Tuning e Eco Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniel Bacelar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5925
Resumo: Com o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares.
id RCAP_45523d68a875e47109712f722273bfa1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tuning e Eco DesignEstratégias para redução do consumo de veículos da classe económica através do design aerodinâmicoAerodinâmicaConsumosDesign AutomóvelEconomiaEficiência.Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesCom o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares.The impact on the ecosystem and the economy taking a top place in the concerns of society, the automobile industry was forced to adopt new strategies to improve the efficiency in the reduction of the fuel consumption in low budget car category. Aerodynamic design strategies used in upper class vehicles to reduce drag and decrease the effort to gain more speed, were taken by amateur designers who dedicate themselves to interfere in their cars, arguing gain several features ranging from the aesthetic to the functional (i.e. speed, stability and economy). However, there is a lack of application of professional design in favor of some characteristics and especially fuel economy. To evaluate the effectiveness of these strategies and their real application in the field of automotive design, this study resorts to the opinion of the user, and tests on real wind tunnel and digital simulators to assess the aerodynamic amateur design solutions found in the market and specialized websites, here identified as car tuning. In addition we wish to understand what are the most suitable strategies to improve the aerodynamic efficiency of the car, using only the amateur design, will test various strategies derived from the professional design, identified through specialized publications or in reverse engineering processes associated with the design of aerodynamic popular models.Correia, Hélder Joaquim DinisFilgueiras, Ernesto VilaruBibliorumPereira, Daniel Bacelar2018-08-30T16:01:08Z2014-10-312014-10-62014-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5925TID:201339099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:45.989162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tuning e Eco Design
Estratégias para redução do consumo de veículos da classe económica através do design aerodinâmico
title Tuning e Eco Design
spellingShingle Tuning e Eco Design
Pereira, Daniel Bacelar
Aerodinâmica
Consumos
Design Automóvel
Economia
Eficiência.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Tuning e Eco Design
title_full Tuning e Eco Design
title_fullStr Tuning e Eco Design
title_full_unstemmed Tuning e Eco Design
title_sort Tuning e Eco Design
author Pereira, Daniel Bacelar
author_facet Pereira, Daniel Bacelar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Hélder Joaquim Dinis
Filgueiras, Ernesto Vilar
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniel Bacelar
dc.subject.por.fl_str_mv Aerodinâmica
Consumos
Design Automóvel
Economia
Eficiência.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Aerodinâmica
Consumos
Design Automóvel
Economia
Eficiência.
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Com o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
2014-10-6
2014-10-31T00:00:00Z
2018-08-30T16:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5925
TID:201339099
url http://hdl.handle.net/10400.6/5925
identifier_str_mv TID:201339099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363389386752