Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Guida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22713
Resumo: O jogo constitui uma parte significativa da infância, assumindo um papel determinante para o desenvolvimento saudável e adaptativo da criança. Como acontece noutras espécies, brincar com os pais, os irmãos e os amigos cria um ambiente positivo, estimulante e facilitador para a prática de habilidades que são essenciais a curto e a longo prazo. Existem diferentes formas de jogo, que têm sido associadas a diferentes funções desenvolvimentais. O jogo de luta e perseguição é o tipo de jogo mais frequente e mais estudado nas espécies animais, contudo, no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, os estudos são mais escassos e nem sempre consensuais relativamente à função adaptativa desta forma de jogo. Este artigo pretende focar o papel do jogo de luta e perseguição na socialização da agressividade ao longo do desenvolvimento da criança, apresentando quer as perspetivas favoráveis a este tipo de jogo como contexto privilegiado para o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional, quer as perspetivas que associam esta forma de jogo à agressividade.
id RCAP_45120fdf560fba29131b2bb9af974ff3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?brincarregulação emocionalpai-filhodesenvolvimentoparesO jogo constitui uma parte significativa da infância, assumindo um papel determinante para o desenvolvimento saudável e adaptativo da criança. Como acontece noutras espécies, brincar com os pais, os irmãos e os amigos cria um ambiente positivo, estimulante e facilitador para a prática de habilidades que são essenciais a curto e a longo prazo. Existem diferentes formas de jogo, que têm sido associadas a diferentes funções desenvolvimentais. O jogo de luta e perseguição é o tipo de jogo mais frequente e mais estudado nas espécies animais, contudo, no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, os estudos são mais escassos e nem sempre consensuais relativamente à função adaptativa desta forma de jogo. Este artigo pretende focar o papel do jogo de luta e perseguição na socialização da agressividade ao longo do desenvolvimento da criança, apresentando quer as perspetivas favoráveis a este tipo de jogo como contexto privilegiado para o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional, quer as perspetivas que associam esta forma de jogo à agressividade.Egitania e Sciencia2018-03-01T16:54:48Z2018-03-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22713http://hdl.handle.net/10174/22713porVeiga, G. (2017). Jogo de luta e perseguição - um contexto de socialização da agressividade? Egitanea Sciencia, 1(20), 147-155.nd272Veiga, Guidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:26.950527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
title Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
spellingShingle Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
Veiga, Guida
brincar
regulação emocional
pai-filho
desenvolvimento
pares
title_short Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
title_full Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
title_fullStr Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
title_full_unstemmed Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
title_sort Jogo de luta e perseguição - Um contexto de socialização da agressividade?
author Veiga, Guida
author_facet Veiga, Guida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Guida
dc.subject.por.fl_str_mv brincar
regulação emocional
pai-filho
desenvolvimento
pares
topic brincar
regulação emocional
pai-filho
desenvolvimento
pares
description O jogo constitui uma parte significativa da infância, assumindo um papel determinante para o desenvolvimento saudável e adaptativo da criança. Como acontece noutras espécies, brincar com os pais, os irmãos e os amigos cria um ambiente positivo, estimulante e facilitador para a prática de habilidades que são essenciais a curto e a longo prazo. Existem diferentes formas de jogo, que têm sido associadas a diferentes funções desenvolvimentais. O jogo de luta e perseguição é o tipo de jogo mais frequente e mais estudado nas espécies animais, contudo, no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, os estudos são mais escassos e nem sempre consensuais relativamente à função adaptativa desta forma de jogo. Este artigo pretende focar o papel do jogo de luta e perseguição na socialização da agressividade ao longo do desenvolvimento da criança, apresentando quer as perspetivas favoráveis a este tipo de jogo como contexto privilegiado para o desenvolvimento da capacidade de regulação emocional, quer as perspetivas que associam esta forma de jogo à agressividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-01T16:54:48Z
2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22713
http://hdl.handle.net/10174/22713
url http://hdl.handle.net/10174/22713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, G. (2017). Jogo de luta e perseguição - um contexto de socialização da agressividade? Egitanea Sciencia, 1(20), 147-155.
nd
272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Egitania e Sciencia
publisher.none.fl_str_mv Egitania e Sciencia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136615925284864