Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Bárbara Cristina da Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19843
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento encontra-se retratada a formação da mestranda durante a prática profissional, tendo em conta os pressupostos teóricos e legais, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma. O contacto com dois ciclos de ensino distintos durante a PES sucedido em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância, permitiu à mestranda o desenvolvimento de diversas capacidades, nomeadamente de cooperação e adequação a diferentes contextos, assim como o desenrolar de uma postura investigativa subjacente às quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de estudo comparativo do tipo quasi-experimental, em duas turmas do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a abordagem do Diagrama de Venn em contexto escolar e a sua compreensão efetiva tendo como recurso objetos e ações do quotidiano dos alunos. Importa salientar que este abrir de portas para o caminho da docência marca-se como o início de uma vida repleta de mudanças, inovação e criação, uma vez que estes três pilares encontram-se sempre de mãos dadas com o percurso da educação.
id RCAP_453a5acb1c72ad7cbb281576dc2c196b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadasPrática de ensino supervisionadaEnsino BásicoInvestigação-açãoDiagrama de VennSupervised teaching practiceBasic educationAction researchVenn DiagramDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento encontra-se retratada a formação da mestranda durante a prática profissional, tendo em conta os pressupostos teóricos e legais, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma. O contacto com dois ciclos de ensino distintos durante a PES sucedido em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância, permitiu à mestranda o desenvolvimento de diversas capacidades, nomeadamente de cooperação e adequação a diferentes contextos, assim como o desenrolar de uma postura investigativa subjacente às quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de estudo comparativo do tipo quasi-experimental, em duas turmas do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a abordagem do Diagrama de Venn em contexto escolar e a sua compreensão efetiva tendo como recurso objetos e ações do quotidiano dos alunos. Importa salientar que este abrir de portas para o caminho da docência marca-se como o início de uma vida repleta de mudanças, inovação e criação, uma vez que estes três pilares encontram-se sempre de mãos dadas com o percurso da educação.This Internship Report comes within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) curricular unit, in accordance with the syllabus of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences of 2nd CBE. Throughout this document, the formation of the master's student during professional practice is portrayed, taking into account the theoretical and legal assumptions, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge that supported it. The contact with two different teaching cycles during the PES, which succeeded in two types of modality: Face-to-face and Distance Learning, allowed the master's student to develop several skills, namely cooperation and adaptation to different contexts, as well as the development of a posture research underlying the four phases of the action-research methodology: observation, planning, action and reflection. The master's student also carried out a research project with characteristics of comparative study of the quasi-experimental type, in two classes of the 2nd year of schooling, which focused, in particular, on the approach of the Venn Diagram in a school context and on their effective understanding as resources and actions of the students' daily lives. It should be noted that this opening of doors to the path of teaching marks the beginning of a life full of change, innovation and creation, since these three pillars are always hand in hand with the path of education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia-Lima, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Bárbara Cristina da Rocha2022-02-09T11:28:39Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19843TID:202935132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:54.789524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
title Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
spellingShingle Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
Moreira, Bárbara Cristina da Rocha
Prática de ensino supervisionada
Ensino Básico
Investigação-ação
Diagrama de Venn
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Venn Diagram
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
title_full Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
title_fullStr Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
title_full_unstemmed Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
title_sort Vontades semeadas, aprendizagens multiplicadas
author Moreira, Bárbara Cristina da Rocha
author_facet Moreira, Bárbara Cristina da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia-Lima, Cláudia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Bárbara Cristina da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Ensino Básico
Investigação-ação
Diagrama de Venn
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Venn Diagram
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Ensino Básico
Investigação-ação
Diagrama de Venn
Supervised teaching practice
Basic education
Action research
Venn Diagram
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Ao longo deste documento encontra-se retratada a formação da mestranda durante a prática profissional, tendo em conta os pressupostos teóricos e legais, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos que sustentaram a mesma. O contacto com dois ciclos de ensino distintos durante a PES sucedido em dois tipos de modalidade: Ensino Presencial e Ensino a Distância, permitiu à mestranda o desenvolvimento de diversas capacidades, nomeadamente de cooperação e adequação a diferentes contextos, assim como o desenrolar de uma postura investigativa subjacente às quatro fases da metodologia de investigação–ação: observação, planificação, ação e reflexão. A mestranda realizou, ainda, um projeto de investigação com características de estudo comparativo do tipo quasi-experimental, em duas turmas do 2.º ano de escolaridade, que incidiu, em particular, sobre a abordagem do Diagrama de Venn em contexto escolar e a sua compreensão efetiva tendo como recurso objetos e ações do quotidiano dos alunos. Importa salientar que este abrir de portas para o caminho da docência marca-se como o início de uma vida repleta de mudanças, inovação e criação, uma vez que estes três pilares encontram-se sempre de mãos dadas com o percurso da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-09T11:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19843
TID:202935132
url http://hdl.handle.net/10400.22/19843
identifier_str_mv TID:202935132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131486619697152