Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Carlos Alexandre
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Solé, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57107
Resumo: O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.
id RCAP_aa3070aea9874208c11f2839209a8358
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básicoUse of Google maps and Geocaching to learn history: a study with students of the 1st and 2nd cycle of basic educationEducação HistóricaGeocachingGoogle MapsTecnologiaLiteracia DigitalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.This empirical study fits in the line of research on historical cognition, and aims to analyse the adequacy of digital Technologies, such as Google maps and Geocaching, in teaching and learning History, evaluating the impact of these tools in the construction of historical knowledge and historical skills. The project was developed with 2nd grade Portuguese students (19 students aged from 7 to 8 years old) and 6th grade (23 students aged from 11 to 12 years old). This study allowed us to conclude that the exploration of Google maps and Geocaching are activities that, in addition to provide students with new adventures and discoveries, allow students to a better understanding of the space that surrounds them and to an assimilation of theoretical contents through technology. These tools enhance the development of meaningful learning in the context of consciousness and historical thought as well as promoting the development of students digital literacy.Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/ CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Universidade do MinhoCunha, Carlos AlexandreSolé, Glória20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57107porCunha, C. A., & Solé, G. (2018). Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico. Educação em Foco, 21(34), 193-218. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.27082317-009310.24934/eef.v21i34.2708http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2708info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:27:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:36.416348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
Use of Google maps and Geocaching to learn history: a study with students of the 1st and 2nd cycle of basic education
title Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
spellingShingle Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
Cunha, Carlos Alexandre
Educação Histórica
Geocaching
Google Maps
Tecnologia
Literacia Digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
title_full Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
title_fullStr Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
title_sort Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico
author Cunha, Carlos Alexandre
author_facet Cunha, Carlos Alexandre
Solé, Glória
author_role author
author2 Solé, Glória
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Carlos Alexandre
Solé, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Histórica
Geocaching
Google Maps
Tecnologia
Literacia Digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Histórica
Geocaching
Google Maps
Tecnologia
Literacia Digital
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História, avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos). Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57107
url https://hdl.handle.net/1822/57107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, C. A., & Solé, G. (2018). Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico. Educação em Foco, 21(34), 193-218. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708
2317-0093
10.24934/eef.v21i34.2708
http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132896317931520