As especificidades da orientação profissional em clientes com perturbações do espetro do autismo/síndrome de Asperger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10446 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 |
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As especificidades da orientação profissional em clientes com perturbações do espetro do autismo/síndrome de AspergerAutismoSíndrome de AspergerOrientação profissionalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Este projeto de investigação tem como objetivo procurar identificar estratégias facilitadoras para uma Orientação Profissional com sucesso, em clientes com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) ou Síndrome de Asperger (SA). Indivíduos com PEA/SA têm determinadas particularidades que comprometem a sua eficácia em todas as áreas da vida quotidiana, inclusivamente no que refere às escolhas vocacionais e planeamento da carreira. Assim, consideramos que, para que um processo de Orientação Profissional seja eficaz, é necessário um conhecimento acerca da forma de funcionamento dos indivíduos com esta perturbação, analisando as suas particularidades específicas, procurando identificar estratégias capazes de os auxiliar a aceitar as suas limitações, e, ao mesmo tempo, tentando identificar mecanismos de defesa que possam funcionar como elementos facilitadores da sua integração social e laboral. O estudo realizado incidiu sobre três clientes diagnosticados com PEA ou SA, e partiu do pressuposto de que qualquer trabalho a desenvolver com clientes com estas caraterísticas deve envolver os familiares, que funcionam, geralmente, como elementos facilitadores de todo o processo . Para realização do estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: “Análise das Expetativas dos Clientes” e “Análise das Expetativas Parentais”, “Questionário de Autoeficácia”, “Perfil de Competências do Cliente –método KIRA” e “Perfil de Competências em Contexto de Trabalho de Helga Rowe”. Estes instrumentos foram utilizados para melhorar o autoconhecimento dos clientes em termos do seu Perfil de Competências e identificar, também, as suas expetativas (bem como as expetativas parentais) com o objetivo de as tornar o mais realistas possível. Foram realizadas reuniões mensais com os clientes e encarregados de educação para análise dos resultados obtidos a partir dos instrumentos utilizados. Os resultados do estudo são indicativos que o objetivo previsto foi atingido; para além disso, o método KIRA revelou-se uma mais valia em todo este processo, permitindo identificar estratégias facilitadores de integração no mundo do trabalho e contribuindo para a elaboração, no final do estudo, de uma proposta de encaminhamento para cada cliente.The aim of this study is to identify strategies to enhance a successful Professional Guidance in clients with Autism Spectrum Disorder (ASD) or Asperger Syndrom. (AS). A person with ASD or AS has some characteristics that do compromise his/her success in every area of daily life, including in what refers to vocational choices and career planning. Considering this fact, we think that a successful process of Professional Guidance must include a profound knowledge of their way of functioning, by identifying their specific characteristics and specific strategies that may be capable of helping them to accept their limitations while identifying defense mechanisms in order to help a successful social and labor integration. This study included three clients diagnosed with ASD or AS, and had as a basis the knowledge that every work to be developed with those clients must include family, as family is the element that generally helps to facilitate all the process. To develop this study were used the following instruments: “Clients Expectations Analysis”, “Parents Expectations Analysis”, “ Auto efficiency Questionnaire”, “ Client Competences Profile – KIRA Method”; “Competences Profile in Place of Work – Helga Rowe”. These instruments were used to improve clients self knowledge in what refers to their Profile and to identify their expectations (as well as parents expectations) in order to turn them into realistic ones. Clients and their parents attended to monthly meetings in order to analyze the results obtained through the referred instruments. The results of the study indicate that the aim was attained. Also KIRA method appear to be worthwhile in all this process as it allowed to identify facilitating strategies to a successful integration in labor market and also to present, at the end of the study, a guidance proposal for each one of the three clients.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFilipe, Teresa Maria Gallo2014-02-04T12:15:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10446TID:201028859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:28.040786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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