Turismo cinematográfico na economia das experiências: uma proposta de valor para os destinos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16312 |
Resumo: | Nos últimos anos o sector do Turismo tem-se reinventado. As empresas e as organizações turísticas têm procurado encontrar novas formas de fazer turismo e adaptarem-se ao novo paradigma das viagens. À medida que as simples visitas aos locais vão perdendo fulgor nas decisões dos turistas, e as experiências são vistas com um entusiasmo crescente, várias áreas começam a ser relacionadas com o Turismo, com o intuito de ir de encontro às novas necessidades e satisfação dos clientes. O Turismo cinematográfico - em grande expansão - tem tido um impacto significativo no novo Mundo do Turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas vivam a atmosfera das obras cinematográficas. Uma realidade que será possível desenvolver na cidade do Porto, com a Rota da 7ª. Arte – Cenários Invictos, que levará os turistas da invicta a viver os filmes emblemáticos da cidade numa experiência global e integrada. Para a concetualização e desenvolvimento deste projeto foi efetuada uma revisão da literatura - em áreas fundamentais - para a compreensão de fenómenos relacionados, tais como: a economia das experiências, o turismo criativo e o processo de criação de novos produtos turísticos, nomeadamente a criação de rotas, enquanto instrumentos de fruição dos destinos turísticos e propiciadoras de experiências turísticas. Posteriormente à criação da rota, a mesma foi apresentada a um conjunto de organizações chave no desenvolvimento, gestão e planeamento do turismo na cidade do Porto, bem como empresas que operam na área do turismo de experiências, com o objetivo de validar o projeto em termos concetuais e comerciais, bem como para obter inputs com vista à sua melhoria e adequação ao mercado. |
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Turismo cinematográfico na economia das experiências: uma proposta de valor para os destinosGestão e planeamento em turismoTurismo cultural - Porto (Portugal)Cinema - TurismoNos últimos anos o sector do Turismo tem-se reinventado. As empresas e as organizações turísticas têm procurado encontrar novas formas de fazer turismo e adaptarem-se ao novo paradigma das viagens. À medida que as simples visitas aos locais vão perdendo fulgor nas decisões dos turistas, e as experiências são vistas com um entusiasmo crescente, várias áreas começam a ser relacionadas com o Turismo, com o intuito de ir de encontro às novas necessidades e satisfação dos clientes. O Turismo cinematográfico - em grande expansão - tem tido um impacto significativo no novo Mundo do Turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas vivam a atmosfera das obras cinematográficas. Uma realidade que será possível desenvolver na cidade do Porto, com a Rota da 7ª. Arte – Cenários Invictos, que levará os turistas da invicta a viver os filmes emblemáticos da cidade numa experiência global e integrada. Para a concetualização e desenvolvimento deste projeto foi efetuada uma revisão da literatura - em áreas fundamentais - para a compreensão de fenómenos relacionados, tais como: a economia das experiências, o turismo criativo e o processo de criação de novos produtos turísticos, nomeadamente a criação de rotas, enquanto instrumentos de fruição dos destinos turísticos e propiciadoras de experiências turísticas. Posteriormente à criação da rota, a mesma foi apresentada a um conjunto de organizações chave no desenvolvimento, gestão e planeamento do turismo na cidade do Porto, bem como empresas que operam na área do turismo de experiências, com o objetivo de validar o projeto em termos concetuais e comerciais, bem como para obter inputs com vista à sua melhoria e adequação ao mercado.In recent years the tourism sector it has been reinvented. Businesses and tourist organizations have sought to find new ways of doing tourism and adapt their products to the new paradigm of travel. As traditional visits are losing glow in the decisions of tourists, and the experiences are seen with increasing enthusiasm, several areas will be related to tourism, in order to meet the new needs and customer satisfaction. The film tourism, booming, has had a significant impact on the new World Tour, offering not only visits to places of shooting, but also providing to tourists the atmosphere of cinematographic world. A reality that can be developed in the city of Porto, with the Route of the 7th. Art - Invictos Acenarios, which take tourists to live the iconic films of the city in a comprehensive and integrated experience. For the conceptualization and development of this project, a literature review was conducted in key areas for understanding related phenomena, such as the economy of experiences, creative tourism and the process of creating new tourism products, namely the creation of routes as instruments of enjoyment of tourist destinations. After the creation of the route, it was presented to key organizations in the development, management and planning of tourism in the city of Porto, as well as companies operating in the experiences of tourism sector, in order to validate the Route of 7th. Arte in conceptual terms as well as ask for inputs to improving and adapting to the market of nowadays.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:57Z2015-08-17T00:00:00Z2015-08-172017-08-10T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16312TID:201571307porCosta, Daniel Filipe dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:28Zoai:ria.ua.pt:10773/16312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:28.967711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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