Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Ricardo Jorge da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1832
Resumo: Os destinos turísticos competem entre si no sentido de obterem uma vantagem competitiva de forma a atrair vários segmentos da procura turística. Uma análise de posicionamento competitivo permite identificar as percepções que os potenciais visitantes têm do destino e de destinos concorrentes. O turismo cultural pode funcionar como elemento gerador de desenvolvimento em alguns destinos, em especial nas cidades. Os diversos estudos sobre o posicionamento de cidades enquanto destinos turísticos incidem, na maior parte dos casos, em cidades de grande dimensão, sendo notória a falta de estudos de posicionamento de cidades de média dimensão. A cidade de Viseu é uma cidade de média dimensão da Região Centro de Portugal com património cultural diverso que abrange algum património já classificado por entidades competentes. No entanto, torna-se difícil perceber se Viseu tem um posicionamento competitivo face a outras cidades da Região Centro na mente dos potenciais visitantes desta cidade. Adicionalmente, é difícil saber até que ponto o património cultural contribui para que, ao nível do mercado das pessoas que viajam por motivos de lazer, Viseu tenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. Os objectivos específicos desta dissertação são identificar os pontos fortes e pontos fracos de Viseu face outras cidades da Região Centro, verificar se Viseu é competitivo em relação a essas cidades e verificar se o património cultural contribui para que Viseu obtenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. ABSTRACT: Tourism destinations compete among themselves in order to achieve a competitive advantage and attract several segments of tourism demand. A competitive positioning analysis permits to identify the perceptions that the potential visitors hold of the destination and of its competitors. Cultural tourism may work as a generator of development in some destinations, especially in towns. The several studies about the positioning of towns as tourism destinations refer, in the majority of the cases, to towns of big dimensions, being visible the lack of positioning studies on towns of medium dimension. The town of Viseu is a town of medium dimension of the Central Region of Portugal with different kinds of cultural heritage which comprise some heritage already classified by competent entities. However, it becomes difficult to understand if Viseu has a competitive positioning in relation to other towns of the Central Region in the minds of the potential visitors of this town. Additionally, is difficult to know whether the cultural heritage helps Viseu to have a competitive positioning in relation those towns. The specific objectives of this thesis are to identify the strengths and weaknesses of Viseu in relation to other towns of the Central Region, to confirm if Viseu is competitive in relation to these towns and to see if the cultural heritage helps Viseu in order to achieve a competitive positioning in relation to these towns.
id RCAP_4446d4d18aadc582be80dab3e007198d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centroDesenvolvimento do turismoTurismo culturalOs destinos turísticos competem entre si no sentido de obterem uma vantagem competitiva de forma a atrair vários segmentos da procura turística. Uma análise de posicionamento competitivo permite identificar as percepções que os potenciais visitantes têm do destino e de destinos concorrentes. O turismo cultural pode funcionar como elemento gerador de desenvolvimento em alguns destinos, em especial nas cidades. Os diversos estudos sobre o posicionamento de cidades enquanto destinos turísticos incidem, na maior parte dos casos, em cidades de grande dimensão, sendo notória a falta de estudos de posicionamento de cidades de média dimensão. A cidade de Viseu é uma cidade de média dimensão da Região Centro de Portugal com património cultural diverso que abrange algum património já classificado por entidades competentes. No entanto, torna-se difícil perceber se Viseu tem um posicionamento competitivo face a outras cidades da Região Centro na mente dos potenciais visitantes desta cidade. Adicionalmente, é difícil saber até que ponto o património cultural contribui para que, ao nível do mercado das pessoas que viajam por motivos de lazer, Viseu tenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. Os objectivos específicos desta dissertação são identificar os pontos fortes e pontos fracos de Viseu face outras cidades da Região Centro, verificar se Viseu é competitivo em relação a essas cidades e verificar se o património cultural contribui para que Viseu obtenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. ABSTRACT: Tourism destinations compete among themselves in order to achieve a competitive advantage and attract several segments of tourism demand. A competitive positioning analysis permits to identify the perceptions that the potential visitors hold of the destination and of its competitors. Cultural tourism may work as a generator of development in some destinations, especially in towns. The several studies about the positioning of towns as tourism destinations refer, in