Ferramentas de envio, recepção e tratamento de pedidos de fornecimento e gestão de pendentes na ASCENZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Pedro Miguel Rosado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30734
Resumo: O presente relatório insere-se no contexto da unidade curricular de Dissertação / Trabalho de Projeto / Estágio, lecionada no Mestrado em Ciências Empresariais – ramo de Gestão Logística da Escola Superior de Ciências Empresarias, do Instituto Politécnico de Setúbal. O mesmo teve como tema base “Ferramentas de envio, recepção e tratamento de pedidos e gestão de pendentes na ASCENZA”. A ideia para o desenvolvimento dos trabalhos descritos no presente relatório e suportado nos conhecimentos adquiridos no âmbito do Mestrado em Ciências Empresariais surgiu após a reorganização do departamento da Administração de Vendas (ADV) da ASCENZA e que teve como origem a saída de alguns elementos deste departamento (por motivos de reforma) e a redefinição de funções dos elementos que se mantiveram no departamento e dos que entraram de novo. A reestruturação de um departamento implica por vezes a substituição de alguns elementos. Substituição essa que geralmente é feita por elementos com ideias e métodos de trabalho diferentes, que originam sempre mudanças na forma de trabalho, pois geralmente, quem entra de novo, quer sempre mostrar trabalho e quer faze-lo à sua maneira, ou seja, dar o seu cunho pessoal ao mesmo. Nesse sentido, houve uma área onde essa necessidade de se fazer diferente foi mais que evidente: a forma como as encomendas chegavam ao departamento da ADV. Numa empresa que se quer afirmar como uma grande empresa no mercado nacional e cada vez mais no mercado internacional, os seus processos têm de ser eficientes e dispor de toda a informação necessária para que se possam tomar as decisões mais acertadas e coerentes, e fazer com que todo o trabalho decorra de uma forma fluida e rápida. Também é importante que a informação necessária para a execução do trabalho chegue de uma forma célere, correcta e que permita uma rápida análise da mesma. Hoje em dia, a forma como a informação é passada é fulcral para o bom funcionamento das empresas. E neste caso, como vamos poder verificar, era uma mudança que já se exigia há mais tempo, mas que não tinha sido ainda possível pela resistência que os antigos elementos do departamento mostravam quando se tentava apresentar algo de novo e mais avançado. Como vamos ter oportunidade de verificar mais adiante no presente relatório, as mudanças foram enormes e os ganhos foram imensos, não só no trabalho do departamento de ADV, como também noutros departamentos adjacentes, como sendo, a Logística. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos trabalhos descritos foi assente na recolha, análise e selecção de referências bibliográficas, e no estudo de caso que envolveu uma investigação, levantamento documental e observação directa das práticas utilizadas. Para melhor compreensão dos pontos a serem abordados no presente relatório, de seguida apresento a estrutura do mesmo. Este relatório iniciará com um enquadramento teórico relativo ao tema em estudo, apresentando alguns conceitos básicos que são necessários para a correcta compreensão do relatório em causa e explicar com mais detalhe a gestão de informação, a sua evolução, bem como as suas vantagens e importância nos dias de hoje. No capitulo 1 é feita a apresentação da empresa onde foi realizado o presente relatório, indicando alguns dos dados mais relevantes da mesma, bem como um pouco da sua história, desenvolvimento e política. No capítulo 2 será feita uma apresentação da situação inicial, explicando detalhadamente todos os processos passados e mostrando a necessidade de mudança. O capítulo 3 é dedicado às ferramentas que foram desenvolvidas para a resolução da problemática encontrada, explicando todo o processo de criação, implementação, forma de funcionamento e resultados obtidos. No capítulo 4, é então feito um balanço dos trabalhos descritos no presente relatório, reflectindo um pouco acerca do que correu bem e do que correu menos bem.
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