À descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38747 |
Resumo: | A dissertação busca analisar jogos alternativos do gênero walking simulator sob a luz da historiografia e teoria do cinema, especificamente a interessada nos chamados pré-cinemas e no cinema de atrações. O objetivo é resgatar termos e ideias que explicam o poder expressivo e o apelo dessas novas obras, relacionando-as com as formas artísticas que as precederam e analisando de que forma retomam temas e motivos da modernidade e traduzem-nos no ambiente virtual contemporâneo. Desta forma, serão centrais os conceitos como atração, imersão e efeito de realidade. Serão usados trabalhos teóricos de Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, entre outros. O trabalho pretende contribuir para uma expansão do repertório teórico utilizado para analisar os chamados walking simulators, indicar suas potencialidades para possíveis desenvolvedores, e afirmar seu caráter de vanguarda no âmbito dos jogos digitais. |
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À descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativosWalking simulatorsPré-cinemasCinema de atraçõesJogos digitaisJogos alternativosImersãoA dissertação busca analisar jogos alternativos do gênero walking simulator sob a luz da historiografia e teoria do cinema, especificamente a interessada nos chamados pré-cinemas e no cinema de atrações. O objetivo é resgatar termos e ideias que explicam o poder expressivo e o apelo dessas novas obras, relacionando-as com as formas artísticas que as precederam e analisando de que forma retomam temas e motivos da modernidade e traduzem-nos no ambiente virtual contemporâneo. Desta forma, serão centrais os conceitos como atração, imersão e efeito de realidade. Serão usados trabalhos teóricos de Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, entre outros. O trabalho pretende contribuir para uma expansão do repertório teórico utilizado para analisar os chamados walking simulators, indicar suas potencialidades para possíveis desenvolvedores, e afirmar seu caráter de vanguarda no âmbito dos jogos digitais.The dissertation seeks to analyze alternative games of the walking simulator genre under the light of cinema theory and historiography, specifically those interested in the so-called pre-cinemas and cinema of attractions. The objective is to rescue terms and ideas that explain the expressive power and appeal of these new works, relating them to the artistic forms that preceded them and analyzing how they take up themes and motifs from modernity and translate them into the contemporary virtual environment. In this way, concepts such as attraction, immersion and reality effects will be central. Theoretical works by Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, among others, will be used. The work intends to contribute to an expansion of the theoretical repertoire used to analyze the so-called walking simulators, indicate their potential for future developers, and assert their vanguard character in the field of digital games.Figueiredo, FilipeRamalho, JoanaRepositório ComumFeltraco, Arthur Krusser2022-01-10T17:33:50Z2021-11-01T00:00:00Z2021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38747202834077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.354317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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