Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Pedro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10295
Resumo: O presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.
id RCAP_45111c0d5b751e99c790495c104d4a17
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia MilitarLíderes emergentesGrupos informaisComportamentos de LiderançaProvas de situaçãoObservaçãoO presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.Abstract This investigation focuses on characterizing emerging leader factors on a small and informal group and improves the diagnostic tool used by the Portuguese Military Academy. The diagnostic tool in use by the Military Academy is based on a questionnaire made of 21 leadership behaviour items, which was used for assessment in 100 group situation tests. Upon analysis of data collected with this tool, we assessed its efficiency and delivered an optimized tool consisting of 11 leadership behaviour items. The optimized tool was then used to assess 47 new group situation tests, therefore resulting in a new dataset. A major outcome from analysing the new dataset is that the optimized tool provided a lower gap between the qualitative and the quantitative assessments (the gap came down from 23% to 11%), showing a potential evolution of its accuracy. This observation supports the induction that a reduced set of leadership behaviour items to watch will enhance the assessment of a group situation test, and will contribute to decrease potential observation errors and biases. Another major outcome from the statistical analysis of data suggests that three leadership behaviours stood out as predictors for emergent leadership: planning and control, ascendancy, and motivation.Academia Militar. Departamento de Estudos Pós-GraduadosRepositório ComumGuimarães, Pedro2015-11-30T10:50:24Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:19.370537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
title Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
spellingShingle Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
Guimarães, Pedro
Líderes emergentes
Grupos informais
Comportamentos de Liderança
Provas de situação
Observação
title_short Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
title_full Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
title_fullStr Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
title_full_unstemmed Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
title_sort Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar
author Guimarães, Pedro
author_facet Guimarães, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Líderes emergentes
Grupos informais
Comportamentos de Liderança
Provas de situação
Observação
topic Líderes emergentes
Grupos informais
Comportamentos de Liderança
Provas de situação
Observação
description O presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30T10:50:24Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10295
url http://hdl.handle.net/10400.26/10295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Departamento de Estudos Pós-Graduados
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Departamento de Estudos Pós-Graduados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130410223927296