Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Magda Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ana Isabel, Sequeira, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
Resumo: Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância Resumo: Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento. Palavras-chave: Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção. Venn Diagrams as a philosophical resource in kindergarten Abstract: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking. Keywords: Philosophy for children; Pre-school; Venn diagrams; Intersection. Los Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantil Resumen: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento. Palabras clave: Filosofía para ninõs; Educación preescolar; Diagramas de Venn; Intersección. Data de registro: 08/02/2017 Data de aceite: 20/09/2017
id UFU-2_9cffedf196ad573fd44d7a9fecd884f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37507
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de InfânciaFilosofia para criançasPré-escolarDiagramas de VennInterseçãoOs Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância Resumo: Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento. Palavras-chave: Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção. Venn Diagrams as a philosophical resource in kindergarten Abstract: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking. Keywords: Philosophy for children; Pre-school; Venn diagrams; Intersection. Los Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantil Resumen: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento. Palabras clave: Filosofía para ninõs; Educación preescolar; Diagramas de Venn; Intersección. Data de registro: 08/02/2017 Data de aceite: 20/09/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3750710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 727-7501982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507/38269https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507/38270Copyright (c) 2017 Magda Costa Carvalho, Ana Isabel Santos, Renata Sequeirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Magda CostaSantos, Ana IsabelSequeira, Renata2024-03-04T12:42:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37507Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T12:42:48Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
spellingShingle Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
Carvalho, Magda Costa
Filosofia para crianças
Pré-escolar
Diagramas de Venn
Interseção
title_short Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_full Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_fullStr Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_sort Os diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
author Carvalho, Magda Costa
author_facet Carvalho, Magda Costa
Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata
author_role author
author2 Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Magda Costa
Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia para crianças
Pré-escolar
Diagramas de Venn
Interseção
topic Filosofia para crianças
Pré-escolar
Diagramas de Venn
Interseção
description Os Diagramas de Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância Resumo: Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento. Palavras-chave: Filosofia para crianças; Pré-escolar; Diagramas de Venn; Interseção. Venn Diagrams as a philosophical resource in kindergarten Abstract: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking. Keywords: Philosophy for children; Pre-school; Venn diagrams; Intersection. Los Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantil Resumen: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento. Palabras clave: Filosofía para ninõs; Educación preescolar; Diagramas de Venn; Intersección. Data de registro: 08/02/2017 Data de aceite: 20/09/2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507/38269
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37507/38270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Magda Costa Carvalho, Ana Isabel Santos, Renata Sequeira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Magda Costa Carvalho, Ana Isabel Santos, Renata Sequeira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 727-750
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165976985600