Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Alexandra Isabel Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25152
Resumo: O presente relatório de estágio, parte integrante da Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mestrado que habilita para um perfil duplo de formação, definido pelo Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. Este documento constitui-se como síntese do percurso e das ações desenvolvidas nos contextos de estágio a que habilita o referido mestrado. O processo foi sustentado por saberes pedagógicos, didáticos, contextuais, teóricos e legais que, por sua vez, através da coconstrução em díade de formação promoveu um desenvolvimento mais rico e plural, num ciclo supervisivo que integrou a observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia de investigação-ação favoreceu a transformação das práticas educativas e o desenvolvimento de um perfil docente livre e autónomo nos processos de investigação, observação e reflexão. Assim, na intervenção privilegiou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto por valorizar o papel ativo da criança na procura de respostas aos seus problemas implicando a construção do seu próprio processo de aprendizagem. Com a participação neste mestrado e na Prática de Ensino Supervisionada salienta-se o crescimento exponencial das competências fulcrais para a futura docente de perfil duplo para iniciação à prática educativa e na construção da identidade profissional. É de salientar todo o processo colaborativo em díade e em equipa educativa que possibilitaram interações, partilha de experiências e novas aprendizagens que contribuíram significativamente para o crescimento pessoal e profissional.
id RCAP_0d09a86a77df157da644bbb1d28f775c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/25152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho MarquesTransformação das práticas educativasConstrução da identidade profissionalMetodologia de investigação-açãoPerfil duplo de formaçãoTransformation of educational practicesConstruction of professional identityResearch-action methodologyDual training profileCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, parte integrante da Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mestrado que habilita para um perfil duplo de formação, definido pelo Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. Este documento constitui-se como síntese do percurso e das ações desenvolvidas nos contextos de estágio a que habilita o referido mestrado. O processo foi sustentado por saberes pedagógicos, didáticos, contextuais, teóricos e legais que, por sua vez, através da coconstrução em díade de formação promoveu um desenvolvimento mais rico e plural, num ciclo supervisivo que integrou a observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia de investigação-ação favoreceu a transformação das práticas educativas e o desenvolvimento de um perfil docente livre e autónomo nos processos de investigação, observação e reflexão. Assim, na intervenção privilegiou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto por valorizar o papel ativo da criança na procura de respostas aos seus problemas implicando a construção do seu próprio processo de aprendizagem. Com a participação neste mestrado e na Prática de Ensino Supervisionada salienta-se o crescimento exponencial das competências fulcrais para a futura docente de perfil duplo para iniciação à prática educativa e na construção da identidade profissional. É de salientar todo o processo colaborativo em díade e em equipa educativa que possibilitaram interações, partilha de experiências e novas aprendizagens que contribuíram significativamente para o crescimento pessoal e profissional.The present internship report, integrative part of Supervised Teaching Practice, is a requirement for obtaining the degree of Master in Pre-School and Primary School Teaching, master that enables a double training profile, defined by Decreto-Lei nº 79/2014, in March 14th. This document constitutes a synthesis of the track and developed actions in the context of the internship to which the referred master’s degree entitles. The process was supported by pedagogical, didactic, contextual, theoretical, and legal knowledge which, in turn, through the double training co-construction, promoted a richer and plural development, in a supervisory cycle that integrated observation, planning, action and reflection. The research-action methodology favoured the transformation of educational practices and the development of a free and autonomous teaching profile in the processes of research, observation, and reflection. Thus, in the intervention, the Work by Project Methodology was preferred as it values the active role of the child in the search for answers to their problems, implying the construction of their own learning process. With the participation in this master's degree and in the Supervised Teaching Practice, it is highlighted the exponential growth of the core competencies for the future dual-profile teacher for the initiation into educational practice and the construction of professional identity. It is worth noting the collaborative process in dyad and in educational team that allowed interactions, sharing experiences and new learnings that significantly contributed to personal and professional growth.Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Alexandra Isabel Carvalho2024-03-11T18:38:43Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:31.164185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
title Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
spellingShingle Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
Marques, Alexandra Isabel Carvalho
Transformação das práticas educativas
Construção da identidade profissional
Metodologia de investigação-ação
Perfil duplo de formação
Transformation of educational practices
Construction of professional identity
Research-action methodology
Dual training profile
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
title_full Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
title_fullStr Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
title_sort Relatório de Estágio de Alexandra Isabel Carvalho Marques
author Marques, Alexandra Isabel Carvalho
author_facet Marques, Alexandra Isabel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Marta, Maria Margarida Campos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Alexandra Isabel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação das práticas educativas
Construção da identidade profissional
Metodologia de investigação-ação
Perfil duplo de formação
Transformation of educational practices
Construction of professional identity
Research-action methodology
Dual training profile
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Transformação das práticas educativas
Construção da identidade profissional
Metodologia de investigação-ação
Perfil duplo de formação
Transformation of educational practices
Construction of professional identity
Research-action methodology
Dual training profile
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, parte integrante da Prática Educativa Supervisionada, apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mestrado que habilita para um perfil duplo de formação, definido pelo Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. Este documento constitui-se como síntese do percurso e das ações desenvolvidas nos contextos de estágio a que habilita o referido mestrado. O processo foi sustentado por saberes pedagógicos, didáticos, contextuais, teóricos e legais que, por sua vez, através da coconstrução em díade de formação promoveu um desenvolvimento mais rico e plural, num ciclo supervisivo que integrou a observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia de investigação-ação favoreceu a transformação das práticas educativas e o desenvolvimento de um perfil docente livre e autónomo nos processos de investigação, observação e reflexão. Assim, na intervenção privilegiou-se a Metodologia de Trabalho por Projeto por valorizar o papel ativo da criança na procura de respostas aos seus problemas implicando a construção do seu próprio processo de aprendizagem. Com a participação neste mestrado e na Prática de Ensino Supervisionada salienta-se o crescimento exponencial das competências fulcrais para a futura docente de perfil duplo para iniciação à prática educativa e na construção da identidade profissional. É de salientar todo o processo colaborativo em díade e em equipa educativa que possibilitaram interações, partilha de experiências e novas aprendizagens que contribuíram significativamente para o crescimento pessoal e profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-03-11T18:38:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/25152
url http://hdl.handle.net/10400.22/25152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138180923916288