Caracterização da postura estática de estudantes com sobrecarga (mochilas) às costas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3309 |
Resumo: | O objectivo do presente estudo foi avaliar as alterações posturais ao suportar a mochila escolar na postura ortostática, em estudantes com idade entre os 10 e 12 anos, das turmas do 5.º e 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Mogadouro – 2.º Ciclo. Participaram no estudo 65 estudantes (33 do sexo feminino e 32 do sexo masculino), devidamente autorizados que foram avaliados quanto aos parâmetros antropométricos (Estatura, Massa corporal, Massa da mochila e Índice da massa corporal) e avaliação postural, sem e com mochila, pela técnica fotogramétrica (implementada com a ajuda de dados referenciais do Software de Avaliação Postural – SAPo). Optou-se por um estudo descritivo, quantitativo, comparativo, observacional, transversal, pelo tempo e de acção no presente. A massa relativa média transportada pelos estudantes foi de 12,75% (±4,622, mínimo 4,96% e máximo 23,41%, mediana da amostra 12,50%, do sexo feminino de 13,48% e do masculino de 11,40%). 70,8% dos estudantes transportavam carga superior a 10%. Os estudantes mais afectados pelo excesso de carga transportada pertenciam ao sexo feminino e frequentavam o 5.º ano de escolaridade. Os estudantes do 5.º ano que transportavam excesso de carga foi de 44,6%, enquanto os de 6.º ano constituíam apenas 26,1%. Numa atitude compensatória da mudança do deslocamento realizado no centro de gravidade a maioria dos estudantes tinham de proceder a uma inclinação anterior do tronco. Ao nível das alterações posturais os estudantes revelaram uma diminuição significativa da amplitude angular, na condição com carga, particularmente no ângulo Q esquerdo e nos ângulos do joelho direito e esquerdo. As alterações posturais eram sobretudo influenciadas pelo índice de massa corporal e pelo ano de escolaridade. Assim, os estudantes, na condição com carga, com peso adequado e do 6.º ano estavam menos sujeitos a alterações posturais do que os estudantes com peso desadequado (isto é, com risco de excesso de peso ou excesso de peso) e do 5.º ano que ficavam sujeitos a uma anteriorização relativamente ao eixo dos três segmentos. A interacção da massa corporal x massa da mochila também influenciou significativamente as posturas, sendo que os estudantes com menor massa corporal e com maior massa da mochila apresentavam as maiores alterações posturais ao nível do tronco. Outras interações relevantes foram a da estatura x idade e da estatura x sexo, onde os estudantes mais novos, de maior estatura e do sexo feminino, eram os que possuíam as alterações posturais mais pronunciadas ao nível do tronco e dos membros inferiores. A massa da mochila afectou de forma significativa as alterações posturais ao nível dos três segmentos, o que foi particularmente importante no sexo feminino. Pôde-se demonstrar que a massa da mochila transportada pelos estudantes em função do material escolar, que é suposto transportarem num dia em que possuíam a maior carga horária, influi significativamente na sua postura. The aim of this study was to evaluate postural changes of 10 to 12 years-old students of the 5th and 6th grades of Agrupamento Vertical de Escolas de Mogadouro – 2nd Cycle, while carrying their backpack on the orthostatic position. A sample of 65 students (33 girls and 32 boys), duly authorized, were evaluated for anthropometric parameters (height, body mass, weight of the backpack and body mass index) and postural evaluation in with -photogrammetric technique (implemented with the assistance of referential data of the Postural Assessment Software - SAPo with and without backpack. A descriptive, quantitative, comparative, observational study, cross-sectional by time and action was conducted. The average relative weight carried by students was 12.75% (± 4.622, minimum 4.96% and maximum 23.41%, median of the sample 12.50% were girls was 13.48% and boys 11,40%). 70.8% of students transported load exceeding 10% of the body weight. The students most affected by excess load were the girls and those attended the 5th grade. Students of the 5th grade carrying excess load were 44.6%, while those of 6th grade constituted only 26.1%. In a compensatory behavior to shift the center of mass position, most of the students presented an anterior tilt of the trunk. Significant decreases in angular extents, in under load condition, particularly, at the Q angle and the left and right knee angles were revealed in students’ postural changes. Postural changes were mainly influenced by body mass index and students’ grade. Thus, students with adequate weight and of the 6th grade were less likely to postural changes than those with overweight or at risk of being overweight. By the other end, those of the 5th grade and provided with cargo were subject to anteriorization relatively to the axis on the three segments. The backpack load significantly affects postural changes of the three segments, notably in girls. The interaction of body mass and the mass of the backpack load also significantly influenced the postures. Students with lower body mass and carrying backpacks with greater load had the highest level of postural changes in the trunk. Other relevant interactions were to the height and age and height and gender, where younger students and greater stature and female and of greater stature were those who had postural changes more pronounced at the level of the trunk and lower limbs. We demonstrate that the mass of the backpack carried by students due to the school supplies that are supposed to carry on a day that had a greater workload, has a major influence on their posture. |
