Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keating, Margarida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13350
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Tecnologias de Pós-Produção
id RCAP_440bfd433e0f7100d172b69cad6c5db6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinemaDesenho de somPerceçãoImagemSound designPerceptionImageRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Tecnologias de Pós-ProduçãoA arquitetura do som tem os seus alicerces frequentemente escondidos na escuridão da sala de cinema, dissimulados, mas sempre presentes, enquanto os olhos do espetador estão voltados para a luz da tela. Mas qual é o verdadeiro impacto do desenho de som na nossa perceção enquanto experienciamos uma obra de cinema? Será o seu papel meramente a “ilustração” auditiva da imagem? Ou é possível, como criadores, concebermos uma obra em que o som é um veículo para uma experiência sensorial com valor próprio e poderá estabelecer uma relação entre o espetador e a obra que não esteja subordinada pela imagem? Neste relatório pretende fazer-se a reflexão sobre o poder percetivo do desenho do som na experiência de um filme, analisando a sua relação com a imagem, os elementos que a constituem e a perceção do espetador. Debruço-me, na primeira parte deste relatório, sobre uma contextualização teórica apoiada em diferentes académicos e pensadores, que escreveram e estudaram os temas da percepção do som e do cinema. Depois confronto esses mesmos conhecimentos com a investigação feita durante o período de estágio na empresa Walla Collective, uma casa de pós-produção em Lisboa. No estágio, sinalizo e destaco dois filmes, cuja pós-produção de som pude acompanhar; Past Perfect do realizador Jorge Jácome e Armour do realizador Sandro Aguilar. Parto para uma análise detalhada do desenho de som de cada um destes filmes e qual o papel deste na perceção do espetador.ABSTRACT - Despite being present at all times, the foundations for sound architecture are frequently hidden in the darkness of the movie theater, while the viewers’ eyes focus on the screen lights. But what is the true impact of sound design in our perception as we experience a cinematographic piece of work? Is its role a mere acoustic “illustration” of the image? Or is it possible, as a creator, to conceive a body of work in which sound drives a sensory experience with a value of its own that may link the viewer and the work in a way where it isn’t subordinated by image? This dissertation aims to reflect on the perceptive power of sound design in a film experience by analyzing its elements, its connection with image and the viewer’s understanding. The first part of this dissertation elaborates on a theoretical contextualization based on various scholars and thinkers who have written and studied the themes of perception, sound and film. These findings are then faced with the investigation during the internship term at Walla Collective, a post-production agency located in Lisbon. During the internship, I focus on “Past Perfect” by the director Jorge Jácome and “Armour” by the director Sandro Aguilar, two projects of which I was able to follow the sound post-production. The dissertation then embarks on a sound design analysis of both films and their roles in the viewer’s perception.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaOliveira, FilipeRCIPLKeating, Margarida2021-05-14T12:39:39Z2021-01-182021-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13350TID:202723445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:19.011125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
title Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
spellingShingle Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
Keating, Margarida
Desenho de som
Perceção
Imagem
Sound design
Perception
Image
title_short Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
title_full Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
title_fullStr Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
title_full_unstemmed Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
title_sort Imagem e som: o desenho de som e a perceção no cinema
author Keating, Margarida
author_facet Keating, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Filipe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Keating, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho de som
Perceção
Imagem
Sound design
Perception
Image
topic Desenho de som
Perceção
Imagem
Sound design
Perception
Image
description Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico - especialização em Tecnologias de Pós-Produção
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14T12:39:39Z
2021-01-18
2021-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13350
TID:202723445
url http://hdl.handle.net/10400.21/13350
identifier_str_mv TID:202723445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133483983962112