O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Paulo Jorge Miranda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43899
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_450647805e98c6ab6ecfd3a3eaf91cf7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barrocoThe education of musicology and the rhetoric: musical discourse in the baroque periodRetórica musicalPeríodo barrocoDidática das ciências musicaisMusical rhetoricBaroque periodDidactics for musicologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO estudo intitulado “O Ensino das Ciências Musicais e a Retórica: Discurso Musical no Período Barroco”, é uma abordagem à temática da retórica musical no ensino das Ciências Musicais. Este projeto foi implementado no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. O trabalho detém-se nas seguintes questões de investigação:1) o que é a retórica musical, 2) como abordar com os alunos a problemática da retórica musical barroca, e 3) qual o contributo da temática em estudo para a formação dos alunos. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza qualitativa e os participantes foram os alunos de quatro turmas das disciplinas de Iniciação Musical IV, Formação Musical (6º Ano/ 2º Grau e 9º Ano/ 5º Grau) e História da Cultura e das Artes (11º Ano) do Conservatório de Música do Porto. Em síntese, o estudo visa a compreensão a aplicação na didática das Ciências Musicais das estruturas de discurso retórico nas obras do período musical do barroco, tendo em conta que a retórica musical é uma temática pouco conhecida/ trabalhada pelos alunos; que a retórica musical é um tema que se cruza com diversas disciplinas existentes no currículo nomeadamente Filosofia e Português; que os alunos se interessam pela temática, conseguindo estabelecer relações com as disciplinas supramencionadas e ainda pelo facto do material de apoio pedagógico de suporte ser quase inexistente. O presente trabalho é uma contribuição a uma possível abordagem ao universo da comunicação e organização do pensamento musical.The study entitled “The Education of Musicology and the Rhetoric: Musical Discourse in the Baroque Period”, is an approach to the subject of musical rhetoric in the teaching of Musicology. This project was implemented at the Oporto Music Conservatory, within the framework of a Master's degree in Music Education at the University of Minho. The study gives close attention to the following research questions: 1) what is music rhetoric, 2) how to deal with the issue of Baroque musical rhetoric with students, and 3) what is the contribution of the subject matter at hand to the training of students. The methodology used in this research is qualitative and participants were students from four different classes studying Music Initiation IV, Music Training (grade 6 / level 2 and grade 9 / level 5) and History of Culture and Arts (Grade 11) at the Oporto Music Conservatory. In short, the study aims to understand and apply the structures in rhetoric discourse in the didactics of Musicology in the works of the baroque period, taking into account that musical rhetoric is a subject that is often unknown / worked on by students; understand that the musical rhetoric is a theme that overlaps with several existing subjects in the curriculum including Philosophy and Portuguese; get students interested in the subject, establishing relationships with the above mentioned subjects taking into consideration that pedagogical support material is almost non-existent. This study is a contribution to a possible approach to the world of communication and organization of musical thought.Lessa, Elisa MariaUniversidade do MinhoAraújo, Paulo Jorge Miranda20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43899por201271427info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:11.676472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
The education of musicology and the rhetoric: musical discourse in the baroque period
title O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
spellingShingle O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
Araújo, Paulo Jorge Miranda
Retórica musical
Período barroco
Didática das ciências musicais
Musical rhetoric
Baroque period
Didactics for musicology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
title_full O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
title_fullStr O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
title_full_unstemmed O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
title_sort O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
author Araújo, Paulo Jorge Miranda
author_facet Araújo, Paulo Jorge Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lessa, Elisa Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Paulo Jorge Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica musical
Período barroco
Didática das ciências musicais
Musical rhetoric
Baroque period
Didactics for musicology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Retórica musical
Período barroco
Didática das ciências musicais
Musical rhetoric
Baroque period
Didactics for musicology
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43899
url http://hdl.handle.net/1822/43899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201271427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132790539681792