Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/4415
Resumo: Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria «rapariga» nem a categoria «rapaz» são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socio-económico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socio-económico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socio-económico e de níveis socio-económicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socio-económicos e os rapazes dos diferentes níveis socio-económicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.
id RCAP_3a9e57860a5c1fb7a188cb7299c29995
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do géneroSucesso escolarGéneroClasseEste estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria «rapariga» nem a categoria «rapaz» são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socio-económico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socio-económico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socio-económico e de níveis socio-económicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socio-económicos e os rapazes dos diferentes níveis socio-económicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.Associação Portuguesa de PsicologiaUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/4415por"Psicologia". 15:1 (2001) 67-92.0874-20492183-2471info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:21.245332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
title Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
spellingShingle Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
Saavedra, Luísa
Sucesso escolar
Género
Classe
title_short Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
title_full Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
title_fullStr Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
title_full_unstemmed Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
title_sort Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Género
Classe
topic Sucesso escolar
Género
Classe
description Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria «rapariga» nem a categoria «rapaz» são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socio-económico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socio-económico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socio-económico e de níveis socio-económicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socio-económicos e os rapazes dos diferentes níveis socio-económicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/4415
url http://hdl.handle.net/1822/4415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia". 15:1 (2001) 67-92.
0874-2049
2183-2471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132193024376832