A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15506 |
Resumo: | A televisão, devido à sua alta taxa de penetração, continua a ser um dos principais meios para obtenção de informação política em Portugal, e, muitas vezes, o único. Assim, através do agendamento (agenda-setting), a televisão domina a forma como os seus espetadores percecionam determinado assunto e indivíduo. Dito isto, pretendo demonstrar a passagem da influência (manipulação) do medium televisivo, para a dominação do nosso pensamento. Irei, assim, focar-me na comunicação política reunindo argumentos de variados autores para explicar e validar a minha tese. Através de um estudo de caso - as eleições presidenciais de 2016 - será realizada uma comparação entre o tipo de informação, imagem e tempo dedicado a cada candidato presidencial nos jornais televisivos durante a campanha com os resultados eleitorais. |
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A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016TelevisãoInformação televisivaInfluência socialComportamento do consumidorEleição presidencial - 2016Agenda-settingDominationInfluenceManipulationPresidential electionsA televisão, devido à sua alta taxa de penetração, continua a ser um dos principais meios para obtenção de informação política em Portugal, e, muitas vezes, o único. Assim, através do agendamento (agenda-setting), a televisão domina a forma como os seus espetadores percecionam determinado assunto e indivíduo. Dito isto, pretendo demonstrar a passagem da influência (manipulação) do medium televisivo, para a dominação do nosso pensamento. Irei, assim, focar-me na comunicação política reunindo argumentos de variados autores para explicar e validar a minha tese. Através de um estudo de caso - as eleições presidenciais de 2016 - será realizada uma comparação entre o tipo de informação, imagem e tempo dedicado a cada candidato presidencial nos jornais televisivos durante a campanha com os resultados eleitorais.Television, due to its high penetration rate, is still one of the main means to obtain political information in Portugal, and, many times, the only one. Therefore, through agenda-setting, television dominates the way its viewers see certain topic or individual. That said, I intend to affirm that we verify a passage from an influence (manipulation) of the television medium, to a domination of our thought. I will focus on political communication collecting arguments of various authors to explain and validate my idea. Through the case study - presidential elections of 2016 - will be made a comparison between the type of information, image and time dedicated to a certain presidential candidate in the news during the campaign with the election results.2018-04-05T11:55:01Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-162017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15506TID:201762056porAlmeida, Ana Filipa Cipriano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:23.816186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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