Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria de Fátima Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1813
Resumo: As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.
id RCAP_bab70b7241e8fba4cb29419ebbee08df
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de açãoNecessidades educativas especiaisEducação parentalNecessidades das famíliasFamíliasAs famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.Families of children with Special Educational Needs (SEN) are faced with several restraints and difficulties in a diversity of subjects. The following study was done in spite of understanding the needs of these families and what actions should be taken, through researching the families of children being supported by Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autisma (APPDA) and the development counsel from a center-north region Hospital Center. The general purpose of this study is to understand the needs of such families being supported by both APPDA and the Hospital’s development counsel, followed by an action plan proposal. The study is divided in three parts: the theoretical framework about the SEN’s constraints and the family (approaching the concepts and factors associated with the presence of a child with special needs in the family) being addressed both positive parenting and parental education subjects. The results’ analysis and discussion is done by an empirical study, and one can find that the vast majority shows needs in terms of information, social and familiar support. In the last part is drawn a parental educational program through which strategies are adopted to surpass the identified needs, mainly towards information as well as the importance of social and familiar supports.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFelizardo, SaraRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSoares, Maria de Fátima Machado2013-10-14T10:16:50Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1813TID:201217503porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:06Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:07.344691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
title Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
spellingShingle Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
Soares, Maria de Fátima Machado
Necessidades educativas especiais
Educação parental
Necessidades das famílias
Famílias
title_short Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
title_full Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
title_fullStr Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
title_full_unstemmed Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
title_sort Educação parental para famílias de crianças com necessidades educativas especiais : proposta de projeto de ação
author Soares, Maria de Fátima Machado
author_facet Soares, Maria de Fátima Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felizardo, Sara
Ribeiro, Esperança Jales
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria de Fátima Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Educação parental
Necessidades das famílias
Famílias
topic Necessidades educativas especiais
Educação parental
Necessidades das famílias
Famílias
description As famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são confrontadas com constrangimentos e dificuldades de diversa ordem. O objetivo geral do presente estudo é perceber quais as necessidades das famílias de crianças com NEE que são apoiadas pela Associação e pela consulta de desenvolvimento do Hospital, com vista à elaboração de uma proposta de projeto de ação. Para o efeito, será levado a cabo uma investigação realizada com as famílias de crianças com NEE apoiadas por uma associação de apoio ao Autismo e pela consulta de desenvolvimento de um Centro Hospitalar da região Centro – Norte do País. O trabalho encontra-se dividido em três partes: o enquadramento teórico sobre as problemáticas das NEE e a família numa abordagem aos conceitos e fatores associados à presença de uma criança com necessidades especiais no seio familiar, são ainda abordadas as temáticas de parentalidade positiva e educação parental. No estudo empírico, faz-se uma análise e discussão dos resultados, onde se pode verificar que a maioria dos inquiridos apresenta necessidades ao nível da informação e do apoio social e familiar. Na terceira parte, consta uma proposta de programa de educação parental onde são traçadas estratégias para colmatar as necessidades identificadas. Estas incidem na área da informação, bem como na importância dos suportes sociais e familiares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-14T10:16:50Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1813
TID:201217503
url http://hdl.handle.net/10400.19/1813
identifier_str_mv TID:201217503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876372582400