Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20875 |
Resumo: | Este trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca. |
id |
RCAP_45312132d1f8e860d0fe1abc7db9393f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidadeTeatro-comunidadeArtista e comunidadeBrincas de ÉvoraCriação colectivaTeatro físicoTheatre and communityArtist and communityBrincas of ÉvoraColletive creation (devising)Physical theatreEste trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca.Universidade de Évora2017-03-28T16:48:53Z2017-03-282016-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20875http://hdl.handle.net/10174/20875TID:201656485porDepartamento de Artes Cénicasalexandra.espiridiao@hotmail.com203Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:06Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:15.701210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
title |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
spellingShingle |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira Teatro-comunidade Artista e comunidade Brincas de Évora Criação colectiva Teatro físico Theatre and community Artist and community Brincas of Évora Colletive creation (devising) Physical theatre |
title_short |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
title_full |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
title_fullStr |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
title_full_unstemmed |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
title_sort |
Reconceptualização das Brincas de Évora: encenação em teatro-comunidade |
author |
Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira |
author_facet |
Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alexandra Marques Espiridião de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro-comunidade Artista e comunidade Brincas de Évora Criação colectiva Teatro físico Theatre and community Artist and community Brincas of Évora Colletive creation (devising) Physical theatre |
topic |
Teatro-comunidade Artista e comunidade Brincas de Évora Criação colectiva Teatro físico Theatre and community Artist and community Brincas of Évora Colletive creation (devising) Physical theatre |
description |
Este trabalho consiste no Relatório do projecto de Mestrado em Teatro, Arte do Actor- Encenador, da Escola de Artes da Universidade de Évora. Projecto este que foi implementado entre Janeiro e Março de 2011, no seio da PIMTAI associação cultural [Companhia Pim Teatro | Escola de Artes PIM]. Contem os pressupostos teóricos à intervenção do artista em projectos de teatro-comunidade. Estabelece um conjunto de boas práticas e desenha um perfil para a coordenação/mediação. Propõe um modelo de trabalho assente na expressão pessoal, na criação colectiva e no teatro físico, potenciador dos processos de transformação individuais e colectivos dos participantes. Analisa os elementos estruturais das Brincas Tradicionais e, com base na reconceptualização para a criação de espectáculos de rua em teatro-comunidade, apresenta uma proposta de Brinca Contemporânea; Abstract: This work consists on the Project Report Master in Theatre, Actor-Director of the School of Arts – University of Évora. A Project, which has been implemented between January and March 2011, hosted by PIMTAI cultural association [Pim Theatre Company | PIM’s Arts School]. It contains theoretical assumptions for artist’s intervention in community-theatre. Establishes a set of «good practices» and draws a profile for the coordinator/mediator. Proposes work model rooted in personal expression, collective creation (devising) and in Physical Theatre, enhancer of the individual and collective transformation process. Analyzes the structural elements of the Traditional Brincas and, based on its re-conceptualization for theatre-community street performances, presents a Contemporaneous Brinca. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-24T00:00:00Z 2017-03-28T16:48:53Z 2017-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20875 http://hdl.handle.net/10174/20875 TID:201656485 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20875 |
identifier_str_mv |
TID:201656485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Cénicas alexandra.espiridiao@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136604165505024 |