Os usos do Youtube e o consumo: um estudo exploratório sobre a geração Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84242 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
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Os usos do Youtube e o consumo: um estudo exploratório sobre a geração ZHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaEste breve estudo debruça-se sobre os padrões de uso do Youtube pela geração Z, tentando perceber até que ponto aquele meio de comunicação é utilizado pelos jovens sobretudo relativamente às suas escolhas em termos de consumo de moda. A geração Z, define as pessoas nascidas entre o ano de 1995 e 2010, ou seja, a geração que nasce em plena utilização da internet. Trata-se de uma geração para quem o quotidiano não foi alterado devido à tecnologia de informação e comunicação, porque esta era pré-existente. Estas pessoas viveram toda a evolução digital de perto e, o seu quotidiano resultou, desde nascimento, de uma união completa com as tecnologias. Isso quer dizer que os seus estilos de vida, hábitos de consumo, ou práticas sociais estão muito dependentes dos usos das tecnologias. Nos últimos anos, observa-se que estas tecnologias implicam cada vez mais plataformas de comunicação usadas para diversos fins. O Youtube é umas dessas ferramentas com elevado valor social e simbólico, uma vez que permitiu estabelecer um contacto direto entre pessoas e desencadear todo um contexto para a divulgação de informação de consumo altamente globalizado, condicionando hábitos e práticas. Neste contexto, e bem anteriormente à pandemia Covid-19, o presente estudo teve como principal objetivo perceber algumas das coordenadas principais da relação entre os usos do Youtube e o consumo de moda por parte da geração Z. Na base da problemática existente sobre a geração Z os usos do Youtube, procedeu-se à aplicação de um questionário online dirigido a pessoas com as idades compatíveis com a geração Z. Os resultados, ainda que limitados permitem estabelecer que a geração Z tem uma presença muito forte nas redes sociais, nomeadamente no Youtube e que esta plataforma é um dos meios bastante utilizado para aceder a informação de moda, com importância na prática de consumo dos jovens. Todavia, o género sobressaiu como uma variável importante na definição desses padrões.This brief study focuses on the patterns of use of Youtube by generation Z, trying to understand to what extent that means of communication is used by young people, especially regarding their choices in terms of fashion consumption. Generation Z defines people born between 1995 and 2010, that is, the generation that is born in full use of the internet. This is a generation for whom the daily life has not been changed due to information and communication technology, because this was pre-existing. These people have lived through the entire digital evolution up close and their daily lives have resulted, since birth, from a complete union with technologies. This means that their lifestyles, consumption habits, or social practices are very dependent on the uses of technologies. In the latter, it is observed that these technologies increasingly imply communication platforms used for different purposes. Youtube is one of those tools with high social and symbolic value, since it allowed direct contact between people and triggered a whole context for the dissemination of highly globalized consumer information, conditioning habits and practices. In this context, and well before the Covid-19 pandemic, the main objective of this study was to understand some of the main coordinates of the relationship between the uses of Youtube and the consumption of fashion by generation Z. Z the uses of Youtube, an online questionnaire was applied to people with ages compatible with generation Z. The results, although limited, allow us to establish that generation Z has a very strong presence in social networks, namely in the Youtube and that this platform is one of the means widely used to access fashion information, with importance in the consumption practice of young people. However, gender stood out as an important variable in defining these standards.Vasconcelos, RosaAraújo, Emília RodriguesUniversidade do MinhoCarvalho, Sofia Jorge Dias20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84242por203259904info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:07.090273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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