Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Francisca de Sá
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18214
Resumo: O presente relatório de estágio, integrante da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, revela-se um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,tal como previsto no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, tendo-se revelado enriquecedor do desenvolvimento pessoal e profissional. Composto por saberes teóricos e práticos, mobilizados de forma articulada, o relatório foi sendo (re)construído,apresentando-se como uma reflexão sobre aprendizagens e vivências,não só relativas ao período de estágio efetuado nos dois níveis educativos supramencionados,mas à totalidade da formação inicial. Efetivamente, o estágio desenvolveu, aprofundou e ampliou competências, através da constante análise e reflexão crítica das ações desenvolvidas, concretizada de forma individual e colaborativa.O recurso à Metodologia de Investigação-Ação e à Metodologia de Trabalho de Projeto evidencia-se ao longo do relatório, visto que estas metodologias se revelam cruciais para atender à singularidade das crianças,aos seus interesses, dificuldades e necessidades. Através desse conhecimento sobre o contexto e circunstâncias subjacentes é possível procurar uma adequação da ação, com o intuito de promover aprendizagens significativas nas crianças. Neste sentido, o relatório espelha o processo formativo no desenvolvimento de competências no perfil duplo habilitado por este mestrado, considerando que a formação continuará, permanentemente, ao longo do exercício da profissão, numa busca constante pela melhoria e adequação das práticas pedagógicas (Leide Bases do Sistema Educativo,1986).
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