Ausência/presença dos pais na consulta de odontopediatria - revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Simões
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9652
Resumo: Um dos maiores desafios na consulta de odontopediatria é o controlo de comportamento da criança que é influenciado por diversos fatores internos e externos que comprometem o sucesso do tratamento. Com o intuito de eliminar esses fatores foram desenvolvidas inúmeras técnicas de controlo comportamental básicas e avanças. A técnica da ausência/presença dos pais na consulta de odontopediatria é descrita como sendo uma técnica de controlo comportamental básica usada para controlar comportamentos inadequados durante a consulta e auxiliar a comunicação entre o paciente, o médico dentista e os pais. Esta técnica é usada consoante os fatores: idade, desenvolvimento psicológico da criança, contexto da consulta e contexto familiar. O objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da técnica ausência/presença dos pais e o seu efeito na ansiedade e no comportamento da criança. Foram selecionados estudos com base nas recomendações do guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) que utilizassem um método comparativo entre a ausência e a presença dos pais em consultório e que, para cada uma delas, avaliassem o comportamento ou ansiedade da criança. A técnica ausência/presença, sendo uma técnica não invasiva, é amplamente utilizada para controlo de comportamento. No entanto, os resultados dos estudos são heterogéneos, sendo que a maioria não reportou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (ausência/presença dos pais) nos parâmetros avaliados para a ansiedade e comportamento da criança.
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