O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43899 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_450647805e98c6ab6ecfd3a3eaf91cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43899 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barrocoThe education of musicology and the rhetoric: musical discourse in the baroque periodRetórica musicalPeríodo barrocoDidática das ciências musicaisMusical rhetoricBaroque periodDidactics for musicologyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO estudo intitulado “O Ensino das Ciências Musicais e a Retórica: Discurso Musical no Período Barroco”, é uma abordagem à temática da retórica musical no ensino das Ciências Musicais. Este projeto foi implementado no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho. O trabalho detém-se nas seguintes questões de investigação:1) o que é a retórica musical, 2) como abordar com os alunos a problemática da retórica musical barroca, e 3) qual o contributo da temática em estudo para a formação dos alunos. A metodologia utilizada nesta investigação é de natureza qualitativa e os participantes foram os alunos de quatro turmas das disciplinas de Iniciação Musical IV, Formação Musical (6º Ano/ 2º Grau e 9º Ano/ 5º Grau) e História da Cultura e das Artes (11º Ano) do Conservatório de Música do Porto. Em síntese, o estudo visa a compreensão a aplicação na didática das Ciências Musicais das estruturas de discurso retórico nas obras do período musical do barroco, tendo em conta que a retórica musical é uma temática pouco conhecida/ trabalhada pelos alunos; que a retórica musical é um tema que se cruza com diversas disciplinas existentes no currículo nomeadamente Filosofia e Português; que os alunos se interessam pela temática, conseguindo estabelecer relações com as disciplinas supramencionadas e ainda pelo facto do material de apoio pedagógico de suporte ser quase inexistente. O presente trabalho é uma contribuição a uma possível abordagem ao universo da comunicação e organização do pensamento musical.The study entitled “The Education of Musicology and the Rhetoric: Musical Discourse in the Baroque Period”, is an approach to the subject of musical rhetoric in the teaching of Musicology. This project was implemented at the Oporto Music Conservatory, within the framework of a Master's degree in Music Education at the University of Minho. The study gives close attention to the following research questions: 1) what is music rhetoric, 2) how to deal with the issue of Baroque musical rhetoric with students, and 3) what is the contribution of the subject matter at hand to the training of students. The methodology used in this research is qualitative and participants were students from four different classes studying Music Initiation IV, Music Training (grade 6 / level 2 and grade 9 / level 5) and History of Culture and Arts (Grade 11) at the Oporto Music Conservatory. In short, the study aims to understand and apply the structures in rhetoric discourse in the didactics of Musicology in the works of the baroque period, taking into account that musical rhetoric is a subject that is often unknown / worked on by students; understand that the musical rhetoric is a theme that overlaps with several existing subjects in the curriculum including Philosophy and Portuguese; get students interested in the subject, establishing relationships with the above mentioned subjects taking into consideration that pedagogical support material is almost non-existent. This study is a contribution to a possible approach to the world of communication and organization of musical thought.Lessa, Elisa MariaUniversidade do MinhoAraújo, Paulo Jorge Miranda20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43899por201271427info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:11.676472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco The education of musicology and the rhetoric: musical discourse in the baroque period |
title |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
spellingShingle |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco Araújo, Paulo Jorge Miranda Retórica musical Período barroco Didática das ciências musicais Musical rhetoric Baroque period Didactics for musicology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
title_full |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
title_fullStr |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
title_full_unstemmed |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
title_sort |
O ensino das ciências musicais e a retórica: discurso musical no período barroco |
author |
Araújo, Paulo Jorge Miranda |
author_facet |
Araújo, Paulo Jorge Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lessa, Elisa Maria Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Paulo Jorge Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica musical Período barroco Didática das ciências musicais Musical rhetoric Baroque period Didactics for musicology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Retórica musical Período barroco Didática das ciências musicais Musical rhetoric Baroque period Didactics for musicology Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43899 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201271427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132790539681792 |