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A massa relativa média transportada pelos estudantes foi de 12,75% (±4,622, mínimo 4,96% e máximo 23,41%, mediana da amostra 12,50%, do sexo feminino de 13,48% e do masculino de 11,40%). 70,8% dos estudantes transportavam carga superior a 10%. Os estudantes mais afectados pelo excesso de carga transportada pertenciam ao sexo feminino e frequentavam o 5.º ano de escolaridade. Os estudantes do 5.º ano que transportavam excesso de carga foi de 44,6%, enquanto os de 6.º ano constituíam apenas 26,1%. Numa atitude compensatória da mudança do deslocamento realizado no centro de gravidade a maioria dos estudantes tinham de proceder a uma inclinação anterior do tronco. Ao nível das alterações posturais os estudantes revelaram uma diminuição significativa da amplitude angular, na condição com carga, particularmente no ângulo Q esquerdo e nos ângulos do joelho direito e esquerdo. As alterações posturais eram sobretudo influenciadas pelo índice de massa corporal e pelo ano de escolaridade. Assim, os estudantes, na condição com carga, com peso adequado e do 6.º ano estavam menos sujeitos a alterações posturais do que os estudantes com peso desadequado (isto é, com risco de excesso de peso ou excesso de peso) e do 5.º ano que ficavam sujeitos a uma anteriorização relativamente ao eixo dos três segmentos. A interacção da massa corporal x massa da mochila também influenciou significativamente as posturas, sendo que os estudantes com menor massa corporal e com maior massa da mochila apresentavam as maiores alterações posturais ao nível do tronco. Outras interações relevantes foram a da estatura x idade e da estatura x sexo, onde os estudantes mais novos, de maior estatura e do sexo feminino, eram os que possuíam as alterações posturais mais pronunciadas ao nível do tronco e dos membros inferiores. A massa da mochila afectou de forma significativa as alterações posturais ao nível dos três segmentos, o que foi particularmente importante no sexo feminino. Pôde-se demonstrar que a massa da mochila transportada pelos estudantes em função do material escolar, que é suposto transportarem num dia em que possuíam a maior carga horária, influi significativamente na sua postura. The aim of this study was to evaluate postural changes of 10 to 12 years-old students of the 5th and 6th grades of Agrupamento Vertical de Escolas de Mogadouro – 2nd Cycle, while carrying their backpack on the orthostatic position. A sample of 65 students (33 girls and 32 boys), duly authorized, were evaluated for anthropometric parameters (height, body mass, weight of the backpack and body mass index) and postural evaluation in with -photogrammetric technique (implemented with the assistance of referential data of the Postural Assessment Software - SAPo with and without backpack. A descriptive, quantitative, comparative, observational study, cross-sectional by time and action was conducted. The average relative weight carried by students was 12.75% (± 4.622, minimum 4.96% and maximum 23.41%, median of the sample 12.50% were girls was 13.48% and boys 11,40%). 70.8% of students transported load exceeding 10% of the body weight. The students most affected by excess load were the girls and those attended the 5th grade. Students of the 5th grade carrying excess load were 44.6%, while those of 6th grade constituted only 26.1%. In a compensatory behavior to shift the center of mass position, most of the students presented an anterior tilt of the trunk. Significant decreases in angular extents, in under load condition, particularly, at the Q angle and the left and right knee angles were revealed in students’ postural changes. Postural changes were mainly influenced by body mass index and students’ grade. Thus, students with adequate weight and of the 6th grade were less likely to postural changes than those with overweight or at risk of being overweight. By the other end, those of the 5th grade and provided with cargo were subject to anteriorization relatively to the axis on the three segments. The backpack load significantly affects postural changes of the three segments, notably in girls. The interaction of body mass and the mass of the backpack load also significantly influenced the postures. Students with lower body mass and carrying backpacks with greater load had the highest level of postural changes in the trunk. Other relevant interactions were to the height and age and height and gender, where younger students and greater stature and female and of greater stature were those who had postural changes more pronounced at the level of the trunk and lower limbs. We demonstrate that the mass of the backpack carried by students due to the school supplies that are supposed to carry on a day that had a greater workload, has a major influence on their posture.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior AgráriaBarbosa, Tiago M.Biblioteca Digital do IPBMinhoto, Sílvia Maria Anciães2013-08-08T11:40:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3309TID:201099365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:08:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:12.766022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objectivo do presente estudo foi avaliar as alterações posturais ao suportar a mochila escolar na postura ortostática, em estudantes com idade entre os 10 e 12 anos, das turmas do 5.