Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kenski, Vani M.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15249
Resumo: A complexidade e amplitude apresentadas pelo trinômio – educação, memórias e cultura digital – extrapolam os limites desta breve reflexão. A urgência de tratar do tema, no entanto, me encaminha para primeiras aproximações para melhor compreensão dessas relações na contemporaneidade e nos próximos futuros. O tema, ou melhor ainda, esses temas, unidos ou separados são relevantes. Eles me provocam e me fascinam de formas distintas há algum tempo. Diremos, décadas. Desde o início dos anos 90 do século passado tenho pesquisado e produzido publicações sobre as transformações ocasionadas pelas mídias nas relações entre memórias e educação. A memória individual é parte essencial do processo de educação que permeia todos os momentos de nossas vidas. Define nossos conhecimentos, lembranças, hábitos, paixões, valores e movimentos pessoais. Nossas escolhas em cada época são sempre mediadas pelas memórias que temos do que já vivemos, aprendemos e valorizamos, ou não. Escolas são instituições de memórias culturais, definidoras das nossas formações. Elas se pautam pelos valores, construções e práticas históricas e sociais características de cada época. Assim, o privilégio de acompanhar o progressivo e ágil processo desencadeado pela incorporação massiva dos meios digitais em nossas vidas e na sociedade, nos leva a considerar a urgente necessidade de compreender essa nova realidade em que a memória se articula com a cultura digital e a educação na atualidade e nos próximos futuros.
id RCAP_44971c93f52e4dacdfbd6b30f745b2e7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futurosEducation, memories and digital culture: reflections for today and the next futuresMídias digitaisFormaçõesEscolarizaçõesComunicação ubíquaSociedade digitalMemória virtualDigital mediaFormationsSchoolingUbiquitous communicationDigital societyVirtual memoryODS::04:Educação de QualidadeA complexidade e amplitude apresentadas pelo trinômio – educação, memórias e cultura digital – extrapolam os limites desta breve reflexão. A urgência de tratar do tema, no entanto, me encaminha para primeiras aproximações para melhor compreensão dessas relações na contemporaneidade e nos próximos futuros. O tema, ou melhor ainda, esses temas, unidos ou separados são relevantes. Eles me provocam e me fascinam de formas distintas há algum tempo. Diremos, décadas. Desde o início dos anos 90 do século passado tenho pesquisado e produzido publicações sobre as transformações ocasionadas pelas mídias nas relações entre memórias e educação. A memória individual é parte essencial do processo de educação que permeia todos os momentos de nossas vidas. Define nossos conhecimentos, lembranças, hábitos, paixões, valores e movimentos pessoais. Nossas escolhas em cada época são sempre mediadas pelas memórias que temos do que já vivemos, aprendemos e valorizamos, ou não. Escolas são instituições de memórias culturais, definidoras das nossas formações. Elas se pautam pelos valores, construções e práticas históricas e sociais características de cada época. Assim, o privilégio de acompanhar o progressivo e ágil processo desencadeado pela incorporação massiva dos meios digitais em nossas vidas e na sociedade, nos leva a considerar a urgente necessidade de compreender essa nova realidade em que a memória se articula com a cultura digital e a educação na atualidade e nos próximos futuros.The complexity and range presented by the trinomial – education, memories, and digital culture – go beyond the limits of this brief reflection. The urgency of dealing with the subject, however, leads me to first approximations for a better understanding of these relationships in contemporary times and in the near future. The theme, or better yet, these themes, however, united or separate are relevant. They have teased and fascinated me in different ways for some time now. Shall we say decades. Since the beginning of the 90s of the last century, I have been researching and producing publications on the transformations caused by the media in the relationship between memories and education. Individual memory is an essential part of the education process that permeates every moment of our lives. It defines knowledges, recalls, habits, passions, values and personal movements. Our choices in each era are always mediated by the memories we have of what we have lived, learned and valued, or not. Schools are institutions of cultural memories, defining our formations. They are guided by the values, constructions and historical and social practices characteristic of each era. Thus, the privilege of accompanying the progressive and agile process triggered by the massive incorporation of digital media in our lives and in society, leads us to consider the urgent need to understand this new reality with which memory is articulated with digital culture and education. now and in the near future.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoKenski, Vani M.2023-12-13T16:27:47Z2023-07-312023-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15249porKenski, V. M. (2023). Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 35-44. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.232795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:44.412345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
Education, memories and digital culture: reflections for today and the next futures
title Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
spellingShingle Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
Kenski, Vani M.
Mídias digitais
Formações
Escolarizações
Comunicação ubíqua
Sociedade digital
Memória virtual
Digital media
Formations
Schooling
Ubiquitous communication
Digital society
Virtual memory
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
title_full Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
title_fullStr Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
title_full_unstemmed Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
title_sort Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros
author Kenski, Vani M.
author_facet Kenski, Vani M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Kenski, Vani M.
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Formações
Escolarizações
Comunicação ubíqua
Sociedade digital
Memória virtual
Digital media
Formations
Schooling
Ubiquitous communication
Digital society
Virtual memory
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Mídias digitais
Formações
Escolarizações
Comunicação ubíqua
Sociedade digital
Memória virtual
Digital media
Formations
Schooling
Ubiquitous communication
Digital society
Virtual memory
ODS::04:Educação de Qualidade
description A complexidade e amplitude apresentadas pelo trinômio – educação, memórias e cultura digital – extrapolam os limites desta breve reflexão. A urgência de tratar do tema, no entanto, me encaminha para primeiras aproximações para melhor compreensão dessas relações na contemporaneidade e nos próximos futuros. O tema, ou melhor ainda, esses temas, unidos ou separados são relevantes. Eles me provocam e me fascinam de formas distintas há algum tempo. Diremos, décadas. Desde o início dos anos 90 do século passado tenho pesquisado e produzido publicações sobre as transformações ocasionadas pelas mídias nas relações entre memórias e educação. A memória individual é parte essencial do processo de educação que permeia todos os momentos de nossas vidas. Define nossos conhecimentos, lembranças, hábitos, paixões, valores e movimentos pessoais. Nossas escolhas em cada época são sempre mediadas pelas memórias que temos do que já vivemos, aprendemos e valorizamos, ou não. Escolas são instituições de memórias culturais, definidoras das nossas formações. Elas se pautam pelos valores, construções e práticas históricas e sociais características de cada época. Assim, o privilégio de acompanhar o progressivo e ágil processo desencadeado pela incorporação massiva dos meios digitais em nossas vidas e na sociedade, nos leva a considerar a urgente necessidade de compreender essa nova realidade em que a memória se articula com a cultura digital e a educação na atualidade e nos próximos futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T16:27:47Z
2023-07-31
2023-07-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15249
url http://hdl.handle.net/10400.2/15249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Kenski, V. M. (2023). Educação, memórias e cultura digital: reflexões para hoje e os próximos futuros. Video Journal of Social and Human Research, 2(1), 35-44. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.23
2795-5745
https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i1.23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435122470912