Do cinema à análise do discurso dos media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2731 |
Resumo: | How can film be operative in the analysis of media discourse? From the point of view of the work of analysis, one thing is the object of study (a piece of press, radio, television or digital based) arriving at the hands of the analyst or the student while finished; another thing is that same object considered referring it to the historical, social and personal context in its genesis. We consider that there is an undeniable addition of value when this happens: given our experience of analysis and teaching, this is what we see that film "does". We want to bring to the discussion two films: "The Post" (Steven Spielberg, 2017) and "All The President's Men" (Alan J. Pakula, 1976). From the point of view of the analysis of the discourse of the media, what approximation to space and objects, to the gestation time of journalistic work, to the very physicality of the process do these two films bring? From the point of view of film, since both refer in different ways to the same epoch - one, directly, once is made three years after the narrated events, as is the case of "All The President's Men '; and another as a 'vintage' movie, therefore, as a reconstitution, with other objects and other bodies, as is the case of "The Post" - what are the differences between one and the other, from the point of view of representation? What, finally, does film document? Aqui se relata uma experiência didáctico-pedagógica de aprofundamento das competências de literacia mediática através do cinema, no âmbito da unidade curricular «Análise do Discurso dos Media» da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em tempos de informação caleidoscópica, a plasticidade das fontes de conhecimento é exponencial, mas desorganizada. Através da exploração das relações entre cinema e jornalismo, tentou-se que os alunos compreendessem o que é a atividade jornalística e as suas formas de inscrição na contemporaneidade mediática. Tal objectivo, que até há poucos anos era relativamente simples de atingir, tornou-se um peculiar quebra-cabeças. A razão: os estudantes deixaram de ler jornais. Ou algo que se lhe equipare: o consumo regular de um produto mediático informativo tradicional, mediado por profissionais encartados – os jornalistas – já não faz parte da «dieta de media» dos nascidos no século XXI. |
id |
RCAP_43ef85d536b8a2e3ec75a0029df802ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do cinema à análise do discurso dos mediacinemaJornalismoTransmedialiteracia transmediaMultimédialiteracia mediáticaeducação para os mediauso educativo dos mediaeducaçãoproduçãoSantarémLicenciatura Produção Multimédia em Educaçãoanálise do discurso dos mediaprática pedagógicaHow can film be operative in the analysis of media discourse? From the point of view of the work of analysis, one thing is the object of study (a piece of press, radio, television or digital based) arriving at the hands of the analyst or the student while finished; another thing is that same object considered referring it to the historical, social and personal context in its genesis. We consider that there is an undeniable addition of value when this happens: given our experience of analysis and teaching, this is what we see that film "does". We want to bring to the discussion two films: "The Post" (Steven Spielberg, 2017) and "All The President's Men" (Alan J. Pakula, 1976). From the point of view of the analysis of the discourse of the media, what approximation to space and objects, to the gestation time of journalistic work, to the very physicality of the process do these two films bring? From the point of view of film, since both refer in different ways to the same epoch - one, directly, once is made three years after the narrated events, as is the case of "All The President's Men '; and another as a 'vintage' movie, therefore, as a reconstitution, with other objects and other bodies, as is the case of "The Post" - what are the differences between one and the other, from the point of view of representation? What, finally, does film document? Aqui se relata uma experiência didáctico-pedagógica de aprofundamento das competências de literacia mediática através do cinema, no âmbito da unidade curricular «Análise do Discurso dos Media» da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em tempos de informação caleidoscópica, a plasticidade das fontes de conhecimento é exponencial, mas desorganizada. Através da exploração das relações entre cinema e jornalismo, tentou-se que os alunos compreendessem o que é a atividade jornalística e as suas formas de inscrição na contemporaneidade mediática. Tal objectivo, que até há poucos anos era relativamente simples de atingir, tornou-se um peculiar quebra-cabeças. A razão: os estudantes deixaram de ler jornais. Ou algo que se lhe equipare: o consumo regular de um produto mediático informativo tradicional, mediado por profissionais encartados – os jornalistas – já não faz parte da «dieta de media» dos nascidos no século XXI.Edições Cine-Clube de AvancaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMaia E Carmo, Teresa2019-10-08T10:36:19Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2731porMaia e Carmo, Teresa. (2019). Do cinema à Análise do Discurso dos Media. Apresentação de comunicação In: Avanca Cinema – International Conference 2019info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:56Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:39.342097Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do cinema à análise do discurso dos media |
