Tuning e Eco Design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5925 |
Resumo: | Com o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares. |
id |
RCAP_45523d68a875e47109712f722273bfa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tuning e Eco DesignEstratégias para redução do consumo de veículos da classe económica através do design aerodinâmicoAerodinâmicaConsumosDesign AutomóvelEconomiaEficiência.Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesCom o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares.The impact on the ecosystem and the economy taking a top place in the concerns of society, the automobile industry was forced to adopt new strategies to improve the efficiency in the reduction of the fuel consumption in low budget car category. Aerodynamic design strategies used in upper class vehicles to reduce drag and decrease the effort to gain more speed, were taken by amateur designers who dedicate themselves to interfere in their cars, arguing gain several features ranging from the aesthetic to the functional (i.e. speed, stability and economy). However, there is a lack of application of professional design in favor of some characteristics and especially fuel economy. To evaluate the effectiveness of these strategies and their real application in the field of automotive design, this study resorts to the opinion of the user, and tests on real wind tunnel and digital simulators to assess the aerodynamic amateur design solutions found in the market and specialized websites, here identified as car tuning. In addition we wish to understand what are the most suitable strategies to improve the aerodynamic efficiency of the car, using only the amateur design, will test various strategies derived from the professional design, identified through specialized publications or in reverse engineering processes associated with the design of aerodynamic popular models.Correia, Hélder Joaquim DinisFilgueiras, Ernesto VilaruBibliorumPereira, Daniel Bacelar2018-08-30T16:01:08Z2014-10-312014-10-62014-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5925TID:201339099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:45.989162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tuning e Eco Design Estratégias para redução do consumo de veículos da classe económica através do design aerodinâmico |
title |
Tuning e Eco Design |
spellingShingle |
Tuning e Eco Design Pereira, Daniel Bacelar Aerodinâmica Consumos Design Automóvel Economia Eficiência. Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Tuning e Eco Design |
title_full |
Tuning e Eco Design |
title_fullStr |
Tuning e Eco Design |
title_full_unstemmed |
Tuning e Eco Design |
title_sort |
Tuning e Eco Design |
author |
Pereira, Daniel Bacelar |
author_facet |
Pereira, Daniel Bacelar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Hélder Joaquim Dinis Filgueiras, Ernesto Vilar uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Daniel Bacelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aerodinâmica Consumos Design Automóvel Economia Eficiência. Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Aerodinâmica Consumos Design Automóvel Economia Eficiência. Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Com o impacto no ecossistema e a economia a ocuparem um lugar cimeiro nas preocupações da sociedade, a indústria automóvel viu-se obrigada a adotar novas estratégias para melhorar a eficiência na redução do consumo das classes económicas. Estratégias de design aerodinâmico utilizadas em veículos de classes superiores para reduzir o atrito e diminuir o esforço para ganhar mais velocidade, foram adotadas por designers amadores que se dedicam a interferir nos seus automóveis, argumentando o ganho de diversas características que vão do estético ao funcional (i.e. velocidade, estabilidade e economia). No entanto, denota-se a falta de aplicação do design profissional em prol de algumas características e principalmente a economia de combustível. Para avaliar a eficiência destas estratégias e a sua verdadeira aplicação no campo do design automóvel, este estudo recorre à opinião do utilizador, e a testes em túnel de vento reais e simuladores digitais, para avaliar as soluções aerodinâmicas do design amador encontradas no mercado e em websites especializados, aqui identificados como car tuning. Para além de pretendermos compreender quais as estratégias mais indicadas para melhorar a eficiência aerodinâmica dos automóveis, recorrendo apenas ao design amador, serão testadas diversas estratégias oriundas do design profissional, identificadas através de publicações especializadas ou em processos de engenharia inversa associados ao design aerodinâmicos de modelos populares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-31 2014-10-6 2014-10-31T00:00:00Z 2018-08-30T16:01:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5925 TID:201339099 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5925 |
identifier_str_mv |
TID:201339099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136363389386752 |