aumento da potência localizada em pontos fragilizados da rede elétrica, tem-se apresentado como um desafio presente para os operadores das redes de distribuição de energia elétrica do nosso país. Com este trabalho, pretende-se estudar quais os principais impactos relacionados com o carregamento de veículos elétricos nas redes de Baixa Tensão e possíveis estratégias para solucionar esse problema. Devido à complexidade deste estudo e à variedade de situações existentes em Portugal, decidiu-se aplicá-lo à vila de Sesimbra. A razão desta escolha deve-se, principalmente, ao facto de Sesimbra ser uma vila histórica e com grande procura turística, acarretando assim uma maior dificuldade na instalação de postos de carregamento. Assim sendo, irão ser estudados os impactos nos diagramas de carga atuais dos postos de transformação existentes na vila, causados pelo incremento de carregadores na rede elétrica existente. Para isso irão ser utilizados dados reais da potência ativa dos postos de transformação, bem como o registo da energia consumida durante a utilização de postos de carregamento existentes, permitindo assim a construção dos vários cenários de carregamento.Nowadays, with the worsening of climate change, it is essential to create strategies to reduce greenhouse gas emissions. One of the measures with a strong impact on the minimization of these emissions was the development of vehicles powered by electric energy, especially if it is mostly produced from renewable energy. Portugal, among other countries, seeks to encourage the acquisition of electric vehicles, thus creating strategies that encourage users to opt for this type of transport. Sales of electric vehicles have been growing strongly year on year, with a very significant increase in the number of electric vehicles in the Portuguese car fleet. For this growing demand to continue, it is essential to meet the needs of its users, particularly with regard to charging this type of vehicle. The introduction of several types of charging stations in the load diagrams and the increase of power located in weak points of the electrical grid has presented itself as a present challenge for the operators of electrical energy distribution networks in our country. With this work, it is intended to study which are the main impacts related to the charging of electric vehicles in Low Voltage networks and possible strategies to solve this problem. Due to the complexity of this study and the variety of situations existing in Portugal, it was decided to apply it to the town of Sesimbra. The reason for this choice is due, mainly, to the fact that Sesimbra is a historical town and with great tourist demand, thus causing a greater difficulty in the installation of charging stations. Therefore, we will study the impacts on the current load diagrams of the existing transformer stations in the village, caused by the increase of chargers in the existing electrical grid. For this, real data on the active power of transformer stations will be used, as well as the record of energy consumed during the use of existing charging stations, thus allowing the construction of several charging scenarios.Fortunato, Manuel TeixeiraMaia, José Henrique QueridoRepositório ComumCachão, Diogo Filipe Busca2023-07-17T10:41:40Z2023-052023-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45488TID:203484576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T05:17:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.068713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
title Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
spellingShingle Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
Cachão, Diogo Filipe Busca
Veículos Elétricos
Carregadores
Diagramas de Carga
Posto de Transformação
Electric Vehicles
Chargers
Charging Diagrams
Transformer Station
title_short Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
title_full Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
title_fullStr Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
title_full_unstemmed Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
title_sort Impacto técnico na ligação de carregadores de veículos elétricos às redes de distribuição em baixa tensão
author Cachão, Diogo Filipe Busca
author_facet Cachão, Diogo Filipe Busca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortunato, Manuel Teixeira
Maia, José Henrique Querido
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachão, Diogo Filipe Busca
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos Elétricos
Carregadores
Diagramas de Carga
Posto de Transformação
Electric Vehicles
Chargers
Charging Diagrams
Transformer Station
topic Veículos Elétricos
Carregadores
Diagramas de Carga
Posto de Transformação
Electric Vehicles
Chargers
Charging Diagrams
Transformer Station
description Nos dias de hoje, com o agravamento das alterações climáticas, torna-se indispensável criar estratégias para reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa. Uma das medidas com forte impacto na minimização dessas emissões foi o desenvolvimento dos veículos movidos a energia elétrica, principalmente se esta for produzida maioritariamente a partir de energias renováveis. Portugal, entre outros países, procura incentivar a aquisição de veículos elétricos, criando assim estratégias que incentivem os utilizadores a optarem por este tipo de transporte. As vendas de veículos elétricos têm registado um forte crescimento de ano para ano, registando-se um aumento muito significativo de veículos elétricos no parque automóvel português. Para que esta procura crescente se continue a verificar, torna-se imprescindível satisfazer as necessidades dos seus utilizadores, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento deste tipo de veículos. A introdução dos vários tipos de postos de carregamento nos diagramas de carga e o aumento da potência localizada em pontos fragilizados da rede elétrica, tem-se apresentado como um desafio presente para os operadores das redes de distribuição de energia elétrica do nosso país. Com este trabalho, pretende-se estudar quais os principais impactos relacionados com o carregamento de veículos elétricos nas redes de Baixa Tensão e possíveis estratégias para solucionar esse problema. Devido à complexidade deste estudo e à variedade de situações existentes em Portugal, decidiu-se aplicá-lo à vila de Sesimbra. A razão desta escolha deve-se, principalmente, ao facto de Sesimbra ser uma vila histórica e com grande procura turística, acarretando assim uma maior dificuldade na instalação de postos de carregamento. Assim sendo, irão ser estudados os impactos nos diagramas de carga atuais dos postos de transformação existentes na vila, causados pelo incremento de carregadores na rede elétrica existente. Para isso irão ser utilizados dados reais da potência ativa dos postos de transformação, bem como o registo da energia consumida durante a utilização de postos de carregamento existentes, permitindo assim a construção dos vários cenários de carregamento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T10:41:40Z
2023-05
2023-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45488
TID:203484576
url http://hdl.handle.net/10400.26/45488
identifier_str_mv TID:203484576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162519642112