the majority of the cases, to towns of big dimensions, being visible the lack of positioning studies on towns of medium dimension. The town of Viseu is a town of medium dimension of the Central Region of Portugal with different kinds of cultural heritage which comprise some heritage already classified by competent entities. However, it becomes difficult to understand if Viseu has a competitive positioning in relation to other towns of the Central Region in the minds of the potential visitors of this town. Additionally, is difficult to know whether the cultural heritage helps Viseu to have a competitive positioning in relation those towns. The specific objectives of this thesis are to identify the strengths and weaknesses of Viseu in relation to other towns of the Central Region, to confirm if Viseu is competitive in relation to these towns and to see if the cultural heritage helps Viseu in order to achieve a competitive positioning in relation to these towns.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:46Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1832porGuerra, Ricardo Jorge da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:39Zoai:ria.ua.pt:10773/1832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:23.985342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
title Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
spellingShingle Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
Guerra, Ricardo Jorge da Costa
Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
title_short Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
title_full Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
title_fullStr Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
title_full_unstemmed Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
title_sort Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
author Guerra, Ricardo Jorge da Costa
author_facet Guerra, Ricardo Jorge da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Ricardo Jorge da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
topic Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
description Os destinos turísticos competem entre si no sentido de obterem uma vantagem competitiva de forma a atrair vários segmentos da procura turística. Uma análise de posicionamento competitivo permite identificar as percepções que os potenciais visitantes têm do destino e de destinos concorrentes. O turismo cultural pode funcionar como elemento gerador de desenvolvimento em alguns destinos, em especial nas cidades. Os diversos estudos sobre o posicionamento de cidades enquanto destinos turísticos incidem, na maior parte dos casos, em cidades de grande dimensão, sendo notória a falta de estudos de posicionamento de cidades de média dimensão. A cidade de Viseu é uma cidade de média dimensão da Região Centro de Portugal com património cultural diverso que abrange algum património já classificado por entidades competentes. No entanto, torna-se difícil perceber se Viseu tem um posicionamento competitivo face a outras cidades da Região Centro na mente dos potenciais visitantes desta cidade. Adicionalmente, é difícil saber até que ponto o património cultural contribui para que, ao nível do mercado das pessoas que viajam por motivos de lazer, Viseu tenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. Os objectivos específicos desta dissertação são identificar os pontos fortes e pontos fracos de Viseu face outras cidades da Região Centro, verificar se Viseu é competitivo em relação a essas cidades e verificar se o património cultural contribui para que Viseu obtenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. ABSTRACT: Tourism destinations compete among themselves in order to achieve a competitive advantage and attract several segments of tourism demand. A competitive positioning analysis permits to identify the perceptions that the potential visitors hold of the destination and of its competitors. Cultural tourism may work as a generator of development in some destinations, especially in towns. The several studies about the positioning of towns as tourism destinations refer, in the majority of the cases, to towns of big dimensions, being visible the lack of positioning studies on towns of medium dimension. The town of Viseu is a town of medium dimension of the Central Region of Portugal with different kinds of cultural heritage which comprise some heritage already classified by competent entities. However, it becomes difficult to understand if Viseu has a competitive positioning in relation to other towns of the Central Region in the minds of the potential visitors of this town. Additionally, is difficult to know whether the cultural heritage helps Viseu to have a competitive positioning in relation those towns. The specific objectives of this thesis are to identify the strengths and weaknesses of Viseu in relation to other towns of the Central Region, to confirm if Viseu is competitive in relation to these towns and to see if the cultural heritage helps Viseu in order to achieve a competitive positioning in relation to these towns.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1832
url http://hdl.handle.net/10773/1832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137453452296192