A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15664 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_4419b7f682869d90c6571c4c8ab5c68b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15664 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentarExperiência de compraExperiência sensorialMarketing sensorialRetalho alimentarSentidos humanosShopping experienceSensory experienceSensory marketingFood retailHuman sensesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Têm sido cada vez mais as empresas e marcas que adotam diferentes estratégias de marketing, comunicação e contacto com o consumidor, com o intuito de inovar, surpreender, e até despertar a sua atenção de forma diferente. O objetivo deste trabalho de investigação é perceber de que forma a experiência sensorial influencia a experiência de compra no contexto de retalho alimentar. A abordagem metodológica adotada neste estudo foi qualitativa exploratória com base em entrevistas semiestruturadas. Como principal resultado, podemos dizer que a experiência sensorial influência a experiência de compra no contexto de retalho alimentar, ainda que nem todos os sentidos tenham a mesma importância relativa nesta relação, tendo-se revelado o sentido da visão como o mais importante.ABSTRACT: More and more companies and brands have adopted different strategies of marketing, communication and contact with the consumer, to innovate, surprise, and even arouse their attention in a different way. The objective of this research work is to understand how the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context. The methodological approach adopted in this study was exploratory qualitative based on semi-structured interviews. As a main result, we can say that the sensory experience influences the shopping experience in the food retail context, even though not all the senses have the same relative importance in this relationship, with the sense of sight as the most important.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLGonçalves, Ana Carolina Saldanha2023-02-20T15:13:19Z2022-12-192022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15664TID:203229223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:17.920811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
title |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
spellingShingle |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar Gonçalves, Ana Carolina Saldanha Experiência de compra Experiência sensorial Marketing sensorial Retalho alimentar Sentidos humanos Shopping experience Sensory experience Sensory marketing Food retail Human senses |
title_short |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
title_full |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
title_fullStr |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
title_full_unstemmed |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
title_sort |
A importância da experiência sensorial na experiência de compra no retalho alimentar |
author |
Gonçalves, Ana Carolina Saldanha |
author_facet |
Gonçalves, Ana Carolina Saldanha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Ana Teresa RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Carolina Saldanha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de compra Experiência sensorial Marketing sensorial Retalho alimentar Sentidos humanos Shopping experience Sensory experience Sensory marketing Food retail Human senses |
topic |
Experiência de compra Experiência sensorial Marketing sensorial Retalho alimentar Sentidos humanos Shopping experience Sensory experience Sensory marketing Food retail Human senses |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 2022-12-19T00:00:00Z 2023-02-20T15:13:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15664 TID:203229223 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15664 |
identifier_str_mv |
TID:203229223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133505942192128 |