O despedimento colectivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Manuela Dias da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1298
Resumo: A compreensão do enquadramento constitucional da figura do despedimento colectivo acompanhou a discussão em torno do conceito de “justa causa”, nas suas várias interpretações, no ordenamento jurídico português. Por conseguinte, este conceito integra o princípio da segurança no emprego, que se traduz num conjunto de valores de protecção dos trabalhadores. No entanto, é necessário harmonizar este princípio com um outro de âmbito constitucional que interfere na lógica da manutenção e criação do emprego: a liberdade de iniciativa económica privada. Para garantia da protecção dos trabalhadores em caso de despedimento colectivo tornou-se necessário regulamentar esta matéria. A construção de uma noção que define as situações que configuram o despedimento colectivo, bem com o procedimento necessário para efectivação do mesmo e os instrumentos necessários ao alcance do trabalhador para contestar eventuais despedimentos ilícitos, são os meios que garantem, efectivamente, a possibilidade de existir um equilíbrio na relação entre empregador e trabalhador.
id RCAP_45288f9fabc3e57d6080deff6ceea771
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O despedimento colectivo.Despedimento colectivoJusta causa objectivaFundamentos e motivos do despedimentoComunicação aos trabalhadoresCollective redundancyObjective due causeGrounds and Reasons for dismissalNotice to workersA compreensão do enquadramento constitucional da figura do despedimento colectivo acompanhou a discussão em torno do conceito de “justa causa”, nas suas várias interpretações, no ordenamento jurídico português. Por conseguinte, este conceito integra o princípio da segurança no emprego, que se traduz num conjunto de valores de protecção dos trabalhadores. No entanto, é necessário harmonizar este princípio com um outro de âmbito constitucional que interfere na lógica da manutenção e criação do emprego: a liberdade de iniciativa económica privada. Para garantia da protecção dos trabalhadores em caso de despedimento colectivo tornou-se necessário regulamentar esta matéria. A construção de uma noção que define as situações que configuram o despedimento colectivo, bem com o procedimento necessário para efectivação do mesmo e os instrumentos necessários ao alcance do trabalhador para contestar eventuais despedimentos ilícitos, são os meios que garantem, efectivamente, a possibilidade de existir um equilíbrio na relação entre empregador e trabalhador.The understanding of the constitutional framework of collective redundancy, which accompanied the discussion around the concept of "due cause" in its various interpretations in the Portuguese legal system. Therefore, this concept incorporates the principle of job security, which results into a set of protection values for the of workers. However, it is necessary to harmonize this principle with another constitutional framework that interferes with the logic of maintaining and creating employment: the freedom of private economic initiative. To ensure the protection of employees in the event of collective redundancies, it has become necessary to regulate this matter. The construction of a concept that defines situations that constitute collective redundancies , as well as the necessary procedure to implement them, and provide the worker with the necessary tools to challenge any unlawful dismissals , are the means that effectively ensure the possibility granting an equilibrium in the relationship between employer and employee.Universidade Portucalense2015-11-05T17:01:44Z2013-12-01T00:00:00Z2013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1298TID:201169169porCota: TMS 3Costa, Maria Manuela Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:32ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O despedimento colectivo.
title O despedimento colectivo.
spellingShingle O despedimento colectivo.
Costa, Maria Manuela Dias da
Despedimento colectivo
Justa causa objectiva
Fundamentos e motivos do despedimento
Comunicação aos trabalhadores
Collective redundancy
Objective due cause
Grounds and Reasons for dismissal
Notice to workers
title_short O despedimento colectivo.
title_full O despedimento colectivo.
title_fullStr O despedimento colectivo.
title_full_unstemmed O despedimento colectivo.
title_sort O despedimento colectivo.
author Costa, Maria Manuela Dias da
author_facet Costa, Maria Manuela Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Manuela Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Despedimento colectivo
Justa causa objectiva
Fundamentos e motivos do despedimento
Comunicação aos trabalhadores
Collective redundancy
Objective due cause
Grounds and Reasons for dismissal
Notice to workers
topic Despedimento colectivo
Justa causa objectiva
Fundamentos e motivos do despedimento
Comunicação aos trabalhadores
Collective redundancy
Objective due cause
Grounds and Reasons for dismissal
Notice to workers
description A compreensão do enquadramento constitucional da figura do despedimento colectivo acompanhou a discussão em torno do conceito de “justa causa”, nas suas várias interpretações, no ordenamento jurídico português. Por conseguinte, este conceito integra o princípio da segurança no emprego, que se traduz num conjunto de valores de protecção dos trabalhadores. No entanto, é necessário harmonizar este princípio com um outro de âmbito constitucional que interfere na lógica da manutenção e criação do emprego: a liberdade de iniciativa económica privada. Para garantia da protecção dos trabalhadores em caso de despedimento colectivo tornou-se necessário regulamentar esta matéria. A construção de uma noção que define as situações que configuram o despedimento colectivo, bem com o procedimento necessário para efectivação do mesmo e os instrumentos necessários ao alcance do trabalhador para contestar eventuais despedimentos ilícitos, são os meios que garantem, efectivamente, a possibilidade de existir um equilíbrio na relação entre empregador e trabalhador.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01T00:00:00Z
2013-12
2015-11-05T17:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1298
TID:201169169
url http://hdl.handle.net/11328/1298
identifier_str_mv TID:201169169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMS 3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302549370503168