Filmes de rocha, água e solidão: estéticas da paisagem madeirense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4333 |
Resumo: | Este texto pretende debater a potencialidade expressiva da paisagem insular enquanto objeto fílmico. A geografia madeirense, aqui desdobrada em dois filmes, pressupõe uma insularidade balizada pela linha costeira, onde a terra se submerge e predomina a vastidão do mar. O objeto desta análise reside na comparação de duas obras audiovisuais realizadas no arquipélago da Madeira, separadas por quase cinquenta anos: um filme de longa-metragem, rodado no Porto Santo, e uma curta-metragem em vídeo, rodada na Madeira. Em ambos encontramos uma paisagem demarcada pela fluidez oceânica. E em ambos se desenvolve a narrativa do naufrágio: consumado num dos filmes e eminente no outro. Para contextualizar esta comparação, será abordada também a potencialidade documental, narrativa simbólica da imagem em movimento, e em particular dos filmes que exploram o conceito de ilha distante e solitária, sob um ponto de vista fenomenológico. |
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Filmes de rocha, água e solidão: estéticas da paisagem madeirensePaisagemCinemaEstéticaInsularidadeReclusãoCarlos VilardebóVasco AraújoLandscapeAestheticsInsularityReclusion.Faculdade de Artes e HumanidadesEste texto pretende debater a potencialidade expressiva da paisagem insular enquanto objeto fílmico. A geografia madeirense, aqui desdobrada em dois filmes, pressupõe uma insularidade balizada pela linha costeira, onde a terra se submerge e predomina a vastidão do mar. O objeto desta análise reside na comparação de duas obras audiovisuais realizadas no arquipélago da Madeira, separadas por quase cinquenta anos: um filme de longa-metragem, rodado no Porto Santo, e uma curta-metragem em vídeo, rodada na Madeira. Em ambos encontramos uma paisagem demarcada pela fluidez oceânica. E em ambos se desenvolve a narrativa do naufrágio: consumado num dos filmes e eminente no outro. Para contextualizar esta comparação, será abordada também a potencialidade documental, narrativa simbólica da imagem em movimento, e em particular dos filmes que exploram o conceito de ilha distante e solitária, sob um ponto de vista fenomenológico.This paper intends to discuss expressive potential of insular landscapes as a filmic object. Madeiran geography, here revealed in two films, supposes insularity marked by the coastline, where land is submerged, and the vastness of the sea prevails. The aim of this analysis is to compare two audiovisual pieces made in Madeira, detached from each other by almost fifty years: a feature film, shot in Porto Santo, and a video short film, shot in Madeira. In both we may find a landscape defined by the fluidity of the ocean; and both develop the narrative of wreck: accomplished in one of the films and imminent in the other one. In order to put in context, we will also address documentary potential, symbolic and narrative of the moving image and, in particular, focused on films that explore the concept of distant and lonely islands, from a phenomenological point of view.Universidade da MadeiraDigitUMaValente, Carlos2022-06-17T13:52:47Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4333porValente, C. (2019). Filmes de rocha, água e solidão: estéticas da paisagem madeirense. Translocal. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, nº 4.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:15.569514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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