Aplicações móveis e o envolvimento da audiência: o caso de estudo GRETUA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25294 |
Resumo: | A programação criada por instituições culturais na sua generalidade é apenas definida pelas próprias. No entanto, quem saberá melhor que programação pretende ver do que a própria audiência? Neste contexto, o presente trabalho pretendeu potenciar a possibilidade de o utilizador participar na criação da programação. Assim, teve como principal objetivo o desenvolvimento do conceito e protótipo de uma aplicação para dispositivos móveis como forma de envolvimento da audiência de instituições culturais, através da colaboração e participação na programação. O GrETUA foi convidado a participar neste trabalho como exemplo concreto de instituição cultural. Desta forma, foi possível que a criação do protótipo fosse baseada num caso real. Assim, foi desenvolvido um protótipo digital através da seguinte sequência de trabalho: delineamento de funcionalidades, desenho de wireframes, design de interfaces e criação de protótipo digital. Foi ainda desenvolvida uma peça de conteúdo audiovisual como exemplo de mais uma possível forma de colaboração entre a instituição e a audiência. Durante a etapa final desta investigação, foi realizado um teste de usabilidade e experiência de utilização a um grupo de cinco participantes representativos do público-alvo esperado para a aplicação, com o objetivo de validar o conceito da aplicação móvel e avaliar a usabilidade e experiência de utilização. |
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A programação criada por instituições culturais na sua generalidade é apenas definida pelas próprias. No entanto, quem saberá melhor que programação pretende ver do que a própria audiência? Neste contexto, o presente trabalho pretendeu potenciar a possibilidade de o utilizador participar na criação da programação. Assim, teve como principal objetivo o desenvolvimento do conceito e protótipo de uma aplicação para dispositivos móveis como forma de envolvimento da audiência de instituições culturais, através da colaboração e participação na programação. O GrETUA foi convidado a participar neste trabalho como exemplo concreto de instituição cultural. Desta forma, foi possível que a criação do protótipo fosse baseada num caso real. Assim, foi desenvolvido um protótipo digital através da seguinte sequência de trabalho: delineamento de funcionalidades, desenho de wireframes, design de interfaces e criação de protótipo digital. Foi ainda desenvolvida uma peça de conteúdo audiovisual como exemplo de mais uma possível forma de colaboração entre a instituição e a audiência. Durante a etapa final desta investigação, foi realizado um teste de usabilidade e experiência de utilização a um grupo de cinco participantes representativos do público-alvo esperado para a aplicação, com o objetivo de validar o conceito da aplicação móvel e avaliar a usabilidade e experiência de utilização. |
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