A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/27769 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras. |
id |
RCAP_452ab0284df5d993ded384fa3623be4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multiculturalTrabalho de projeto1º CicloEducação inter/multiculturalProject work1st CycleInter/multicultural educationO presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras.The purpose of this report is to present the results of the research on the use of project work as a methodology in the first cycle of basic education, specifically on its contribution to an inter/multicultural education. With this methodology, students of the 4th grade explored different countries and their cultures and carried out different activities during the ten weeks of pedagogical intervention, within the scope of the curricular internship of the Master course in Pre-school and Teaching of the 1st Cycle of Education Basic. The research methodology used was inscribed in a qualitative and research-based approach to practice. The participant observation and analysis of the student’s productions allowed the collection of data necessary for reflection on all the work developed. The acquired knowledge and the behaviors of the students throughout the different phases of the project work evidenced their evolution with this pedagogical intervention, which allowed to make a positive evaluation of the whole process. This methodology seems to contribute to student’s learning, as it values their active participation in the learning process, developing their knowledge about different countries and cultures and, by this way, a positive attitude towards the diversity of human groups, its practices and its works.Cruz, CarlosAlmeida, FernandoRepositório ComumTavares, Patrícia Sadio Grazina2019-02-08T11:11:24Z2018-122019-022018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27769TID:202153720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.005850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
title |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
spellingShingle |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural Tavares, Patrícia Sadio Grazina Trabalho de projeto 1º Ciclo Educação inter/multicultural Project work 1st Cycle Inter/multicultural education |
title_short |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
title_full |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
title_fullStr |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
title_full_unstemmed |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
title_sort |
A contribuição do trabalho de projeto para uma educação inter/multicultural |
author |
Tavares, Patrícia Sadio Grazina |
author_facet |
Tavares, Patrícia Sadio Grazina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Carlos Almeida, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Sadio Grazina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de projeto 1º Ciclo Educação inter/multicultural Project work 1st Cycle Inter/multicultural education |
topic |
Trabalho de projeto 1º Ciclo Educação inter/multicultural Project work 1st Cycle Inter/multicultural education |
description |
O presente relatório tem como objetivo apresentar o resultado da investigação sobre a utilização do trabalho de projeto como metodologia no 1º ciclo do ensino básico, mais precisamente, sobre a sua contribuição para uma educação inter/multicultural. Com esta metodologia, alunos do 4º ano de escolaridade exploraram diversos países e as suas culturas e realizaram diferentes atividades ao longo das dez semanas de intervenção pedagógica, no âmbito do estágio curricular do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia investigativa utilizada inscreveu-se numa abordagem qualitativa e de investigação sobre a prática. A observação participante e a análise das produções dos alunos permitiram a recolha dos dados necessários para a reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido. Os conhecimentos adquiridos e os comportamentos dos alunos ao longo das diferentes fases do trabalho de projeto evidenciaram a sua evolução com esta intervenção pedagógica, o que permitiu efetuar uma avaliação positiva de todo o processo. Esta metodologia contribui para as aprendizagens dos alunos, na medida em que valoriza a sua participação ativa no processo de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento sobre diferentes países e culturas e, por esta via, uma atitude positiva relativamente à diversidade dos grupos humanos, das suas práticas e das suas obras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2018-12-01T00:00:00Z 2019-02-08T11:11:24Z 2019-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/27769 TID:202153720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/27769 |
identifier_str_mv |
TID:202153720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552824707317760 |