title |
Do cinema à análise do discurso dos media |
spellingShingle |
Do cinema à análise do discurso dos media Maia E Carmo, Teresa cinema Jornalismo Transmedia literacia transmedia Multimédia literacia mediática educação para os media uso educativo dos media educação produção Santarém Licenciatura Produção Multimédia em Educação análise do discurso dos media prática pedagógica |
title_short |
Do cinema à análise do discurso dos media |
title_full |
Do cinema à análise do discurso dos media |
title_fullStr |
Do cinema à análise do discurso dos media |
title_full_unstemmed |
Do cinema à análise do discurso dos media |
title_sort |
Do cinema à análise do discurso dos media |
author |
Maia E Carmo, Teresa |
author_facet |
Maia E Carmo, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia E Carmo, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema Jornalismo Transmedia literacia transmedia Multimédia literacia mediática educação para os media uso educativo dos media educação produção Santarém Licenciatura Produção Multimédia em Educação análise do discurso dos media prática pedagógica |
topic |
cinema Jornalismo Transmedia literacia transmedia Multimédia literacia mediática educação para os media uso educativo dos media educação produção Santarém Licenciatura Produção Multimédia em Educação análise do discurso dos media prática pedagógica |
description |
How can film be operative in the analysis of media discourse? From the point of view of the work of analysis, one thing is the object of study (a piece of press, radio, television or digital based) arriving at the hands of the analyst or the student while finished; another thing is that same object considered referring it to the historical, social and personal context in its genesis. We consider that there is an undeniable addition of value when this happens: given our experience of analysis and teaching, this is what we see that film "does". We want to bring to the discussion two films: "The Post" (Steven Spielberg, 2017) and "All The President's Men" (Alan J. Pakula, 1976). From the point of view of the analysis of the discourse of the media, what approximation to space and objects, to the gestation time of journalistic work, to the very physicality of the process do these two films bring? From the point of view of film, since both refer in different ways to the same epoch - one, directly, once is made three years after the narrated events, as is the case of "All The President's Men '; and another as a 'vintage' movie, therefore, as a reconstitution, with other objects and other bodies, as is the case of "The Post" - what are the differences between one and the other, from the point of view of representation? What, finally, does film document? Aqui se relata uma experiência didáctico-pedagógica de aprofundamento das competências de literacia mediática através do cinema, no âmbito da unidade curricular «Análise do Discurso dos Media» da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Em tempos de informação caleidoscópica, a plasticidade das fontes de conhecimento é exponencial, mas desorganizada. Através da exploração das relações entre cinema e jornalismo, tentou-se que os alunos compreendessem o que é a atividade jornalística e as suas formas de inscrição na contemporaneidade mediática. Tal objectivo, que até há poucos anos era relativamente simples de atingir, tornou-se um peculiar quebra-cabeças. A razão: os estudantes deixaram de ler jornais. Ou algo que se lhe equipare: o consumo regular de um produto mediático informativo tradicional, mediado por profissionais encartados – os jornalistas – já não faz parte da «dieta de media» dos nascidos no século XXI. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08T10:36:19Z 2019-07-25 2019-07-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maia e Carmo, Teresa. (2019). Do cinema à Análise do Discurso dos Media. Apresentação de comunicação In: Avanca Cinema – International Conference 2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Cine-Clube de Avanca |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Cine-Clube de Avanca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036133728256 |