GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos Dos Santos, José Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Astrigilda, Trocado, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14852
Resumo: No sentido se implementar uma abordagem STEAM incluindo o uso da tecnologia, nomeadamente o uso do software de matemática interativa o GeoGebra, nas aulas de matemática, no espaço lusófono, foram concebidos os materiais que aqui se apresentam, a implementar numa primeira fase junto dos professores. Posteriormente, com as necessárias adaptações, estas tarefas serãoaplicadas junto dos estudantes. As tarefas abordam situações de modelação, em problemas geométricos a duas e três dimensões, com o intuito de aplicar o software GeoGebra na sua análise de modo a ilustrar as suas capacidades. São utilizadas as diferentes janelas deste software, nomeadamente as janelas 2D e 3D, janela CAS, folha de cálculo e as janelas bidimensionais extra de modo a estudar planos de corte em sólidos e algumas superfícies. As tarefas são apresentadas para que qualquer utilizador, independente do grau de conhecimento que tenha do software, as possa acompanhar, suportando-se em roteiros com algumas indicações das ferramentas e comandos a usar. Pensadas para o ensino e aprendizagem da Matemática, a partir de uma abordagem STEAM, estas tarefas permitem conexões com outras Ciências e as Artes, e propiciam o desenvolvimento de projetos utilizando e consolidação conteúdos matemáticos relevantes. Estas tarefas integram as propostas de atividades dos participantes dos Cursos de Formação de Formadores em GeoGebra para os Países de Língua Oficial Portuguesa, que a partir de 2019 têm incidência na abordagem STEAM. Estes cursos são realizados com o alto patrocínio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dado o interesse que as tarefas tem para os utilizadores do espaço ibérico, bem como a sua disseminação a nível global, os materiais que inicialmente foram elaborados em língua portuguesa serão adaptadas para os falantes de língua castelhana e inglesa.
id RCAP_44c83c8dd2ade2e7b8753b70bb4caaa1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAMMatemáticaSTEAMGeoGebraTecnologiaNo sentido se implementar uma abordagem STEAM incluindo o uso da tecnologia, nomeadamente o uso do software de matemática interativa o GeoGebra, nas aulas de matemática, no espaço lusófono, foram concebidos os materiais que aqui se apresentam, a implementar numa primeira fase junto dos professores. Posteriormente, com as necessárias adaptações, estas tarefas serãoaplicadas junto dos estudantes. As tarefas abordam situações de modelação, em problemas geométricos a duas e três dimensões, com o intuito de aplicar o software GeoGebra na sua análise de modo a ilustrar as suas capacidades. São utilizadas as diferentes janelas deste software, nomeadamente as janelas 2D e 3D, janela CAS, folha de cálculo e as janelas bidimensionais extra de modo a estudar planos de corte em sólidos e algumas superfícies. As tarefas são apresentadas para que qualquer utilizador, independente do grau de conhecimento que tenha do software, as possa acompanhar, suportando-se em roteiros com algumas indicações das ferramentas e comandos a usar. Pensadas para o ensino e aprendizagem da Matemática, a partir de uma abordagem STEAM, estas tarefas permitem conexões com outras Ciências e as Artes, e propiciam o desenvolvimento de projetos utilizando e consolidação conteúdos matemáticos relevantes. Estas tarefas integram as propostas de atividades dos participantes dos Cursos de Formação de Formadores em GeoGebra para os Países de Língua Oficial Portuguesa, que a partir de 2019 têm incidência na abordagem STEAM. Estes cursos são realizados com o alto patrocínio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dado o interesse que as tarefas tem para os utilizadores do espaço ibérico, bem como a sua disseminação a nível global, os materiais que inicialmente foram elaborados em língua portuguesa serão adaptadas para os falantes de língua castelhana e inglesa.In order to implement a STEAM approach including the use of technology, namely the use of interactive mathematics software GeoGebra, in mathematics classes, in the lusophone space, the materials presented here were conceived, to be implemented in a first phase among teachers. Later, with the necessary adaptations, these tasks will be applied to the students. The tasks deal with modeling situations, in two- and three-dimensional geometric problems, in order to apply GeoGebra software in its analysis to illustrate its capabilities. The different windows of this software are