Processo de gestão de pedidos para expedição: estudo de caso: Ascenza Agro, S. A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Fábio Miguel Santana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30491
Resumo: Este Trabalho de Projeto para obtenção do grau de mestre em Ciências Empresariais – Ramo de Logística foi realizada no complexo industrial da empresa Ascenza Agro, S.A., no período de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, contabilizando no total 11 meses de trabalho. A escolha do tema esteve relacionada com um desafio laboral que decidimos abraçar e coordenar na empresa em estudo, passando por adaptar o processo de gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição à nova reestruturação da empresa. A informação é nos dias de hoje, segundo Laribee (1991) e Nolan (1982), aceite pelas organizações como fator influenciador para o sucesso das mesmas. A informação tem um ciclo de vida e uma valorização que devem ser geridas à semelhança de outros recursos da organização, sendo utilizada como um fator estruturante, bem como um instrumento para a mudança da própria organização (Zorrinho, 1991). As organizações são diariamente confrontadas com um elevado volume de informação que tem de ser reunida e trabalhada. Este grande volume informacional é, nos dias de hoje, cada vez mais trabalhado através de Tecnologias de Informação (TI) e sistema de Informação (SI), sendo a informação inputs para gerar conhecimento a favor das organizações. Contudo, a simbiose entre tecnologias de informação e Comunicação como WMS e ERP não permitem uma integração plena, tendo-se de a curto prazo encontrar soluções. Na proposta apresentada, desenvolvida através do levantamento de dados, foi possível desenvolver uma solução, no curto prazo (Cockpit de Expedição), para ultrapassar questões operacionais na gestão e planeamento dos pedidos de cargas para expedição. O sucesso da mesma será transposto como base para o novo ERP SAP que a empresa está a adotar.
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