A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Carolina Saldanha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15664
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_4419b7f682869d90c6571c4c8ab5c68b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentarExperiência de compraExperiência sensorialMarketing sensorialRetalho alimentarSentidos humanosShopping experienceSensory experienceSensory marketingFood retailHuman sensesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Têm sido cada vez mais as empresas e marcas que adotam diferentes estratégias de marketing, comunicação e contacto com o consumidor, com o intuito de inovar, surpreender, e até despertar a sua atenção de forma diferente. O objetivo deste trabalho de investigação é perceber de que forma a experiência sensorial influencia a experiência de compra no contexto de retalho alimentar. A abordagem metodológica adotada neste estudo foi qualitativa exploratória com base em entrevistas semiestruturadas. Como principal resultado, podemos dizer que a experiência sensorial influência a experiência de compra no contexto de retalho alimentar, ainda que nem todos os sentidos tenham a mesma importância relativa nesta relação, tendo-se revelado o sentido da visão como o mais importante.ABSTRACT: More and more companies and brands have adopted different strategies of marketing, communication and contact with the consumer, to innovate, surprise, and even arouse their attention in a different way. The objective of this research work is to understand how the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context. The methodological approach adopted in this study was exploratory qualitative based on semi-structured interviews. As a main result, we can say that the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context, even though not all the senses have the same relative importance in this relationship, with the sense of sight as the most important.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLGonçalves, Ana Carolina Saldanha2023-02-20T15:13:19Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15664TID:203229223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:17.920811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
title A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
spellingShingle A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
Gonçalves, Ana Carolina Saldanha
Experiência de compra
Experiência sensorial
Marketing sensorial
Retalho alimentar
Sentidos humanos
Shopping experience
Sensory experience
Sensory marketing
Food retail
Human senses
title_short A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
title_full A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
title_fullStr A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
title_full_unstemmed A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
title_sort A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
author Gonçalves, Ana Carolina Saldanha
author_facet Gonçalves, Ana Carolina Saldanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Carolina Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência de compra
Experiência sensorial
Marketing sensorial
Retalho alimentar
Sentidos humanos
Shopping experience
Sensory experience
Sensory marketing
Food retail
Human senses
topic Experiência de compra
Experiência sensorial
Marketing sensorial
Retalho alimentar
Sentidos humanos
Shopping experience
Sensory experience
Sensory marketing
Food retail
Human senses
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T00:00:00Z
2023-02-20T15:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15664
TID:203229223
url http://hdl.handle.net/10400.21/15664
identifier_str_mv TID:203229223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505942192128