Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/113883 |
Resumo: | O número de acidentes de trabalho verificados em território nacional tem vindo a aumentar, de forma lenta mas gradual, desde 2012 – segundo dados do GEP, entidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP – MTSSS). A tendência de crescimento é semelhante tanto para o sector automóvel, no qual a empresa de acolhimento se insere, como para a empresa em si. O objetivo deste estudo pode ser divido em dois propósitos complementares entre si: i) a atualização e melhoria do processo/procedimento de investigação e análise de acidentes de trabalho em vigor na Volkswagen Autoeuropa, e ii) a fundamentação da proposta desse novo procedimento através de um estudo preliminar que permitisse identificar as causas mais relevantes dos acidentes (diretas e indiretas) e, assim, contribuir para uma prevenção mais eficaz. O estudo preliminar foi realizado com base na aplicação do método RIAAT – Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho em duas áreas distintas da empresa: os Cunhos e Prensas e a Montagem. A aplicação do método referido envolveu a reclassificação e recodificação de 248 acidentes de trabalho ocorridos em 2019, dos quais 35 foram sujeitos a investigação aprofundada, o que implicou a realização de entrevistas semiestruturadas aos sinistrados. A seleção dos 35 casos foi feita em conjunto com a empresa de acolhimento com base na gravidade do acidente, no número de dias perdidos e no potencial de aprendizagem. Como parte integrante da aplicação do RIAAT foi proposto um plano de ação, no qual foram sugeridas medidas de três tipologias distintas: i) de engenharia, ii) de formação e sensibilização e iii) de gestão e controlo, todas elas conducentes à prevenção dos acidentes em causa e à promoção da segurança. O procedimento de análise e investigação proposto pela autora consistiu na informatização do RIAAT através do Microsoft Excel, com a criação simultânea de folhas dinâmicas que permitem a obtenção, em modo automático, de relatórios com dados agregados e algumas estatísticas descritivas. Este novo desenvolvimento teve a preocupação de tornar mais completo o atual procedimento da empresa, mas também teve em conta a necessidade de tornar o processo mais rápido, eficiente e fácil de usar pelos seus utilizadores. |
id |
RCAP_2fdb51ca47adfbbcb2221e270150a677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/113883 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen AutoeuropaSinistralidadeAcidentes de TrabalhoMétodo RIAATPrevenção de AcidentesAprendizagem OrganizacionalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO número de acidentes de trabalho verificados em território nacional tem vindo a aumentar, de forma lenta mas gradual, desde 2012 – segundo dados do GEP, entidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP – MTSSS). A tendência de crescimento é semelhante tanto para o sector automóvel, no qual a empresa de acolhimento se insere, como para a empresa em si. O objetivo deste estudo pode ser divido em dois propósitos complementares entre si: i) a atualização e melhoria do processo/procedimento de investigação e análise de acidentes de trabalho em vigor na Volkswagen Autoeuropa, e ii) a fundamentação da proposta desse novo procedimento através de um estudo preliminar que permitisse identificar as causas mais relevantes dos acidentes (diretas e indiretas) e, assim, contribuir para uma prevenção mais eficaz. O estudo preliminar foi realizado com base na aplicação do método RIAAT – Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho em duas áreas distintas da empresa: os Cunhos e Prensas e a Montagem. A aplicação do método referido envolveu a reclassificação e recodificação de 248 acidentes de trabalho ocorridos em 2019, dos quais 35 foram sujeitos a investigação aprofundada, o que implicou a realização de entrevistas semiestruturadas aos sinistrados. A seleção dos 35 casos foi feita em conjunto com a empresa de acolhimento com base na gravidade do acidente, no número de dias perdidos e no potencial de aprendizagem. Como parte integrante da aplicação do RIAAT foi proposto um plano de ação, no qual foram sugeridas medidas de três tipologias distintas: i) de engenharia, ii) de formação e sensibilização e iii) de gestão e controlo, todas elas conducentes à prevenção dos acidentes em causa e à promoção da segurança. O procedimento de análise e investigação proposto pela autora consistiu na informatização do RIAAT através do Microsoft Excel, com a criação simultânea de folhas dinâmicas que permitem a obtenção, em modo automático, de relatórios com dados agregados e algumas estatísticas descritivas. Este novo desenvolvimento teve a preocupação de tornar mais completo o atual procedimento da empresa, mas também teve em conta a necessidade de tornar o processo mais rápido, eficiente e fácil de usar pelos seus utilizadores.Jacinto, Maria CelesteRUNSilva, Ana Luísa Garcia Martins da2021-03-15T10:18:11Z2020-1220202020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/113883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:41Zoai:run.unl.pt:10362/113883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:23.658269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
title |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
spellingShingle |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa Silva, Ana Luísa Garcia Martins da Sinistralidade Acidentes de Trabalho Método RIAAT Prevenção de Acidentes Aprendizagem Organizacional Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
title_full |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
title_fullStr |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
title_full_unstemmed |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
title_sort |
Melhoria do Processo de Investigação de Acidentes de Trabalho da Volkswagen Autoeuropa |
author |
Silva, Ana Luísa Garcia Martins da |
author_facet |
Silva, Ana Luísa Garcia Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jacinto, Maria Celeste RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Luísa Garcia Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinistralidade Acidentes de Trabalho Método RIAAT Prevenção de Acidentes Aprendizagem Organizacional Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
Sinistralidade Acidentes de Trabalho Método RIAAT Prevenção de Acidentes Aprendizagem Organizacional Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
O número de acidentes de trabalho verificados em território nacional tem vindo a aumentar, de forma lenta mas gradual, desde 2012 – segundo dados do GEP, entidade do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP – MTSSS). A tendência de crescimento é semelhante tanto para o sector automóvel, no qual a empresa de acolhimento se insere, como para a empresa em si. O objetivo deste estudo pode ser divido em dois propósitos complementares entre si: i) a atualização e melhoria do processo/procedimento de investigação e análise de acidentes de trabalho em vigor na Volkswagen Autoeuropa, e ii) a fundamentação da proposta desse novo procedimento através de um estudo preliminar que permitisse identificar as causas mais relevantes dos acidentes (diretas e indiretas) e, assim, contribuir para uma prevenção mais eficaz. O estudo preliminar foi realizado com base na aplicação do método RIAAT – Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho em duas áreas distintas da empresa: os Cunhos e Prensas e a Montagem. A aplicação do método referido envolveu a reclassificação e recodificação de 248 acidentes de trabalho ocorridos em 2019, dos quais 35 foram sujeitos a investigação aprofundada, o que implicou a realização de entrevistas semiestruturadas aos sinistrados. A seleção dos 35 casos foi feita em conjunto com a empresa de acolhimento com base na gravidade do acidente, no número de dias perdidos e no potencial de aprendizagem. Como parte integrante da aplicação do RIAAT foi proposto um plano de ação, no qual foram sugeridas medidas de três tipologias distintas: i) de engenharia, ii) de formação e sensibilização e iii) de gestão e controlo, todas elas conducentes à prevenção dos acidentes em causa e à promoção da segurança. O procedimento de análise e investigação proposto pela autora consistiu na informatização do RIAAT através do Microsoft Excel, com a criação simultânea de folhas dinâmicas que permitem a obtenção, em modo automático, de relatórios com dados agregados e algumas estatísticas descritivas. Este novo desenvolvimento teve a preocupação de tornar mais completo o atual procedimento da empresa, mas também teve em conta a necessidade de tornar o processo mais rápido, eficiente e fácil de usar pelos seus utilizadores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2020 2020-12-01T00:00:00Z 2021-03-15T10:18:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/113883 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/113883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138035572408320 |