Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20875
Resumo: Este trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca.
id RCAP_45312132d1f8e860d0fe1abc7db9393f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidadeTeatro-comunidadeArtista e comunidadeBrincas de ÉvoraCriação colectivaTeatro físicoTheatre and communityArtist and communityBrincas of ÉvoraColletive creation (devising)Physical theatreEste trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca.Universidade de Évora2017-03-28T16:48:53Z2017-03-282016-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20875http://hdl.handle.net/10174/20875TID:201656485porDepartamento de Artes Cénicasalexandra.espiridiao@hotmail.com203Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:15.701210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
title Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
spellingShingle Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
Teatro-comunidade
Artista e comunidade
Brincas de Évora
Criação colectiva
Teatro físico
Theatre and community
Artist and community
Brincas of Évora
Colletive creation (devising)
Physical theatre
title_short Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
title_full Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
title_fullStr Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
title_full_unstemmed Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
title_sort Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
author Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
author_facet Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro-comunidade
Artista e comunidade
Brincas de Évora
Criação colectiva
Teatro físico
Theatre and community
Artist and community
Brincas of Évora
Colletive creation (devising)
Physical theatre
topic Teatro-comunidade
Artista e comunidade
Brincas de Évora
Criação colectiva
Teatro físico
Theatre and community
Artist and community
Brincas of Évora
Colletive creation (devising)
Physical theatre
description Este trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24T00:00:00Z
2017-03-28T16:48:53Z
2017-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20875
http://hdl.handle.net/10174/20875
TID:201656485
url http://hdl.handle.net/10174/20875
identifier_str_mv TID:201656485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
alexandra.espiridiao@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136604165505024