º e 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Mogadouro – 2.º Ciclo. Participaram no estudo 65 estudantes (33 do sexo feminino e 32 do sexo masculino), devidamente autorizados que foram avaliados quanto aos parâmetros antropométricos (Estatura, Massa corporal, Massa da mochila e Índice da massa corporal) e avaliação postural, sem e com mochila, pela técnica fotogramétrica (implementada com a ajuda de dados referenciais do Software de Avaliação Postural – SAPo). Optou-se por um estudo descritivo, quantitativo, comparativo, observacional, transversal, pelo tempo e de acção no presente. A massa relativa média transportada pelos estudantes foi de 12,75% (±4,622, mínimo 4,96% e máximo 23,41%, mediana da amostra 12,50%, do sexo feminino de 13,48% e do masculino de 11,40%). 70,8% dos estudantes transportavam carga superior a 10%. Os estudantes mais afectados pelo excesso de carga transportada pertenciam ao sexo feminino e frequentavam o 5.º ano de escolaridade. Os estudantes do 5.º ano que transportavam excesso de carga foi de 44,6%, enquanto os de 6.º ano constituíam apenas 26,1%. Numa atitude compensatória da mudança do deslocamento realizado no centro de gravidade a maioria dos estudantes tinham de proceder a uma inclinação anterior do tronco. Ao nível das alterações posturais os estudantes revelaram uma diminuição significativa da amplitude angular, na condição com carga, particularmente no ângulo Q esquerdo e nos ângulos do joelho direito e esquerdo. As alterações posturais eram sobretudo influenciadas pelo índice de massa corporal e pelo ano de escolaridade. Assim, os estudantes, na condição com carga, com peso adequado e do 6.º ano estavam menos sujeitos a alterações posturais do que os estudantes com peso desadequado (isto é, com risco de excesso de peso ou excesso de peso) e do 5.º ano que ficavam sujeitos a uma anteriorização relativamente ao eixo dos três segmentos. A interacção da massa corporal x massa da mochila também influenciou significativamente as posturas, sendo que os estudantes com menor massa corporal e com maior massa da mochila apresentavam as maiores alterações posturais ao nível do tronco. Outras interações relevantes foram a da estatura x idade e da estatura x sexo, onde os estudantes mais novos, de maior estatura e do sexo feminino, eram os que possuíam as alterações posturais mais pronunciadas ao nível do tronco e dos membros inferiores. A massa da mochila afectou de forma significativa as alterações posturais ao nível dos três segmentos, o que foi particularmente importante no sexo feminino. Pôde-se demonstrar que a massa da mochila transportada pelos estudantes em função do material escolar, que é suposto transportarem num dia em que possuíam a maior carga horária, influi significativamente na sua postura. The aim of this study was to evaluate postural changes of 10 to 12 years-old students of the 5th and 6th grades of Agrupamento Vertical de Escolas de Mogadouro – 2nd Cycle, while carrying their backpack on the orthostatic position. A sample of 65 students (33 girls and 32 boys), duly authorized, were evaluated for anthropometric parameters (height, body mass, weight of the backpack and body mass index) and postural evaluation in with -photogrammetric technique (implemented with the assistance of referential data of the Postural Assessment Software - SAPo with and without backpack. A descriptive, quantitative, comparative, observational study, cross-sectional by time and action was conducted. The average relative weight carried by students was 12.75% (± 4.622, minimum 4.96% and maximum 23.41%, median of the sample 12.50% were girls was 13.48% and boys 11,40%). 70.8% of students transported load exceeding 10% of the body weight. The students most affected by excess load were the girls and those attended the 5th grade. Students of the 5th grade carrying excess load were 44.6%, while those of 6th grade constituted only 26.1%. In a compensatory behavior to shift the center of mass position, most of the students presented an anterior tilt of the trunk. Significant decreases in angular extents, in under load condition, particularly, at the Q angle and the left and right knee angles were revealed in students’ postural changes. Postural changes were mainly influenced by body mass index and students’ grade. Thus, students with adequate weight and of the 6th grade were less likely to postural changes than those with overweight or at risk of being overweight. By the other end, those of the 5th grade and provided with cargo were subject to anteriorization relatively to the axis on the three segments. The backpack load significantly affects postural changes of the three segments, notably in girls. The interaction of body mass and the mass of the backpack load also significantly influenced the postures. Students with lower body mass and carrying backpacks with greater load had the highest level of postural changes in the trunk. Other relevant interactions were to the height and age and height and gender, where younger students and greater stature and female and of greater stature were those who had postural changes more pronounced at the level of the trunk and lower limbs. We demonstrate that the mass of the backpack carried by students due to the school supplies that are supposed to carry on a day that had a greater workload, has a major influence on their posture. |
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