Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30117
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar o gênero de games Walking Simulators enquanto atividades videolúdicas alternativas às experiências tradicionais de jogo (play). A hipótese da pesquisa está centrada na ideia de que Walking Simulators se utilizam de preceitos em comum, conceituais e audiovisuais, voltados para a criação de uma experiência não-agonística para o jogador. Para a realização desta análise, investiga-se das origens históricas ao legado do gênero, para posteriormente refletir sobre seus conceitos enquanto atividade-jogo e componentes audiovisuais característicos. Ainda, utiliza-se o game LSD: Dream Emulator e sua natureza artístico-experimental como objeto de pesquisa, para a construção de um diálogo com os Walking Simulators.
id UFF-2_ed5e767eea8dc905a38f3e1afaa8e648
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30117
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking SimulatorsWalking SimulatorsAudiovisualVideogameLúdicoMultimeioVideogameLúdicoWalking SimulatorsAudiovisualVideogameLudicO presente trabalho propõe-se a analisar o gênero de games Walking Simulators enquanto atividades videolúdicas alternativas às experiências tradicionais de jogo (play). A hipótese da pesquisa está centrada na ideia de que Walking Simulators se utilizam de preceitos em comum, conceituais e audiovisuais, voltados para a criação de uma experiência não-agonística para o jogador. Para a realização desta análise, investiga-se das origens históricas ao legado do gênero, para posteriormente refletir sobre seus conceitos enquanto atividade-jogo e componentes audiovisuais característicos. Ainda, utiliza-se o game LSD: Dream Emulator e sua natureza artístico-experimental como objeto de pesquisa, para a construção de um diálogo com os Walking Simulators.This study aims to analyze the genre of Walking Simulators as alternative videoludic activities to traditional gameplay experiences. The research hypothesis is centered around the idea that Walking Simulators utilize common conceptual and audiovisual principles aimed at creating a non-agonistic experience for the player. To conduct this analysis, the study explores the historical origins and legacy of the genre, reflecting on its concepts as a gameplay activity and its characteristic audiovisual components. Additionally, the game LSD: Dream Emulator and its artistic-experimental nature are used as a research object to establish a dialogue with Walking Simulators.60 p.Ferreira, EmmanoelCruz, GabrielBruni, PaoloOliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de2023-08-28T14:52:44Z2023-08-28T14:52:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rodrigo Jucá Teixeira de. Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30117CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-28T14:52:48Zoai:app.uff.br:1/30117Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:06.115272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
title Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
spellingShingle Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
Oliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de
Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Lúdico
Multimeio
Videogame
Lúdico
Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Ludic
title_short Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
title_full Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
title_fullStr Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
title_full_unstemmed Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
title_sort Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators
author Oliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de
author_facet Oliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Emmanoel
Cruz, Gabriel
Bruni, Paolo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Jucá Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Lúdico
Multimeio
Videogame
Lúdico
Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Ludic
topic Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Lúdico
Multimeio
Videogame
Lúdico
Walking Simulators
Audiovisual
Videogame
Ludic
description O presente trabalho propõe-se a analisar o gênero de games Walking Simulators enquanto atividades videolúdicas alternativas às experiências tradicionais de jogo (play). A hipótese da pesquisa está centrada na ideia de que Walking Simulators se utilizam de preceitos em comum, conceituais e audiovisuais, voltados para a criação de uma experiência não-agonística para o jogador. Para a realização desta análise, investiga-se das origens históricas ao legado do gênero, para posteriormente refletir sobre seus conceitos enquanto atividade-jogo e componentes audiovisuais característicos. Ainda, utiliza-se o game LSD: Dream Emulator e sua natureza artístico-experimental como objeto de pesquisa, para a construção de um diálogo com os Walking Simulators.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28T14:52:44Z
2023-08-28T14:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rodrigo Jucá Teixeira de. Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30117
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rodrigo Jucá Teixeira de. Caminhadas Videolúdicas: Experiência Audiovisual nos Games a Partir dos Walking Simulators. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823612400762880