Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simione, Cidália Damião
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35616
Resumo: Apesar da crescente importância que é dada à Segurança e Higiene de Trabalho, com um aumento da formação e consciencialização para eventuais perigos, os acidentes de trabalho continuam a ser uma realidade do dia-a-dia das empresas. Neste trabalho foi feita uma investigação à realidade de uma empresa portuguesa, do setor da construção, tendo sido objeto de estudo os acidentes de trabalho ocorridos durante o ano de 2019 numa obra de reabilitação de acostagem de navios, Obra B, analisando-se também a totalidade de acidentes registados pela empresa, no mesmo ano e nos anos anteriores, entre 2015 e 2019. Foram determinados os índices de sinistralidade verificados na empresa em cada um dos anos, bem como os índices de sinistralidade da Obra B. Foi também efetuada a análise dos acidentes de trabalho ocorridos em 2019 na empresa e em particular na Obra B , determinando-se a distribuição de acidentes por: local, hora e data de ocorrência; escalão etário do sinistrado, categoria profissional e antiguidade no posto; duração da ausência (número de dias perdidos), tipo de lesão, parte do corpo atingida; atividade desempenhada, risco, causa do acidente. Foi aplicado o método RIAAT - Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho, aos acidentes ocorridos na Obra B com maior número de dias perdidos, tendo-se identificado para cada acidente, nomeadamente: as Falhas Ativas, Desvios e Agente Material (AMD), Contacto e Agente Material (AMC), Falhas Humanas e Fatores Individuais Contributivos (FIC), Fatores do Local de Trabalho (FLT), Fatores Organizacionais e de Gestão (FOG). O método RIAAT permitiu propor um Plano de Ação, constituído por medidas técnicas, medidas de formação e informação e medidas organizacionais, no sentido da prevenção de acidentes e redução da sinistralidade da empresa. Para este estudo de caso, foram utilizadas duas técnicas de recolha de informação. A primeira técnica foi a observação participante, a partir da qual foram registadas todas as observações, com o auxílio do diário de campo que permite registar de forma sistemática os acontecimentos; e a segunda técnica foi a análise documental (análise de documentos existentes na organização). O presente trabalho inicia-se com uma breve introdução e explicação do objetivo; segue-se o enquadramento teórico onde é abordada a temática dos acidentes de trabalho, as metodologias de investigação de acidentes e a legislação aplicada; no terceiro capítulo é feita a análise da empresa; a quarta parte é constituída pelo estudo de caso, que inclui a análise dos acidentes e índices de sinistralidade da empresa, a aplicação do Método RIAAT a acidentes da Obra B e culmina com a proposta de medidas de atuação a ser adotadas numa ótica de melhoria contínua; por último, surge o capítulo com as principais conclusões.
