Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1813 |
Resumo: | As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares. |
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