O impacto da presença no Facebook para as marcas de grande consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24803 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
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O impacto da presença no Facebook para as marcas de grande consumoMarcaMarcas de grande consumoFacebookSocial networking marketingBrandMass marketing brands659.126681.324Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaUm nome, um termo, um design, um símbolo ou outra característica que identifique o produto ou serviço de um vendedor do dos distintos vendedores. É deste modo que o constructo principal desta dissertação – a marca – é definido pela American Marketing Association (2007). Por sua vez, as marcas foram estudadas no âmbito da sua presença na rede social Facebook. O Facebook nasceu em fevereiro de 2004 na Universidade norte-americana de Harvard e só a partir de 2006 é que passou a estar disponível a todos aqueles que tenham 13 anos ou mais e um endereço de e-mail válido. Este estudo tem como objetivo perceber o impacto que a presença no Facebook tem para as marcas de grande consumo. Para atingir este propósito, foi desenvolvida uma análise quantitativa. Para recolha de dados foram desenvolvidos dois questionários, um para os consumidores e outro para as marcas. Grande parte das perguntas coincidia nos dois questionários, visto que o objetivo era perceber o ponto de vista dos consumidores e o das marcas em aspetos comuns. A amostra dos consumidores é constituída por 269 inquiridos e a das marcas por 42 marcas de grande consumo. Esta dissertação aborda questões, tais como os hábitos dos consumidores e das marcas no Facebook, a relação dos dois intervenientes nesta rede social, o seu nível de interação, o comportamento de compra do consumidor face às páginas das marcas no Facebook, a imagem/associações dos consumidores à marca, os aspetos de valorização dos consumidores nas páginas das marcas, a gestão da rede social por parte das marcas e questões demográficas. Todos os temas foram sempre tratados quer do ponto de vista dos consumidores quer do ponto de vista das marcas. Apesar de o estudo não indicar que exista uma relação entre a presença e utilização das páginas do Facebook pelas marcas e a intenção de compra dessas marcas pelos seus consumidores, o impacto que este fenómeno parece ter em termos de imagem de marca, é revelador da sua importância em termos de aumento das vendas e sobrevivência no espaço concorrencial para o futuro das marcas.A name, term, design, symbol or other feature that identifies one seller’s good or service from those of the other sellers, is the way that American Marketing Association (2007) defines the main construct of this course: the brand. Brands were studied in terms of their presence in the social network Facebook. Facebook was created in February 2004 in the U.S. Harvard University. Since 2006 has become available to everyone who has 13 or more years old and a valid e-mail account. The purpose of this study is to understand the impact that mass marketing brands presence have on this social network. To achieve this purpose a quantitative analysis methodology was used. Two questionnaires were built, one for the consumers and another for the brands. Most of the questions were similar in both questionnaires, since the goal of this study was to understand both consumers and brands sides. Consumer sample comprises 269 respondents and brand sample includes 42 mass marketing brands. Thereby, this dissertation addresses questions, such as consumers and brands’ habits on Facebook, the relationship between both actors in this social network, their interaction level, consumers’ buying behavior towards brands’ pages on Facebook, consumers’ image/associations to brands, the more important features of brand pages for consumers, social networking management and demographics issues. All of the subjects were always treated from both consumers and brands’ points of view. Although the study does not indicate a significant relationship between the brand use of Facebook pages and consumer purchase intention, it seems there is an impact of Facebook presence on brand image. This result is importante concerning sales increase and brand survival in a competitive environment.Nobre, HelenaUniversidade do MinhoCoelho, Joana Isabel Pereira Desport20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:12.020855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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