used, namely the 2D and 3D windows, CAS window, spreadsheet and extra two dimensional windows in order to study cutting planes in solids and some surfaces. The tasks are presented so that any user, regardless of the degree of knowledge they have of the software, can follow them, being supported in scripts with some indications of the tools and commands to use. Designed for the teaching and learning of Mathematics, from a STEAM approach, these tasks allow connections with other Sciences and the Arts, and allow the development of projects using and consolidating relevant mathematical contents. These tasks are part of the proposals of activities of the participants of the Training Courses for Trainers in GeoGebra for Portuguese Speaking Countries, which from 2019 have an impact on the STEAM approach. These courses are carried out with the high sponsorship of the Organization of Ibero-American States for Education, Science and Culture (OEI). Given the interest that the tasks have for the users of the Iberian space, as well as their dissemination at a global level, the materials initially developed in Portuguese language will be adapted for Spanish and English speakers.ArXivRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDos Santos Dos Santos, José ManuelSilveira, AstrigildaTrocado, Alexandre2019-11-20T09:51:46Z2019-06-032019-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:34.529646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
title GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
spellingShingle GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
Dos Santos Dos Santos, José Manuel
Matemática
STEAM
GeoGebra
Tecnologia
title_short GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
title_full GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
title_fullStr GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
title_full_unstemmed GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
title_sort GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM
author Dos Santos Dos Santos, José Manuel
author_facet Dos Santos Dos Santos, José Manuel
Silveira, Astrigilda
Trocado, Alexandre
author_role author
author2 Silveira, Astrigilda
Trocado, Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dos Santos Dos Santos, José Manuel
Silveira, Astrigilda
Trocado, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
STEAM
GeoGebra
Tecnologia
topic Matemática
STEAM
GeoGebra
Tecnologia
description No sentido se implementar uma abordagem STEAM incluindo o uso da tecnologia, nomeadamente o uso do software de matemática interativa o GeoGebra, nas aulas de matemática, no espaço lusófono, foram concebidos os materiais que aqui se apresentam, a implementar numa primeira fase junto dos professores. Posteriormente, com as necessárias adaptações, estas tarefas serãoaplicadas junto dos estudantes. As tarefas abordam situações de modelação, em problemas geométricos a duas e três dimensões, com o intuito de aplicar o software GeoGebra na sua análise de modo a ilustrar as suas capacidades. São utilizadas as diferentes janelas deste software, nomeadamente as janelas 2D e 3D, janela CAS, folha de cálculo e as janelas bidimensionais extra de modo a estudar planos de corte em sólidos e algumas superfícies. As tarefas são apresentadas para que qualquer utilizador, independente do grau de conhecimento que tenha do software, as possa acompanhar, suportando-se em roteiros com algumas indicações das ferramentas e comandos a usar. Pensadas para o ensino e aprendizagem da Matemática, a partir de uma abordagem STEAM, estas tarefas permitem conexões com outras Ciências e as Artes, e propiciam o desenvolvimento de projetos utilizando e consolidação conteúdos matemáticos relevantes. Estas tarefas integram as propostas de atividades dos participantes dos Cursos de Formação de Formadores em GeoGebra para os Países de Língua Oficial Portuguesa, que a partir de 2019 têm incidência na abordagem STEAM. Estes cursos são realizados com o alto patrocínio da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Dado o interesse que as tarefas tem para os utilizadores do espaço ibérico, bem como a sua disseminação a nível global, os materiais que inicialmente foram elaborados em língua portuguesa serão adaptadas para os falantes de língua castelhana e inglesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T09:51:46Z
2019-06-03
2019-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14852
url http://hdl.handle.net/10400.22/14852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ArXiv
publisher.none.fl_str_mv ArXiv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437817921536