id RCAP_451632029e0a146bf2932835f0acf626
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/35616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de naviosAcidentes de TrabalhoÍndices de sinistralidadeInvestigação de acidentesMétodo RIAATConstrução civilWork AccidentsAccident indexesAccident investigationRIAAT methodConstructionMSHTApesar da crescente importância que é dada à Segurança e Higiene de Trabalho, com um aumento da formação e consciencialização para eventuais perigos, os acidentes de trabalho continuam a ser uma realidade do dia-a-dia das empresas. Neste trabalho foi feita uma investigação à realidade de uma empresa portuguesa, do setor da construção, tendo sido objeto de estudo os acidentes de trabalho ocorridos durante o ano de 2019 numa obra de reabilitação de acostagem de navios, Obra B, analisando-se também a totalidade de acidentes registados pela empresa, no mesmo ano e nos anos anteriores, entre 2015 e 2019. Foram determinados os índices de sinistralidade verificados na empresa em cada um dos anos, bem como os índices de sinistralidade da Obra B. Foi também efetuada a análise dos acidentes de trabalho ocorridos em 2019 na empresa e em particular na Obra B , determinando-se a distribuição de acidentes por: local, hora e data de ocorrência; escalão etário do sinistrado, categoria profissional e antiguidade no posto; duração da ausência (número de dias perdidos), tipo de lesão, parte do corpo atingida; atividade desempenhada, risco, causa do acidente. Foi aplicado o método RIAAT - Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho, aos acidentes ocorridos na Obra B com maior número de dias perdidos, tendo-se identificado para cada acidente, nomeadamente: as Falhas Ativas, Desvios e Agente Material (AMD), Contacto e Agente Material (AMC), Falhas Humanas e Fatores Individuais Contributivos (FIC), Fatores do Local de Trabalho (FLT), Fatores Organizacionais e de Gestão (FOG). O método RIAAT permitiu propor um Plano de Ação, constituído por medidas técnicas, medidas de formação e informação e medidas organizacionais, no sentido da prevenção de acidentes e redução da sinistralidade da empresa. Para este estudo de caso, foram utilizadas duas técnicas de recolha de informação. A primeira técnica foi a observação participante, a partir da qual foram registadas todas as observações, com o auxílio do diário de campo que permite registar de forma sistemática os acontecimentos; e a segunda técnica foi a análise documental (análise de documentos existentes na organização). O presente trabalho inicia-se com uma breve introdução e explicação do objetivo; segue-se o enquadramento teórico onde é abordada a temática dos acidentes de trabalho, as metodologias de investigação de acidentes e a legislação aplicada; no terceiro capítulo é feita a análise da empresa; a quarta parte é constituída pelo estudo de caso, que inclui a análise dos acidentes e índices de sinistralidade da empresa, a aplicação do Método RIAAT a acidentes da Obra B e culmina com a proposta de medidas de atuação a ser adotadas numa ótica de melhoria contínua; por último, surge o capítulo com as principais conclusões.Despite the growing importance given to Safety and Hygiene at Work, with increased training and awareness of possible hazards, accidents at work remain a daily reality of companies. In this work an investigation was performed into the reality of a Portuguese company,, an expert in construction. The object of the study were the work accidents that occurred during the year 2019 in a rehabilitation work of ship docking, and all the accidents recorded by the company in the same and previous years, from 2015 to 2019, were also analyzed. The accident indexes verified in the company in each of the years were determined, as well as the accident indexes of the Work X. The analysis of the work accidents that occurred in 2019 in the company and in particular in the Work, was also performed, the distribution of accidents being determined by: place, time and date of occurrence; age group of the injured person, professional category and seniority in the post; duration of absence (number of days lost), type of injury, part of the body affected; activity performed, risk, cause of the accident. The RIAAT method - Registration, Investigation and Analysis of Work Accidents, was also applied to the accidents that occurred at the Work, with the highest number of lost days. For each accident, the following parameters were identified: Active Failures, Deviations and Material Agent, Contact and Material Agent, Human Failures and Individual Contributory Factors, Workplace Factors, Organizational and Management Factors. The RIAAT method allowed us to propose an Action Plan, consisting of technical measures, training and information measures and organizational measures, in order to prevent accidents and reduce the company's sinistrality. For this case study, two information collection techniques were used. The first technique was the participant observation, from which all observations were recorded, through the field diary that allows to systematically record the events; and the second technique was documental analysis (analysis of existing documents in the organization). The present work begins with a brief introduction and explanation of the objectives; the theoretical