A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Patrícia Sadio Grazina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27769
Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.
id RCAP_452ab0284df5d993ded384fa3623be4a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multiculturalTrabalho de projeto1º CicloEducação inter/multiculturalProject work1st CycleInter/multicultural educationO presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.The purpose of this report is to present the results of the research on the use of project work as a methodology in the first cycle of basic education, specifically on its contribution to an inter/multicultural education. With this methodology, students of the 4th grade explored different countries and their cultures and carried out different activities during the ten weeks of pedagogical intervention, within the scope of the curricular internship of the Master course in Pre-school and Teaching of the 1st Cycle of Education Basic. The research methodology used was inscribed in a qualitative and research-based approach to practice. The participant observation and analysis of the student’s productions allowed the collection of data necessary for reflection on all the work developed. The acquired knowledge and the behaviors of the students throughout the different phases of the project work evidenced their evolution with this pedagogical intervention, which allowed to make a positive evaluation of the whole process. This methodology seems to contribute to student’s learning, as it values their active participation in the learning process, developing their knowledge about different countries and cultures and, by this way, a positive attitude towards the diversity of human groups, its practices and its works.Cruz, CarlosAlmeida, FernandoRepositório ComumTavares, Patrícia Sadio Grazina2019-02-08T11:11:24Z2018-122019-022018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27769TID:202153720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.005850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
title A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
spellingShingle A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
Tavares, Patrícia Sadio Grazina
Trabalho de projeto
1º Ciclo
Educação inter/multicultural
Project work
1st Cycle
Inter/multicultural education
title_short A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
title_full A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
title_fullStr A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
title_full_unstemmed A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
title_sort A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
author Tavares, Patrícia Sadio Grazina
author_facet Tavares, Patrícia Sadio Grazina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Carlos
Almeida, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Patrícia Sadio Grazina
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projeto
1º Ciclo
Educação inter/multicultural
Project work
1st Cycle
Inter/multicultural education
topic Trabalho de projeto
1º Ciclo
Educação inter/multicultural
Project work
1st Cycle
Inter/multicultural education
description O presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-02-08T11:11:24Z
2019-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27769
TID:202153720
url http://hdl.handle.net/10400.26/27769
identifier_str_mv TID:202153720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135372806979584