As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Margarida Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2776
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_44748eb7ff69797db121d6d9308a6b46
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do diaresponsável do diaeducação pré-escolarcompetências sociaisresponsabilidaderesponsible of the daypre-school educationsocial skillsresponsabilityRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitulado por: As Conceções das Crianças e Educadores/educadoras Acerca do Responsável do Dia. A presente investigação encontra-se organizada em duas partes: a primeira parte, é a reflexiva, onde se aborda uma reflexão geral de todas as minhas práticas supervisionadas, dando ênfase às experiências significativas, dificuldades existentes e alterações e desafios que surgiram ao longo deste percurso. A segunda parte, é a investigativa, esta aborda o exercício investigativo, sendo este uma investigação qualitativa de caráter descritivo. Nesta segunda parte, é possível verificar a existência de dois estudos: o primeiro que contempla a análise às entrevistas realizadas a cinco educadoras e, ainda, um segundo estudo que contempla a análise às entrevistas a vinte e duas crianças da sala de jardim de infância. Esta investigação procura entender quais as conceções que as crianças dos três aos seis anos e educadores/as têm acerca do responsável do dia, nomeadamente no que consiste e quais as suas responsabilidades. De uma forma geral, ao utilizar a prática do responsável do dia, a criança está a desenvolver a sua responsabilidade, autonomia e autoestima.This report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, titled: The Knowledge of the World in Kindergarten through Cooperative Learning Methods, with objectives. The present research is organized in two parts. The first part is the reflexive one, which addresses a general reflection of all my supervised practices, emphasizing the significant experiences, the existing difficulties and the changes and challenges that have arisen throughout this route. The second part is the investigative one, addresses the investigative exercise, being a qualitative investigation of descriptive character. In this second part, it is possible to verify the availability of two studies: the first one that includes the analysis of interviews and interviews of five educators, and also a second study that examines the analysis of interviews of twentytwo children of the kindergarten room. This research seeks to understand what are the conceptions that children from three to six years old and the educators who have relationship with the day guard, especially those who are and what are their responsibilities. Generally speaking, to utilize a responsible practice a day, a child is developing their responsibility, autonomy and self-esteem.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMonteiro, Diana Margarida Pereira2020-01-13T16:24:39Z2019-12-132019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2776TID:202352994por202352994info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:42.131887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
title As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
spellingShingle As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
Monteiro, Diana Margarida Pereira
responsável do dia
educação pré-escolar
competências sociais
responsabilidade
responsible of the day
pre-school education
social skills
responsability
title_short As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
title_full As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
title_fullStr As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
title_full_unstemmed As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
title_sort As conceções das crianças e educadores/educadoras acerca do responsável do dia
author Monteiro, Diana Margarida Pereira
author_facet Monteiro, Diana Margarida Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Diana Margarida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv responsável do dia
educação pré-escolar
competências sociais
responsabilidade
responsible of the day
pre-school education
social skills
responsability
topic responsável do dia
educação pré-escolar
competências sociais
responsabilidade
responsible of the day
pre-school education
social skills
responsability
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2019-12-13T00:00:00Z
2020-01-13T16:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2776
TID:202352994
url http://hdl.handle.net/10400.15/2776
identifier_str_mv TID:202352994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352994
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036896043008