Potencialidades do cinema de ficção científica em contexto de reclusão e o seu impacto na construção de comunidades de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13363 |
Resumo: | As potencialidades do cinema de ficção científica enquanto objeto e ferramenta de exploração pedagógica devem-se à riqueza do género que na linguagem cinematográfica, modelo narrativo e temas tratados, transcende os limites dos outros géneros, oferecendo possibilidades de exploração para diversas áreas disciplinares. Ao apresentar alternativas e extensões epistemologicamente possíveis da realidade oferece reconfigurações imaginadas da humanidade, cosmos, práticas científicas, instrumentos tecnológicos, tradições etnográficas, espaços físicos, organizações sociais, modelos económicos, ideologias, estruturas identitárias e até do espaço e tempo enquanto noções estruturantes da realidade. Com efeito, integrar um filme de ficção científica em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade de aprendizagem, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de vinte estudantes a frequentar o Ensino Superior em ambiente de reclusão e tendo como referencial o modelo pedagógico desenvolvido por Moreira (2017). Os resultados revelam que a utilização do cinema de ficção científica, ancorado no modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em ambiente de reclusão. |
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Potencialidades do cinema de ficção científica em contexto de reclusão e o seu impacto na construção de comunidades de aprendizagemThe potencial of science fiction cinema in a prison context and its impact on the construction of learning communitiesCinema de ficção científicaModelo pedagógicoComunidade de aprendizagemEducação nas prisõesReclusãoPedagogical modelLearning communityReclusionPrison educationScience fiction cinemaAs potencialidades do cinema de ficção científica enquanto objeto e ferramenta de exploração pedagógica devem-se à riqueza do género que na linguagem cinematográfica, modelo narrativo e temas tratados, transcende os limites dos outros géneros, oferecendo possibilidades de exploração para diversas áreas disciplinares. Ao apresentar alternativas e extensões epistemologicamente possíveis da realidade oferece reconfigurações imaginadas da humanidade, cosmos, práticas científicas, instrumentos tecnológicos, tradições etnográficas, espaços físicos, organizações sociais, modelos económicos, ideologias, estruturas identitárias e até do espaço e tempo enquanto noções estruturantes da realidade. Com efeito, integrar um filme de ficção científica em contexto educativo pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, e é precisamente, a criação de cenários pedagógicos enriquecidos com a presença do cinema e da sua linguagem que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto na construção de uma comunidade de aprendizagem, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de vinte estudantes a frequentar o Ensino Superior em ambiente de reclusão e tendo como referencial o modelo pedagógico desenvolvido por Moreira (2017). Os resultados revelam que a utilização do cinema de ficção científica, ancorado no modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento, pode ter efeitos muito positivos na criação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem em ambiente de reclusão.The potential of science fiction cinema as object of analysis and learning tool is due to the richness of the genre. In fact, using imagination as a critical tool, science fiction cinema projects the existential, epistemological, ontological and anthropological anxieties of the world we inhabit in other times and spaces, reaching a public that otherwise would hardly be mobilized for a critical analysis and offering possibilities of exploration for several disciplinary areas. Using ‘what if’ hypothesis, science fiction stimulates the viewer ‘s critical thinking by presenting epistemologically possible reconfigurations of humanity, cosmos, scientific practices, technological tools, ethnographic traditions, physical spaces, social organizations, economic models, ideologies, identity structures and even space and time as ontological and epistemological notions. For those reasons, the use of science-fiction films in an educational context can be a very appropriate strategy to invigorate the educational experience, and it is precisely, the creation of pedagogical scenarios enriched with the presence of the cinema that we intend to analyse, describing its impact on the construction of a learning community. The study is based on the qualitative analysis of the perceptions and narratives of twenty students in confinement (an environment of imprisonment), having as reference the pedagogical model developed by Moreira (2017). The results show that the use of science fiction films cinema, anchored in the pedagogical model for the deconstruction of moving images, can have very positive effects on the creation and development of learning communities in reclusion environments.ICONO14Repositório AbertoMoreira, J. AntónioRodrigues, Elsa2023-02-10T12:13:45Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13363porMOREIRA, J. António, & RODRIGUES, Elsa (2019). Potencialidades do Cinema de Ficção Científica em Contexto de Reclusão e o seu Impacto na Construção de Comunidades de Aprendizagem. ICONO14, vol. 17, n.º 2, 130-1531697-8293https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.431542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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