Marca em instituições de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23457 |
Resumo: | Dissertações de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
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Marca em instituições de saúdeMarketingMarcaMarca em serviçosMarca em serviços de saúdeBrandBrand on servicesBrand health services658.8659.126Dissertações de mestrado em Gestão de Unidades de SaúdeA marca tem hoje em dia uma importância muito grande nas estratégias das instituições. Nesta era da globalização quem conseguir trabalhar melhor a marca, com maior eficiência têm vantagens no mercado sobre os seus concorrentes. A Marca representa uma maneira de se diferenciar a oferta dos outros concorrentes, assim como também apresenta a ideia aos investidores, potenciais colaboradores ou clientes de pertencer a algo. Esta dissertação tem como tema, “marca em instituições de saúde”, o objetivo principal verificar quais são os fatores de perceção da marca envolvida na escolha de uma instituição de saúde por parte do cliente/paciente. Este estudo foi realizado numa clínica privada situada em Bragança, chamada Clínica Telmo Moreno. O trabalho realizado tem: uma revisão bibliográfica com os temas principais, marca, marca em serviço, e marca em serviços de saúde; explicar a metodologia do estudo; mostrar os resultados do estudo; discussão dos resultado; e conclusão. A pesquisa realizada foi uma pesquisa quantitativa e descritiva, que teve como objetivo classificar a relação entre as variáveis e a relação de casualidade entre fenómenos, ou seja é um estudo que precisa de entender um determinado comportamento de uma população. Utilizaramse instrumentos estatísticos desde a coleta de dados, como a sua análise e tratamento. Desta forma desenvolveu-se um questionário aos clientes/pacientes da Clínica Telmo Moreno para entender esses comportamentos. Verificou-se que a marca, é associada ao conceito de qualidade do serviço e ou do atendimento. As pessoas vem à Clínica Telmo Moreno por causa da mobilidade, ou seja não há mais ninguém “perto” que preste o mesmo tipo de serviços, mas depois de experimentarem o serviço gostam, voltam a experimentar e recomendam.The brand today has a great importance in the strategies of institutions. In this era of globalization who work better the brand and more efficiently, have an advantage in the market over its competitors. The brand represents a way to differentiate the offering from other competitors, as well as presents the idea to investors, potential employees or customers of belonging. This work has the theme, "brand in health institutions," the main objective is to verify what are the factors involved in the perception of the brand choice of a health care institution by the client /patient. This study was performed in a private clinic located in Bragança, called Clínica Telmo Moreno. The work has: a literature review with the main themes, brand, service brand, and brand health services; explain the methodology of the study; show the results of the study; discussion of results; and conclusion. The research was descriptive and quantitative research, which aimed to classify the relationship between variables and the relationship of causality between phenomena. Is a study that needs to understand a particular behavior of a population. It was used statistical tools since the collection, analysis and treatment of the data. Was developed a questionnaire to clients/patients of the Clinic for Moreno Telmo to understand these behaviors. It was found that the brand is associated with the concept of quality of service and or care. People come to Clínica Telmo Moreno because of mobility, there is no one "close" to provide the same type of services, but after experiencing the service customers like it, try again and recommend.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoVaz, Carlos Alberto Pires20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:51.917443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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