"O peixe nosso de cada dia" : a pertinência do conceito "desperdício alimentar" na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica enquanto conteúdo essencial da unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Margarida Leite da Silva Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34550
Resumo: O futuro do planeta Terra está comprometido devido à exploração excessiva que o ser humano tem feito dos seus recursos naturais, provocando a diminuição de recursos disponíveis para as gerações futuras, bem como a poluição ambiental associada à sua exploração, resultando na crise ecológica atual. No que diz respeito à atividade agropecuária, esta é responsável pela emissão de 22% do total de emissões de gases com efeito de estufa a nível global, contribuindo assim para a degradação da Terra. Atendendo à ecologia integral, os cidadãos devem ser educados de modo a adotarem um estilo de vida pautado pela sustentabilidade alimentar, tentando minimizar o desperdício alimentar. A abordagem ao tema ecológico é assim essencial em contexto escolar, onde a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (que pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens) toma destaque, pois tem como objetivo a formação do ser humano em ordem ao bem comum. Este Relatório pretende demonstrar a importância de educar para a sustentabilidade alimentar e para a minimização do desperdício alimentar.
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