Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Camila Lucas [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1231
http://hdl.handle.net/11449/142318
Resumo: This project has as main objectives to observe the child aggressive behavior in schools and investigate the possible causes of aggression considering what is "normal" and what is worrying attitudes of children. Part of the psychoanalytic perspective Winnicott and qualitative research through observation, playful meetings and interviews with those responsible for the child's education was possible to collect data to serve as support for parents and teachers, and also interested in the subject. Childhood aggression can manifest at different stages of development of children and in many ways, highlighting it as a symptom, it is a native of child development and is articulated with the school environment. The host is a good way to reach the aggressive child, and from the recreational meetings, it was possible to minimize the child's aggression board, which had the opportunity to deal with conflicts, anxieties and desires through play, which influenced the quality of their relationships and indirectly learning.
id UNSP_1c057f5e5557713f1bfdf4d3f47940c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142318
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivasEmotional developmentAggressivenessPlayDesenvolvimento emocionalAgressividadeBrincarThis project has as main objectives to observe the child aggressive behavior in schools and investigate the possible causes of aggression considering what is "normal" and what is worrying attitudes of children. Part of the psychoanalytic perspective Winnicott and qualitative research through observation, playful meetings and interviews with those responsible for the child's education was possible to collect data to serve as support for parents and teachers, and also interested in the subject. Childhood aggression can manifest at different stages of development of children and in many ways, highlighting it as a symptom, it is a native of child development and is articulated with the school environment. The host is a good way to reach the aggressive child, and from the recreational meetings, it was possible to minimize the child's aggression board, which had the opportunity to deal with conflicts, anxieties and desires through play, which influenced the quality of their relationships and indirectly learning.Este projeto tem como principais objetivos observar o comportamento agressivo infantil no âmbito escolar e investigar as possíveis causas da agressividade considerando o que é “normal” e o que é preocupante nas atitudes das crianças. Parte da perspectiva psicanalítica winnicottiana e da pesquisa qualitativa que através de observações, encontros lúdicos e entrevistas com os responsáveis pela educação da criança foi possível coletar dados para servir como suporte para pais e professores, e também interessados no assunto. A agressividade infantil pode se manifestar em diferentes fases do desenvolvimento da criança e de várias maneiras, destacando-a como sintoma, é natural do desenvolvimento infantil e está articulada com o âmbito escolar. O acolhimento é um bom caminho para se chegar a criança agressiva, e a partir dos encontros lúdicos, foi possível minimizar o quadro de agressividade da criança, que teve a oportunidade de lidar com os conflitos, angústias e desejos através do brincar, o que influenciou na qualidade dos seus relacionamentos e indiretamente a aprendizagem.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaves, Camila Lucas [UNESP]Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]2016-08-04T13:35:04Z2016-08-04T13:35:04Z2015-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-6application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/12318º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142318ISSN2176-9761-2015-01-06-chaves.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:36.813225Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
title Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
spellingShingle Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
Chaves, Camila Lucas [UNESP]
Emotional development
Aggressiveness
Play
Desenvolvimento emocional
Agressividade
Brincar
title_short Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
title_full Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
title_fullStr Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
title_full_unstemmed Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
title_sort Desenvolvimento emocional infantil e o brincar como intermédio de condutas agressivas
author Chaves, Camila Lucas [UNESP]
author_facet Chaves, Camila Lucas [UNESP]
Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
author_role author
author2 Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Camila Lucas [UNESP]
Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Emotional development
Aggressiveness
Play
Desenvolvimento emocional
Agressividade
Brincar
topic Emotional development
Aggressiveness
Play
Desenvolvimento emocional
Agressividade
Brincar
description This project has as main objectives to observe the child aggressive behavior in schools and investigate the possible causes of aggression considering what is "normal" and what is worrying attitudes of children. Part of the psychoanalytic perspective Winnicott and qualitative research through observation, playful meetings and interviews with those responsible for the child's education was possible to collect data to serve as support for parents and teachers, and also interested in the subject. Childhood aggression can manifest at different stages of development of children and in many ways, highlighting it as a symptom, it is a native of child development and is articulated with the school environment. The host is a good way to reach the aggressive child, and from the recreational meetings, it was possible to minimize the child's aggression board, which had the opportunity to deal with conflicts, anxieties and desires through play, which influenced the quality of their relationships and indirectly learning.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18
2016-08-04T13:35:04Z
2016-08-04T13:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1231
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142318
ISSN2176-9761-2015-01-06-chaves.pdf
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1231
http://hdl.handle.net/11449/142318
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-06-chaves.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-6
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129376516046848