O envolvimento da família de alunos com necessidades educativas especiais na escola:
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29380 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade compreender de que forma um aluno com necessidades educativas especiais e a sua família, também ela com necessidades especiais, beneficiam ou não do envolvimento desta na escola. Para sustentar o nosso estudo, baseámo-nos em teses de vários autores, de entre os quais salientamos: Correia (1991, 1993, 1997, 1999, 2007, 2008 e 2013) e Fonseca (1984, 1989, 2000, 2008 e 2014). A metodologia utilizada insere-se no quadro da investigação qualitativa interpretativa, sendo que a observação, a entrevista e a análise documental foram as técnicas de recolha de dados selecionadas. Dado que a interação com os vários intervenientes da comunidade escolar era imperativa, adotou-se o Trabalho de Projeto neste estudo de caso. Foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade educativa com especial destaque para a mãe de um aluno com necessidades educativas especiais, a quem foram atribuídas tarefas especiais. Após a discussão dos resultados, verificámos que não se pode rejeitar a ideia da relação entre o envolvimento familiar nas escolas e o bom desenvolvimento e desempenho dos alunos, comprovada já por diversos estudos. No entanto, quando se trata de alunos com necessidades educativas especiais, é imperativo que sejam tomadas em conta também as necessidades da própria família para que o processo de Inclusão com o envolvimento efetivo ocorra eficazmente. Tendo em vista o sucesso da Educação e, consequentemente, da sociedade é evidente que terá que haver uma postura de partilha e de colaboração entre todos os agentes da Comunidade Educativa, aliás como está preconizado na legislação em vigor. |
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