Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7755 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Novos Media e Práticas Web |
id |
RCAP_4503496beed345518c5ba57c84dfaafb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na webComunicação Estratégica DigitalMedia SociaisUtilizador 2.0Enterprise 2.0Trabalho de Projeto apresentado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Novos Media e Práticas WebO desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a promoção da transmissão digital aplicada aos processos técnicos e administrativos, e o melhoramento da qualidade de acesso à Internet, em consumo doméstico e empresarial, deixaram de pertencer ao leque de preocupações do mercado exclusivo da tecnologia e das operadoras de telecomunicações. Estes temas passaram a integrar as agendas políticas de Portugal e da própria União Europeia que identificam a aposta no digital como um fator estratégico de superação da crise atual. Esta aposta passa pela definição de uma Agenda Digital capaz de promover o investimento público e privado em Investigação e Desenvolvimento (I&D), que tenha repercussões ao nível do progresso no conhecimento, no crescimento sustentável e no crescimento inclusivo. O contexto de crise atual pode, por vezes, ser entendido como uma oportunidade, um estímulo à capacidade das organizações reverem e reinventarem os seus procedimentos e as suas estratégias de comunicação, interna e externamente. Hoje, reconhecemos que existe uma nova cultura de participação individual e coletiva, baseada nos princípios da Web 2.0 que atribuíram novas competências aos utilizadores. Podemos falar num utilizador 2.0, com capacidades de compreensão das plataformas sociais na Web e domínio das novas aplicações online. Um novo perfil de utilizador com capacidades singulares que cada organização poderá canalizar para a definição de uma nova estratégia de comunicação. Uma nova abordagem à comunicação estratégica baseada na integração de aplicações e ferramentas digitais online 2.0 nos procedimentos organizacionais é o que pretende potenciar o projeto D-Motions 2.0, com o intuito de otimizar as metas de sucesso definidas (Enterprise 2.0). Falamos da integração de ferramentas low-cost, geradas com características e propriedades da Web dinâmica, que permitem aumentar a competitividade digital dos indivíduos e das organizações. Neste sentido, propõe-se a construção de um produto editorial temático desenvolvido para a Web capaz de promover e agregar investigação académica e científica, abrangendo diferentes áreas de conhecimento, que procura dar um contributo para a construção de uma visão holística e clarificadora da Comunicação Estratégica Digital e a sua diferente aplicação aos distintos domínios da realidade da comunicação social, organizacional e outros. Um espaço que pretende estabelecer uma relação de compromisso e de proximidade entre as organizações e a academia. Com o intuito de contribuir para a competitividade digital das organizações definimos uma proposta para um Modelo Teórico de Maturidade em Comunicação Estratégica Digital.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMonteiro, David José Marques2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:54Zoai:run.unl.pt:10362/7755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:42.313995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
title |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
spellingShingle |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web Monteiro, David José Marques Comunicação Estratégica Digital Media Sociais Utilizador 2.0 Enterprise 2.0 |
title_short |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
title_full |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
title_fullStr |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
title_full_unstemmed |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
title_sort |
Comunicação estratégica digital. Otimização das estratégias comunicacionais através de novas plataformas sociais na web |
author |
Monteiro, David José Marques |
author_facet |
Monteiro, David José Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, David José Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Estratégica Digital Media Sociais Utilizador 2.0 Enterprise 2.0 |
topic |
Comunicação Estratégica Digital Media Sociais Utilizador 2.0 Enterprise 2.0 |
description |
Trabalho de Projeto apresentado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Novos Media e Práticas Web |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7755 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137824217235456 |