framework addresses the theme of Work Accidents, accident investigation methodologies and applied legislation; in the third chapter, the analysis of the company is performed; the fourth part consists of the case study, which includes the analysis of the company's accidents and accident indexes, the application of the RIAAT method - Recording, Investigation and Analysis of Accidents at Work, to accidents of the Work and culminates with the proposal of action measures to be adopted from a continuous improvement perspective; and finally, the last chapter presents the main conclusions.Gamelas, CarlaRepositório ComumSimione, Cidália Damião2021-022021-02-01T00:00:00Z2026-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35616202662772porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:36:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
title Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
spellingShingle Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
Simione, Cidália Damião
Acidentes de Trabalho
Índices de sinistralidade
Investigação de acidentes
Método RIAAT
Construção civil
Work Accidents
Accident indexes
Accident investigation
RIAAT method
Construction
MSHT
title_short Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
title_full Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
title_fullStr Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
title_full_unstemmed Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
title_sort Análise de Acidentes de Trabalho em empresa de construção civil e numa obra de reabilitação de acostagem de navios
author Simione, Cidália Damião
author_facet Simione, Cidália Damião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamelas, Carla
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simione, Cidália Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de Trabalho
Índices de sinistralidade
Investigação de acidentes
Método RIAAT
Construção civil
Work Accidents
Accident indexes
Accident investigation
RIAAT method
Construction
MSHT
topic Acidentes de Trabalho
Índices de sinistralidade
Investigação de acidentes
Método RIAAT
Construção civil
Work Accidents
Accident indexes
Accident investigation
RIAAT method
Construction
MSHT
description Apesar da crescente importância que é dada à Segurança e Higiene de Trabalho, com um aumento da formação e consciencialização para eventuais perigos, os acidentes de trabalho continuam a ser uma realidade do dia-a-dia das empresas. Neste trabalho foi feita uma investigação à realidade de uma empresa portuguesa, do setor da construção, tendo sido objeto de estudo os acidentes de trabalho ocorridos durante o ano de 2019 numa obra de reabilitação de acostagem de navios, Obra B, analisando-se também a totalidade de acidentes registados pela empresa, no mesmo ano e nos anos anteriores, entre 2015 e 2019. Foram determinados os índices de sinistralidade verificados na empresa em cada um dos anos, bem como os índices de sinistralidade da Obra B. Foi também efetuada a análise dos acidentes de trabalho ocorridos em 2019 na empresa e em particular na Obra B , determinando-se a distribuição de acidentes por: local, hora e data de ocorrência; escalão etário do sinistrado, categoria profissional e antiguidade no posto; duração da ausência (número de dias perdidos), tipo de lesão, parte do corpo atingida; atividade desempenhada, risco, causa do acidente. Foi aplicado o método RIAAT - Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho, aos acidentes ocorridos na Obra B com maior número de dias perdidos, tendo-se identificado para cada acidente, nomeadamente: as Falhas Ativas, Desvios e Agente Material (AMD), Contacto e Agente Material (AMC), Falhas Humanas e Fatores Individuais Contributivos (FIC), Fatores do Local de Trabalho (FLT), Fatores Organizacionais e de Gestão (FOG). O método RIAAT permitiu propor um Plano de Ação, constituído por medidas técnicas, medidas de formação e informação e medidas organizacionais, no sentido da prevenção de acidentes e redução da sinistralidade da empresa. Para este estudo de caso, foram utilizadas duas técnicas de recolha de informação. A primeira técnica foi a observação participante, a partir da qual foram registadas todas as observações, com o auxílio do diário de campo que permite registar de forma sistemática os acontecimentos; e a segunda técnica foi a análise documental (análise de documentos existentes na organização). O presente trabalho inicia-se com uma breve introdução e explicação do objetivo; segue-se o enquadramento teórico onde é abordada a temática dos acidentes de trabalho, as metodologias de investigação de acidentes e a legislação aplicada; no terceiro capítulo é feita a análise da empresa; a quarta parte é constituída pelo estudo de caso, que inclui a análise dos acidentes e índices de sinistralidade da empresa, a aplicação do Método RIAAT a acidentes da Obra B e culmina com a proposta de medidas de atuação a ser adotadas numa ótica de melhoria contínua; por último, surge o capítulo com as principais conclusões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02
2021-02-01T00:00:00Z
2026-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/35616
202662772
url http://hdl.handle.net/10400.26/35616
identifier_str_mv 202662772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301700396187648