Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra,Luísa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004
Resumo: Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria "rapariga" nem a categoria "rapaz" são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socioeconómico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.
id RCAP_44656e770c44af0833a6618ddc7d9683
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492001000100004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do géneroSucesso escolargéneroclasseEste estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria "rapariga" nem a categoria "rapaz" são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socioeconómico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2001-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004Psicologia v.15 n.1 2001reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004Saavedra,Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:28Zoai:scielo:S0874-20492001000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:47.386536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
title Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
spellingShingle Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
Saavedra,Luísa
Sucesso escolar
género
classe
title_short Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
title_full Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
title_fullStr Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
title_full_unstemmed Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
title_sort Sucesso / insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género
author Saavedra,Luísa
author_facet Saavedra,Luísa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra,Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
género
classe
topic Sucesso escolar
género
classe
description Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria "rapariga" nem a categoria "rapaz" são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socioeconómico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.15 n.1 2001
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554227856146432