As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45203 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_4428cf9b0db77a56c6f8cb954514d687 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoNew technologies in teaching and learning history: use google maps and geocaching for students of 1st and 2nd cycle of basic educationEducação históricaGeocachingGoogle mapsTecnologiaLiteracia digitalHistoric EducationTechnologyDigital literacyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio e da História e Geografia de Portugal. O projeto foi desenvolvido em contexto de sala de aula em duas escolas do centro urbano da cidade de Braga – uma turma de 2.º ano de escolaridade composta por 19 alunos e uma turma de 6º ano composta por 23 alunos – e na base da escolha desta temática esteve a parca ligação dos alunos a atividades relacionadas com a utilização das novas tecnologias em contexto educativo e o forte crescimento que este tipo de equipamentos e de ferramentas digitais estão a ter na sociedade atual, em que se insere esta nova geração conhecida como “nativos digitais”. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação: “Quais são as potencialidades do uso das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem da história?”; “Que conhecimentos históricos e competências históricas potencia o uso do Geocaching como estratégia de ensino?”; “Como avaliam, os alunos, os conhecimentos históricos adquiridos a partir desta estratégia com recurso às novas tecnologias, em concreto com o uso do Google maps e Geocaching?”. Pretendia-se sobretudo: 1) destacar a potencialidade evidenciada pelas novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem da história; 2) abrir novos horizontes de aprendizagem aos alunos; 3) desenvolver metodologias de pesquisa e de trabalho digital; 4) construir e consolidar conhecimento histórico do meio local e da História nacional através do Geocaching; 5) avaliar a adequabilidade do ensino digital no ensino básico e a sua aplicação no ensino/aprendizagem da história. Foram utilizadas estratégias que envolveram o trabalho individual e cooperativo, nomeadamente o preenchimento de um questionário diagnóstico, a determinação de itinerários e a localização de diversos locais através do Google maps, a construção de geocaches, a procura por geocaches nas imediações da escola, a criação de roteiros de Geocaching e o preenchimento de uma ficha de metacognição. Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. São atividade pedagógicas com mais-valias para o contexto educativo pois potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.This empirical study fits in the line of research on historic cognition, and aims at analysing the adequacy of digital technologies, namely Google maps and Geocaching, in the process of teaching and learning the disciplines of Environmental Study and Portuguese History and Geography. This project was developed in a classroom context in two schools of the urban centre of Braga – a 2nd-year class of 19 students, and a 6th-year class of 23 students – and the reason for choosing this topic of research was the poor connection of the students with activities related to the use of the new technologies in an educational context and the rapid growth of this type of equipment and digital tools in the current society, in which it appears this new generation known as "digital natives". Therefore, we have formulated the following research questions: “What are the potentialities of the use of the new technologies in the process of teaching and learning History?”; “What kind of historic knowledge and skills are strengthened through the use of Geocaching as a teaching strategy?”; “How do students evaluate their acquired knowledge through the use of this strategy, with the help of the new technologies, mainly Google maps and Geocaching?”. Our main goals were: 1) to point out the potentialities of the new technologies in the process of teaching and learning History; 2) to broaden the students horizons; 3) to develop both digital and research methodologies; 4) to build and consolidate the students’ historic knowledge of their local environment and of the Portuguese History through the use of Geocaching; 5) to evaluate the adequacy of digital strategies to Primary Teaching and its application to the teaching and learning of History. We have used strategies involving both individual and team work, namely filling in a diagnostic questionnaire, defining itineraries and locating several places through the use of Google maps, creating geocaches, searching geocaching in the vicinity of the school, mapping out Geocaching routes and filling in a metacognition sheet. This study allowed us to conclude that the use of Google maps and Geocaching, besides being an adventure and a discovery, are activities that enable students to have a better understanding of their environment and a better assimilation of the theoretical subjects through the use of technology. These are pedagogical activities with an added value for the educational context, for they foster the development of significant learning in the area of historic thinking and awareness, promoting at the same time digital literacy among students.Solé, Maria Glória Parra SantosUniversidade do MinhoCunha, Carlos Alexandre Fernandes da2017-01-182017-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45203por201648229info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:26:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:26:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico New technologies in teaching and learning history: use google maps and geocaching for students of 1st and 2nd cycle of basic education |
title |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da Educação histórica Geocaching Google maps Tecnologia Literacia digital Historic Education Technology Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da |
author_facet |
Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Solé, Maria Glória Parra Santos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Carlos Alexandre Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica Geocaching Google maps Tecnologia Literacia digital Historic Education Technology Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação histórica Geocaching Google maps Tecnologia Literacia digital Historic Education Technology Digital literacy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-18 2017-01-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45203 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201648229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544621871333376 |